Formação de goleiros no Vasco será guiada em documento com o nome de Barbosa

O Vasco da Gama lançou um documento orientador para a formação de jovens goleiros que carrega o nome do ídolo Moacyr Barbosa.

Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco
Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco (Foto: Vitor Brugger/Vasco)

O Vasco realizou na última sexta-feira (19/11), uma apresentação para discutir as diretrizes do Documento Orientador da Preparação de Goleiros do Clube, que leva o nome camisa 1 do Expresso da Vitória e ídolo, Moacyr Barbosa do Nascimento.

O Preparador de Goleiros da equipe Sub-20, Ivan Garcez, foi quem o apresentou para os demais treinadores de goleiros da Base, além de profissionais da Análise de Desempenho e o Gerente Geral Rodrigo Dias.

Rodrigo Dias ressaltou a importância deste tipo de ação, reforçando que o trabalho com os goleiros precisa ser integrado respeitando as faixas etárias e a verticalização do trabalho dos preparadores de goleiro em todas as categorias.

– Seguindo a linha da continuidade, da progressão, da verticalização de todos os conceitos e conteúdos de treino, de todas as faixas etárias, respeitando cada fase sensível das categorias menores até chegar ao Sub-20. Nós temos dado essa integração de diversas formas e na preparação de goleiros não é diferente. É uma posição bem específica, atípica, singular e que precisa de um cuidado especial. Iniciamos esse trabalho de integração e verticalização. Fizemos a primeira reunião de muitas que teremos ainda e com os mesmos conceitos a serem ministrados, obedecendo a faixa etária de cada categoria e as mesmas formas de avaliação dos goleiros na base do Vasco – explica Rodrigo.

Guia sobre a preparação de goleiros da base do Vasco

Preparador da equipe Sub-20, Ivan Garcez tem larga experiência no futebol e atualmente é instrutor dos cursos de Licença A e B para treinadores de futebol da CBF. Ivan reforça a importância do Documento Orientador como uma ferramenta de otimização no processo de formação dos jovens goleiros vascaínos e fala sobre a evolução da posição nos últimos anos:

– É muito importante termos este documento como auxílio na otimização do processo de formação dos nossos goleiros, estabelecendo um conjunto de medidas tomadas para atingir objetivos, contendo diretrizes e orientações de acordo com as diferentes etapas de preparação do goleiro. A posição vem ganhando destaque na base, com goleiros promissores em diferentes categorias.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Moacyr Barbosa
Comente

Veja também
Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.

Vasco tem a 2ª pior defesa do Campeonato Brasileiro

Desempenho defensivo do Vasco da Gama na Série A do Brasileiro tem sido uma das principais reclamações dos torcedores.

Torcida isenta Léo Jardim de críticas após derrota para o Corinthians

Após outra péssima atuação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro, torcida cruzmaltina isenta goleiro Léo Jardim.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Corinthians

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Confusão entre torcedores de Corinthians e Vasco termina com 8 detidos

Conflito que também envolveu a PM aconteceu antes da partida entre o Corinthians e o Vasco da Gama, em Itaquera.

Sair da versão mobile