Goleadas sobre o Fla são hábito do Vasco nas últimas décadas

Vasco e Flamengo fazem uma espécie de final neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco e Flamengo fazem uma espécie de final neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Para o time de São Januário, o título está em jogo. Já os rubro-negros entram em campo brigando por vaga na Libertadores e, claro, reforçar o estigma de vice do rival. Mas o confronto entre as duas equipes de maior torcida do Rio traz algumas curiosidades. Uma delas aponta para as goleadas cruzmaltinas nas duas últimas décadas pela competição nacional.

Ambos já se enfrentaram 364 vezes, sendo 139 vitórias para o Flamengo e 129 para o Vasco. No entanto, as estatísticas mostram equilíbrio em partidas pelo Brasileiro. Até aqui, foram 45 duelos, com 15 empates e 15 triunfos para cada lado.

Outra curiosidade na história do clássico: entre os anos 90 e 2000, o Flamengo foi superior no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Mas foi o Vasco o clube a protagonizar as principais humilhações no Brasileiro. Que o diga Edmundo e Romário.

Em 1996, Vasco e Flamengo se enfrentaram pela competição nacional. O time de São Januário tinha Edmundo, e o adversário, Bebeto. O atacante baiano até marcou o seu, mas foi o Animal quem brilhou no Maracanã. Fez três e provocou a torcida rubro-negro – Macedo completou a goleada: 4 a 1.

No ano seguinte, a história se repetiu. Mais uma vez as equipes se enfrentaram pelo Brasileiro. O clássico representava o passaporte cruzmaltino para a final. O Vasco precisava apenas do empate, mas Edmundo, novamente inspirado, marcou três golaços. O último, driblando duas vezes Júnior Baiano, lhe deu à época o posto de maior artilheiro em uma mesma edição do campeonato – 29 gols. Júnior Baiano e Maricá completaram o placar de 4 a 1.

Em 2001, a algoz rubro-negro foi Romário. E o “chocolate” seria ainda mais amargo. O Vasco goleou por 5 a 1. O Baixinho, a exemplo de Edmundo, marcou três vezes. Gilberto, Euller e Bruno Carvalho completaram o marcador.

Vem daí, aliás, a implicância da torcida vascaína com Romário. Enquanto Edmundo festejava alucinadamente seus gols sobre o Flamengo, Romário era frio. E assim passou a ser acusado de rubro-negro, já que nunca escondeu seu carinho pela torcida do Flamengo entre 1995 e 99, período em que defendeu o time da Gávea.

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile