Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Josh Wander e Jorge Salgado
Josh Wander e Jorge Salgado (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

A gestão de Jorge Salgado, que comandou o Vasco da Gama entre 2021 e 2024, emitiu uma nota sobre a liminar da Justiça que retirou da 777 Partners o comando da SAF, e repassou a associação, que agora tem Pedrinho como presidente.

O tom adotado na nota foi crítico à iniciativa da associação, o que classificou uma situação “sem precedentes” e que “lança o Vasco em aventura jurídica de consequências imprevisíveis”. O texto também afirma que o Cruzmaltino teve um “ato monocrático” e mostrou preocupação com a volta do “passado sombrio”.

Com isso, a publicação se referencia à possibilidade da volta da associação e as intrigas políticas que a envolve há muitos anos. A Gestão Salgado ainda citou o problema que enfrenta a 777 Partners, mas também esclacereu que a empresa sempre cumpriu com suas obrigações contratuais.

Nota na íntegra

NOTA DA GESTÃO JORGE SALGADO – TRIÊNIO 21/2

Foi com enorme preocupação que recebemos a informação que, por solicitação do CRVG, foi obtida ontem a noite (15/5) uma decisão liminar, em primeira instância, suspendendo os efeitos do Contrato de Investimentos e do Acordo de Acionistas da Vasco SAF, assim como os direitos societários do investidor, devolvendo o controle da Vasco SAF ao clube associativo. Essa situação, sem precedentes, lança o Vasco da Gama numa aventura jurídica de consequências imprevisíveis, podendo colocar em risco, inclusive, a própria viabilidade das Sociedades Anônimas do Futebol.

O retorno do controle acionário da SAF para a associação, originado por ato monocrático da Diretoria Administrativa, reverte a decisão de profissionalização do futebol tomada pelo quadro social do CRVG, por ampla maioria, em duas Assembleias Gerais de sócios. O modelo de SAF absolutamente profissional, com sócio controlador externo, foi ratificado novamente pelos sócios do clube no pleito eleitoral de novembro passado, onde o candidato que venceu as eleições por ampla margem defendia a continuidade do modelo e o que foi derrotado pregava o rompimento do contrato da SAF. Com o clube associativo novamente do comando da SAF, muitos vascaínos se sentem assombrados com a possibilidade da volta de um passado sombrio que imaginavam sepultado.

Está claro, pelo noticiário a respeito da 777 Partners, que o CRVG tem justa razão para buscar resguardar seus direitos na sociedade. Em uma situação de normalidade empresarial, esses atos deveriam ser tomados no âmbito do Conselho de Administração da Vasco SAF, onde o sócio CRVG tem dois assentos e prerrogativas contratuais e estatutárias muito bem definidas para garantir seus direitos.

Causa muita preocupação que a suspensão, em caráter liminar pela justiça, dos efeitos do Contrato de Investimentos e do Acordo de Acionistas, que protegiam os direitos do CRVG, possa acabar gerando graves fragilidades para o clube num momento que o investidor tinha a obrigação líquida e certa de aportar de quase R$ 300 milhões em setembro próximo, sob pena de perder suas ações não integralizadas em definitivo. Essa seria uma solução contratual que permitiria um recomeço sem litígios e riscos reputacionais ou econômicos.

De nossa parte devemos esclarecer que durante nossa gestão a 777 Partners aportou a integralidade dos recursos previstos em contrato. É verdade que houve um atraso no pagamento do segundo aporte, que ensejou, inclusive, uma notificação do CRVG à 777 Partners, e que o mesmo foi quitado em seguida, com pagamento de juros. Também procede a informação que a Vasco SAF celebrou, no segundo semestre de 2022, um contrato de empréstimo com uma empresa do Grupo 777, sem o conhecimento ou aprovação do CRVG, o que ensejou diligente atuação dos nossos representantes que culminaram com a instituição de normativas internas que impedem que novos procedimentos dessa natureza sejam feitos sem a aprovação expressa do sócio CRVG. As informações sobre essa transação, que foi quitada com pagamento de juros, constam dos demonstrativos financeiros da Vasco SAF.

Como sócios e torcedores do Vasco expressamos nosso firme desejo que os sócios da Vasco da Gama SAF, CRVG e 777 Partners, iniciem imediatamente conversas francas, abertas e de boa fé para a busca de um entendimento que venha a encerrar o litigio judicial o mais rápido possível. E que nesse meio tempo, a diretoria profissional da Vasco da Gama SAF seja empoderada pelos sócios para continuar a gestão da companhia afastando qualquer risco de continuidade para seus negócios. Temos um técnico da equipe de futebol profissional a contratar, atletas que entram em campo em menos de uma semana e uma Instituição mais que centenária com uma missão a cumprir.

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2024

Diretoria Administrativa CRVG
Triênio 2021-2023

Coletiva de Pedrinho

Na tarde desta quinta-feira (16), Pedrinho concedeu entrevista coletiva em São Januário, e explicou o que o levou a acionar a Justiça contra a 777. Além do presidente, estiveram presentes Felipe Carregal, vice-presidente jurídico, e Paulo Salomão, vice-presidente geral, que detalharam a iniciativa vascaína e os motivos.

8 comentários
  • Responder

    Um singelo protesto da torcida em frente a residência dele, certamente deixaria de falar merda.

    • Esse salgado quer oque? Que um credor da 777 penhore o Saf do Vasco? Pois, se isso acontecer vão venter todos os jogadores até quitar a dívida que a 777 tem com eles, credores. Aí será a falência do Vasco no futebol.

  • Responder

    Pra acreditar no Josh Wander só o Salgado. Agora o Salgado querer que a torcida acredite é falta de bom senso e de vergonha na cara. Ele (Salgado) devia era estar pedindo desculpas aos sócios e torcedores do Vasco por ter entregue o futebol do clube nas mãos desses norte americanos aventureiros e picaretas dessa pirâmide financeira chamada 777.

  • Responder

    Esse lazarento quer acabar nosso Vasco mesmo tinha que juntar os torcedores e dar uma corsa nesse lazarento fdp maldito.

  • Responder

    Agora mudou de nome , pensei que tinha sido o Eurico e seus pares que tinham jogado o Vasco no limbo,

  • Responder

    FALA SÉRIO, ESSE MERDA JORGE SALGADO NÃO MERECE O MÍNIMO DE RESPEITO DA TORCIDA DO VASCO.

    ELE TEM RAZÃO DE CONTESTAR A GRANDE INICIATIVA DE PEDRINHO, NÓS PRECISAMOS E DEVEMOS TER ACESSO A CAIXA PRETA DESSE CONTRATO COM A 777.

    ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA
    DE QUE EXISTE ALGUMA COISA ESTRANHA E GRAVE NESSE NEGÓCIO COM A 777.

    ESSES AGIOTAS AMERICANOS PROMETERAM MUNDO E FUNDOS AO VASCO E ATÉ AGORA SÓ VERGONHA E NADA MAIS.

    E O PIOR DE TUDO ATÉ AGORA NÃO CUMPRIRAM O QUE FOI PROMETIDO, FAZER UM VASCO GIGANTE COMO SEMPRE FOI É E SERÁ GIGANTE, MORAL DA HISTÓRIA, NADA DE MUNDO E
    SÓ O NOSSO VASCO VINHA TOMANDO NO FUNDO.

    FORA ESSES BOSTAS AMERICANOS NÓS
    TORCEDORES NÃO
    QUEREMOS ESSES
    FILHOS DA PUTA MAIS
    NO FUTEBOL DO VASCO.

    CADEIA PARA TODOS QUE ESTAVAM TENTANDO ARRUINAR
    E FECHAR O VASCO EA GAMA.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    😄😄😄✌✌✌💪💪💪💪

    • Esse merda calado ainda tá errado.
      O pior presidente do vasco de todos os tempos.
      quando foi pra sentar na cadeira de presidente através de uma liminar, foi tudo bem, agora vem com conversa fiada.
      não tem dignidade pra falar de vasco

  • Responder

    JORGE SALGADO, VOCÊ COM OSÓRIO SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA MERD@.
    VOCÊS DEVERIAM SER PRESOS!!!
    SE ESSE CONTRATO FOR ABERTO, VOCÊS ESTARÃO F@DIDOS!!!! MAU CARÁTER. FDPTAS…

Comente

Veja também
JP meia do Vasco da Gama
Sem espaço no Vasco, JP é relacionado para jogo do Carioca Sub-20

Sem entrar em campo desde 18 de agosto, JP é relacionado para jogo do Vasco da Gama contra o Fluminense, válido pelo Carioca Sub-20.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco da Gama
Adversário do Vasco na Copa do Brasil, Atlético-MG aciona a CBF e tenta alterar data do jogo

Em meio a disputa de três competições, Atlético-MG aciona a CBF e tenta alterar data do duelo contra o Vasco da Gama, pela Copa do Brasil.

Marquinhos é destaque do Vasco no NBB
Ala do Vasco, Marquinhos elogia torcida e projeta temporada 2024/25 do NBB

No Clube desde 2023, Marquinhos elogia a torcida do Vasco da Gama e projeta a nova temporada do NBB, que terá início nos próximos dias.

Emerson Rodríguez é o novo reforço do Vasco
Rafael Paiva esboça mudanças e Emerson Rodriguez pode ser titular contra o Cruzeiro

Com indefinição no ataque, Rafael Paiva deve mudar time do Vasco da Gama e Emerson Rodriguez é cotado para ser titular contra o Cruzeiro.

Payet em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro
Vasco tenta encerrar série negativa contra o Cruzeiro; veja retrospecto

Sem vencer o Cruzeiro desde 2022, o Vasco da Gama tenta quebrar sequência negativa no próximo domingo, pelo Brasileiro.