Golaço, mascote e provocação: relembre o último Vasco x Cruzeiro pela Série A
Na ocasião, o Vasco da Gama encarou o Cruzeiro com São Januário lotado, venceu com gol de Freddy Guarín e praticamente rebaixou o Cruzeiro.
A partida entre Vasco e Cruzeiro deste sábado, às 16h, em São Januário, marca o reencontro das duas equipes na Série A do Campeonato Brasileiro após quatro anos. O último confronto entre os times na elite do futebol foi em 2019 e ficou marcado pelo golaço de Guarín, a comemoração de Rossi e as provocações ao adversário, que terminou o campeonato rebaixado.
A partida era decisiva para ambos na competição. O Vasco, se vencesse, garantia a permanência na Primeira Divisão. O Cruzeiro, com a derrota, não dependeria mais apenas de si para se manter na Série A.
Logo aos 9 minutos de jogo, Andrey fez boa jogada e encontrou Guarín, que arriscou de longe e marcou um belo gol. A torcida em São Januário foi à loucura com o lance, e Rossi, no campo, também. O atacante tirou a cabeça do Almirante, mascote do Vasco, e usou a fantasia na comemoração.
A equipe, comandada por Vanderlei Luxemburgo, continuou mais perigosa e teve um pênalti marcado aos 25 minutos, de Cacá em cima de Marrony, mas o VAR anulou. No fim do segundo tempo, o Cruzeiro perdeu duas chances inacreditáveis, com Marquinhos Gabriel e Fred (veja os melhores momentos abaixo).
O Vasco segurou a pressão no fim e fez a festa da torcida que lotou São Januário. Os jogadores do Cruzeiro, sabendo da situação complicadíssima que a equipe ficou, deixaram o campo chorando.
A torcida vascaína terminou o jogo cantando “ão, ão, ão, segunda divisão”. Além disso, levou caixões com o escudo do Cruzeiro, como mostra a imagem abaixo, que viralizou não só pela provocação ao adversário, mas pela mensagem de luto com a morte do apresentador Gugu e pelo torcedor mostrando a carteirinha de sócio no telefone. Na época, os vascaínos faziam campanha para adesão ao plano de sócio-torcedor, que fez o clube ser um dos times com mais associados no mundo em 2019.
Veja as escalações da partida de 2019
Vasco: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Richard, Andrey e Guarín; Rossi, Marrony (Bruno Gomes) e Ribamar (Tiago Reis). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cruzeiro: Fábio, Orejuela, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Éderson (Fred); Pedro Rocha (Ezequiel), Jael (Marquinhos Gabriel) e David. Técnico: Adilson Batista
Ano passado teve casa cheia na Série B
A partida deste sábado acontecerá com portões fechados para a torcida, por causa da punição de quatro jogos sem público em São Januário pelas confusões na partida contra o Goiás.
No ano passado, o confronto teve o maior público do ano na Série B. O Vasco mandou a partida no Maracanã, e a torcida encheu o estádio com mais de 63 mil presentes. Em um domingo de muita festa, Getúlio, de cabeça, deu a vitória à equipe.
Neste sábado, o Vasco entra em campo buscando seus primeiros pontos em São Januário neste Campeonato Brasileiro. Até aqui foram três derrotas em três jogos no estádio.
Fonte: Globo Esporte