Gilmar Ferreira analisa classificação do Vasco e cita sofrimento

O colunista opinou sobre a dramática classificação do Vasco da Gama contra o Altos-PI, no empate em 1x1, com gol de Cano.

O Vasco errou 15 finalizações no duelo com o Altos em Teresina e correu riscos de ser eliminado da Copa do Brasil logo em sua primeira fase.

O empate em 1 a 1, com mais um gol do argentino Germán Cano, o quarto em seis jogos, fora obtido sob estresse e tensão desnecessárias.

Afinal, o time de Abel Braga tem mais qualidade, a camisa do clube ajudava e o apoio da torcida local fez os jogadores se sentirem em casa.

Mas os erros na pequena área geraram queda no funcionamento coletivo e as tomadas de decisão em termos ofensivos foram das mais equivocadas.

É cíclico:

A baixa performance de ataque gera desgaste emocional; acelera o esgotamento mental; compromete o cognitivo de todos; e afeta o rendimento coletivo.

Um ciclo compreensível, principalmente em função da imaturidade do setores de criação e ataque, que ainda carecem de personalidade.

No time atual, cinco jogadores da fase ofensiva encarregados de fazer a bola chegar ao goleador do time têm média de 21 anos de idade.

Número que sobe para 22,5 anos se e quando incluídas as participações dos laterais Pikachu e Henrique, figurantes no ataque vascaíno.

É o que o Vasco tem no momento, fruto de um trabalho mal feito na montagem do elenco de um departamento de futebol sem dinheiro e mal estruturado.

É possível ver trabalho no time de Abel Braga, sobretudo na construção de jogadas através da aproximação dos setores, mas falta robustez ofensiva.

A qualidade no jogo individual é restrita a jogadores de 17 (Tales Magno) e 18 anos (Vinícius), coadjuvados por Marrony e Andrey, ambos de 21.

E até que Fredy Guarín encorpe o time, o Vasco já terá encarado desafios importantes, como o jogo de volta da primeira fase da Sul-Americana.

Os próximos 90 minutos contra o Oriente Petrolero, agora em Santa Cruz de la Sierra, serão mais tensos e dramáticos para os vascaínos…

Coluna Futebol, Coisa e Tal

Comente

Veja também
Hugo Moura tem permanência incerta no Vasco para 2025

O Vasco da Gama tem dívida com o Athletico-PR pelo empréstimo do volante Hugo Moura, e permanência não está garantida.

Renato Gaúcho é o plano A do Vasco e reunião na segunda pode selar acordo

Vasco da Gama e Renato Gaúcho vão se reunir na próxima segunda-feira para tratar da negociação para possível retorno.

Vegetti é oferecido ao Fluminense, Bittencourt veta possibilidade e alerta Pedrinho

Empresário de Vegetti teria oferecido o atacante do Vasco da Gama ao Fluminense, mas presidente do Tricolor alerta Pedrinho.

Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan

Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.

Vasco tem interesse em Luizão, ex-zagueiro do São Paulo

De olho no mercado, o Vasco da Gama demonstrou interesse na contratação Luizão, do West Ham, mas lida com forte concorrência.

Sair da versão mobile