Gilmar Ferreira revela detalhes da negociação entre Vasco e Ricardo Sá Pinto

O jornalista Gilmar Ferreira diz que o Vasco da Gama ainda tem problemas a resolver para anunciar a contratação de Ricardo Sá Pinto.

Ricardo Sá Pinto nos tempos de Sporting Braga
Ricardo Sá Pinto nos tempos de Sporting Braga (Foto: Divulgação)

A diretoria do Vasco tem arestas a aparar para poder anunciar a contratação do português Ricardo Sá Pinto, treinador que dirigiu o Braga na última temporada.

Detalhes relativos à parte fiscal estão sendo discutidos e, apesar do impasse surgido no final da tarde desta terça-feira, há otimismo quanto ao acerto.

Sá Pinto era o preferido do vice de futebol José Luís Moreira que chegou a conversar com ele na viagem a Portugal em março, antes de assumir, em abril.

O dirigente, português de nascimento, como todos sabem, foi quem indicou Jorge Jesus ao Vasco antes do acerto com o Flamengo.

Com bons relacionamentos no país. só não acertou com o ex-técnico do Braga àquela altura por causa da pandemia.

A paralisação dos campeonatos e a perspectiva de não haver pagantes na retomada dos jogos o obrigou a adoção de projeto mais enxuto nos primeiros meses.

A aposta em Ramon, formando dupla com Antônio Lopes, foi um paliativo que durou mais do que inicialmente se supunha.

Aliás, ao contrário do que se tenta passar, a destituição da comissão técnica não se deu só pelos maus resultados nos últimos dez jogos.

Havia questionamento à carga de trabalho imposta pelo treinador e o preparador físico Léo Cupertino.

Assim como divergências conceituais da dupla com o chefe departamento médico Marcos Teixeira e o coordenador científico Marcos Cézar.

Ramon teve um bom início de Brasileiro, tirando proveito da intensidade do trabalho.

Mas ao final do primeiro mês começou a sofrer com os casos de lesões musculares e com a queda de rendimento físico do time no segundo tempo dos jogos.

Os maus resultados (uma vitória em oito jogos), somados às divergências no protocolo, minaram a continuidade do projeto.

A BUSCA DO EQUILÍBRIO…

O clube acionou seus agentes colaboradores na busca do substituto, mas as conversas com nomes tentados não evoluíram.

As sondagens sobre Tiago Nunes, Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari esbarraram sempre nas discussões preliminares sobre projeto e tempo de contrato.

Foi quando Moreira decidiu revisitar a ideia de trazer o treinador, de perfil motivador e ideias ofensivas, com o qual conversara em março.

E está perto do final feliz, assinando contrato até o término do Brasileiro.

A expectativa da imprensa portuguesa é bem razoável quanto ao possível sucesso de Sá Pinto no Vasco.

O ex-centroavante, hoje com 48 anos, não tem grandes conquistas no currículo, mas registra bons momentos em passagens pelo futebol português e belga.

O veem lá como mais um representante da geração de treinadores que ainda tenta emplacar trabalhos vitoriosos.

Como Benfica e Porto ficam com o título há 18 temporadas, entenda isso como conquistas das Copas nacionais e desempenhos razoáveis na Liga Europa.

E isso Sá Pinto possui: foi à semifinal do torneio europeu sendo eliminado pelo Atletico Bilbao no jogo de volta, e tem um título da taça da Liga.

Não sei se no calendário atual, onde não há tempo para treinamento, as virtudes metodológicas valem mais do que a eficiência do chamado “mental coach”.

Segundo Rui Santos, colunista da SIC Notícias, o Sá Pinto de temperamento exaltado, tem buscado o equilíbrio e a possibilidade de liderar um projeto vencedor.

Quem sabe não encontra o terreno fértil no além-mar?

Fonte: Blog Futebol, coisa & tal

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile