Fortaleza x Vasco tem campanha antirracista antes do jogo; confira como foi
Jogadores de Fortaleza e Vasco da Gama entraram em campo vestindo camisas com a mensagem ''com o racismo não tem jogo''.
Os jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro – iniciada neste sábado – foram marcados por protestos contra o racismo. Uma ação em conjunto feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), clubes e jogadores.
Fortaleza x Vasco, na Arena Castelão, e Athletico-PR x Grêmio, na Arena da Baixada, foram os primeiros jogos da rodada, começando às 16h deste sábado.
Antes de a bola rolar, os jogadores entraram em campo vestindo camisas com a mensagem ”com o racismo não tem jogo”. Após o apito inicial, os jogadores permaneceram sentados no gramado por 30 segundos em apoio à campanha.
A frase também foi estampada nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas e nas placas de publicidade. Um vídeo especial também foi exibido.
As duas equipes comandaram ação conjunta nas redes sociais. Os times tiraram das escalações os nomes dos jogadores negros. No Fortaleza, Tinga Bruno Pacheco, Titi, Hércules, Moisés, Benevenuto e Romainho ficaram fora da arte. No Vasco, os atletas são Paulo Henrique, Léo, Jair, Barros, Alex Teixeira, Miranda, Paulo Victor, Rayan, Erick Marcus e Eguinaldo.
– Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade – escreveram.
A campanha também serve de apoio ao atacante Vinicius Junior, vítima de seguidas manifestações racistas em partidas do Real Madrid, na Espanha.
A CBF foi a primeira entidade ligada ao futebol no mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída em fevereiro de 2023.
Fonte: Globo Esporte