Goleiro-artilheiro e campeão: Wilson, do Coritiba, passou pelo futsal do Vasco em 98

Experiente goleiro do Coritiba, Wilson teve passagem vitoriosa pelo futsal de base do Vasco da Gama em 1998.

Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco
Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)

Na contra o Coritiba, o Vasco da Gama reencontrará um velho conhecido. Trata-se de Wilson, experiente goleiro de 37 anos. O arqueiro, no entanto, não passou pela equipe de campo do Gigante e sim de futsal, em 1998, ainda muito jovem, e teve sucesso mesmo em pouco tempo.

Antes de chegar ao Cruzmaltino, Wilson teve uma passagem pelo Flamengo, onde fez parte de sua formação. Na época, o Vasco buscava montar grandes times nas mais diversas modalidades, incluindo o futsal de base. A partir disso, o arqueiro foi convidado para defender a meta vascaína.

Naquele time ainda tinham outras promessas que não vingaram em campo, casos de Nélio, ex-meio-campista do Flamengo, Anderson, ex-atacante do Gigante, além de Júnior, ex-volante também com passagem pelo Gigante nos gramados. Técnico da equipe na época, Jader Campello relembrou a chegada de Wilson.

– Trabalhei com o Wilson a primeira vez no Fluminense, em 94, e passamos um tempo juntos, ele era menino ainda. Mas desde então, o Wilson já tinha uma personalidade muito forte desde bem novinho, e isso foi florescendo junto com o futsal. Até que em 1998 formamos um grupo muito forte e ele era uma espécie de comandante desse grupo.

Ele foi um dos goleiros mais badalados da base naquela época, por sua qualidade em baixo das traves, mas também por ser “goleiro-artilheiro”, anotando diversos gols de falta, pênalti e de longa distância. Jader Campello reforçou a característica de Wilson e relembrou quando classificou o Vasco para a decisão do Campeonato Carioca da categoria.

– Lembro de um gol que ele fez contra a AABB, na semifinal do Carioca, num jogo muito difícil, e o Wilson decidiu o jogo com um petardo antes do meio de quadra, lá da nossa área quase. A bola foi muito forte. Ele fez aquele gol que credenciou o Vasco para a final do campeonato. Dentro do gol ele também era intransponível, formidável. Sempre foi um baita de um goleiro e um garoto muito bom de se lidar.

Com a contribuição direta do goleiro, o Cruzmaltino se sagrou campeão Estadual de futsal infantil. Ainda sobre o poder ofensivo, o técnico contou o escalava como “goleiro-linha”, o que se tornou comum nos últimos anos. Segundo ele, o motivo não por necessidade, mas por ter Wilson, que se saía muito bem na função.

– Já em 1998 eu utilizava muito o goleiro-linha porque por eu ter o Wilson, não precisava por um jogador de linha, pois ele fazia muito bem esse trabalho, apesar das regras ainda limitarem bastante. O Wilson adquiriu essa condição, tinha um chute muito forte, então fazia muitos gols lá do meio da rua nessa época.

Wilson foi campeão Carioca infantil com o Vasco em 98 (Foto: Arquivo pessoal)

Segue acompanhando

Como passar do tempo, Wilson foi das quadras para os gramados e se notabilizou como um grande goleiro, com passagens de destaque por Figueirense, Vitória e o Coritiba, onde está agora e é considerado ídolo. O técnico contou que sempre tem o acompanhando, e classificou o arqueiro como um dos melhores do mundo no quesito batida na bola.

– Quando eu o vejo no campo, sem nostalgia, vejo exatamente aquele espetáculo de jogador, só que evoluído com o tempo. Ele trouxe aquelas qualidades e aperfeiçoou, desde o espírito de liderança até o controle de bola com os pés. Ele é um dos melhores do mundo na forma como bate na bola, não me acanho em dizer isso. Põe a bola onde quer. E dentro do gol também vejo aquele goleiraço que já via desde os 15 anos no Vasco da Gama. Sou aquele torcedor que não perde um jogo dele. Estou sempre vendo. É um prazer para mim ver os jogos dele. Me faz bem. Só tenho a parabenizar o Wilson.

As informações e entrevista com o técnico são do site UOL Esporte. Hoje do outro lado, Wilson estará em campo na partida entre Vasco e Coritiba, que será na tarde deste sábado (16), às 16h30min, em São Januário, válida pela 30ª rodada da Série B. O experiente goleiro é conhecido por fazer grandes atuações diante do Gigante, o que seria um problema diante da necessidade de vitória.

Mais sobre:CoritibaWilson
Comente

Veja também
Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.

Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco recebe proposta para jogar contra o Flamengo no Maranhão; veja valor

O Vasco recebeu proposta de um grupo de empresários para manar o jogo contra o Flamengo para o Castelão, em São Luís.

Sair da versão mobile