Gabriel Pec evolui e pode se tornar titular no lugar de Talles no Vasco

O atacante Gabriel Pec evolui e pode ganhar a vaga de Talles Magno no time titular do Vasco da Gama, contra o Flamengo.

Gabriel Pec comemorando seu primeiro gol pelo Vasco, contra o Red Bull Bragantino
Gabriel Pec comemorando seu primeiro gol pelo Vasco, contra o Red Bull Bragantino

Aos 19 anos, Gabriel Pec tem vivido sua rotina intensamente no Vasco. Na base, subiu para o sub-20 de maneira precoce. Efeito que se repetiu quando foi efetivado ao profissional. No time de cima, porém, oscilou e preferiu descer um degrau novamente. Entre os jogadores de idade próxima mais uma vez, foi campeão carioca e da Copa do Brasil da categoria e se destacou. Acabou pinçado por Vanderlei Luxemburgo e, agora, se mostra evoluído e pedindo passagem na equipe, numa disputa já em pé de igualdade com outro cria da Colina: Talles Magno.

Mais rodado entre os profissionais, Talles conta com a confiança de Luxa. O treinador, inicialmente, entendia que o momento era o de prestigiar o atacante e ter paciência para não “queimar” uma promessa do clube. No entanto, após o empate em 0 a 0 com o Bahia, no último domingo (31), deixou claro que possui uma dúvida em relação aos garotos já para o clássico de amanhã (4), contra o Flamengo, no Maracanã.

“De repente posso começar com o Pec, ou posso começar com o Talles, é uma decisão que eu tenho de tomar para esse jogo”, declarou.

Com mais que o dobro de jogos no Campeonato Brasileiro que seu companheiro, Talles Magno, de 18 anos, possui números superiores aos do seu companheiro considerando as médias dos fundamentos — segundo o Footstats. No entanto, Pec tem entrado bem no segundo tempo das partidas e já há um movimento nas redes sociais para que o jovem se torne titular.

Na avaliação de Luxa, o atacante tem de conquistar sua vaga na equipe de maneira natural, sem pressão.

“As pessoas esquecem que estou lidando com um patrimônio do clube. Lidando com um jovem de 18 anos. Outro de 19 anos. Então, tem todo um tempo. E eu tenho que preservar o patrimônio do clube, o ativo do clube, que tem potencial. Assim como o Flamengo fez com o Vinícius Júnior, assim como outros fizeram. O Vasco precisa sair desse momento difícil e se reencontrar com sua tradição, com sua grandeza. O clube revelava grandes jogadores e vendia muito bem. Então, não pode se queimar jogadores porque alguém quer a presença dele em campo. Esse alguém vai ser o mesmo que vai querer outro. Temos que ter paciência. Se eu achar que o Pec vai jogar, ele vai jogar. Temos que ter calma”, disse treinador na semana passada.

Luxa efetivou os dois jovens

Coincidentemente, foi Luxemburgo que efetivou aos profissionais Talles Magno e Gabriel Pec. Ambos tiveram suas oportunidades iniciais em 2019, na primeira passagem do treinador como técnico do Vasco.

Talles, desde então, se manteve no time de cima. Já Pec, no segundo semestre do ano passado, preferiu voltar para o sub-20, já que não vinha tendo oportunidades com o então comandante português Ricardo Sá Pinto.

Na categoria inferior, tornou-se um dos principais destaques nos títulos carioca e da Copa do Brasil.

Pec ganha massa muscular

Chamado — em tom de brincadeira — de “filé de borboleta” por Luxemburgo, Pec tem recebido trabalho especial da fisiologia, nutrição e preparação física. O jovem ganhou quatro quilos de massa muscular desde o início do projeto e agora se encontra mais resistente para as divididas com os marcadores. A informação inicial de sua evolução corporal foi dada pelo “ge” e confirmada pelo UOL Esporte.

Talles Magno x Gabriel Pec no Brasileirão

Jogos – Talles: 29 / Pec: 12

Gols – Talles: 3 / Pec: 1

Assistências – Talles: 3 / Pec: 0

Média de passes certos – Talles: 19 / Pec: 6,3

Média de passes errados – Talles: 3,5 / Pec: 1,1

Média de finalizações – Talles: 1,1 / Pec: 0,6

Média de desarmes – Talles: 1,3 / Pec: 0,8

Média de dribles – Talles: 1,2 / Pec: 0,5

Cartões amarelos – Talles: 4 / Pec: 2

Cartões vermelhos – Talles: 1 / Pec: 0

*Dados retirados do Footstats

Fonte: Uol

1 comentário
  • Responder

    Com o professor vanderley o Vasco e outro patamar se ele nao saisse para ir para o Palmeiras oje o vasco estaria disputando uma posicao alta na tabela espero que alem que ele continue no vasco apos o termino do campeonato e montar um timaço para proxima temporada pois como citou o vasco coom a historia que tem nao e pra esta disputando vaga para ser rebaixado nao e sim no topo da tabela quero dizer obrigado Luxa sem voce o Vasco ja estaria na segundona desejo sucesso e um Pau a Pau contra o Flamengo abraço a todos e vamos vascao chegar ao nosso objetivo e quem sabe ainda uma Sul Americana

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Operário-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quinta-feira, contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Vasco enfrenta o Operário-PR hoje às 19h pela Copa do Brasil

O duelo entre Vasco da Gama e Operário-PR será em São Januário, válido pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil.

Nike apresenta camisas do Vasco e valores chama à atenção

A nike apresentou novas camisas do Vasco a lojistas em reunião e serão disponibilizadas em duas versões para os torcedores.

Vasco pode liberar mais jogadores até o meio do ano

Após Capasso e Souza, o volante Jair e o atacante Jean David podem deixar o elenco do Vasco nas próximas semanas.

Luiz Gustavo festeja momento no Vasco e projeta decisão na Copa do Brasil

O zagueiro Luiz Gustavo exaltou a ajuda de Fernando Diniz e se diz feliz pela oportunidade no Vasco da Gama.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Operário-PR

Fernando Diniz de manter a escalação do último jogo para enfrentar o Operário-PR nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Vasco sofre transferban por dívida pela contratação de Adson

O Vasco da Gama está impedido de inscrever novos jogadores, por causa do transferban da Fifa por dívida da compra de Adson.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira a arbitragem para o confronto entre Operário-PR e Vasco da Gama, que acontece nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira quais canais transmitem o jogo entre Operário-PR e Vasco da Gama, no Germano Krüger, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Meia do Operário-PR projeta duelo contra o Vasco

Um dos principais destaques do Operário-PR, meia Allano projeta duelo contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil.