Força da defesa e voz das arquibancadas fazem o Vasco entrar de vez na briga pelo G4

Melhora do time no sistema defensivo e festa do torcedor fazem o Vasco da Gama se fortalecer na disputa pelo acesso.

Figueiredo comemorando gol contra o Bahia pela Série B 2022
Figueiredo comemorando gol contra o Bahia pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A Série B ainda está na sua sétima rodada, mas a briga pelas primeiras posições já começa a se estabelecer entre alguns clubes. E, por mais que o importante seja estar no G4 no final da 38ª rodada, somar pontos desde o início da competição e ficar no pelotão de frente é um bom indício do que os times podem almejar no Campeonato Brasileiro. E, nesse ponto, mesmo com atuações irregulares, o Vasco tem ido bem. Com a vitória sobre o Bahia no último domingo, o Cruz-Maltino subiu para a quarta colocação.

É verdade que o Vasco ainda pode terminar a rodada fora do G4, a depender do resultado da partida do Grêmio nesta segunda-feira, mas a pontuação do time de Zé Ricardo já coloca o clube em boas condições na briga pelo G4. E a vitória sobre o Bahia demonstrou dois bons aspectos que podem ajudar o time a conseguir o acesso e outro que pode complicar esta disputa.

Com o apoio da torcida, que compareceu em peso em São Januário, com quase 20 mil presentes, o clima da tarde de domingo em São Januário foi mágico, com uma ótima conexão entre arquibancada e campo. Até o momento, as três vitórias que o time tem na Série B foram conquistadas na Colina. Com o fator local à seu favor, e com a torcida comprando o briga do atual elenco, este pode ser um reforço importante do Cruz-Maltino nesta briga.

Outro ponto importante que voltou a chamar a atenção no domingo foi a solidez defensiva do time de Zé Ricardo. Tanto Anderson Conceição e Quintero como os laterais Gabriel Dias e Edimar tiveram boas atuações e conseguiram parar o melhor até da Série B até este momento. Não por acaso, o Vasco tem a segunda melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos em sete jogos. Só o Sport, com dois gols sofridos, tem sistema defensivo melhor.

Por mais que tenha permitido que o Bahia tivesse mais posse de bola e concedido 17 finalizações ao Tricolor, o time adversário não teve facilidade nessas finalizações. Foram apenas quatro chutes na direção do gol e o goleiro Thiago Rodrigues não precisou fazer nenhuma defesa muito difícil durante os 90 minutos.

Por outro lado, o Vasco ainda precisa melhorar no setor ofensivo. As três vitórias conquistadas até aqui foram pelo mesmo placar: 1 a 0. Contra o Bahia, foram apenas cinco finalizações, sendo só uma certa: a que resultou no golaço de Figueiredo. É possível dizer que, neste ponto, o time foi efetivo, mas, de acordo com o Footstats, o Vasco é apenas o 16º time em finalizações certas na Série B. Após a vitória sobre o Bahia, o próprio técnico Zé Ricardo admitiu que este é um ponto que o time precisa evoluir.

Assim como boa parte dos times da Série B, mesmo os da parte de cima, o Vasco tem feito um começo de campeonato irregular. Mas a vitória sobre o Bahia deu bons indícios de como o time deve seguir na sequência e competição. E o que precisa fazer para ir ainda mais longe nesta disputa pelo acesso.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Puerto Cabello-VEN contra o Vasco

Confira a escalação do Puerto Cabello-VEN para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, pela Sul-Americana.

Renato Maurício Prado discorda de Pedrinho e crítica elenco do Vasco

Renato Maurício Prado criticou a estratégia do Vasco no início da temporada e alertou sobre possível rebaixamento no Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Veja os bastidores da situação de Carille no Vasco

Fábio Carille terá sua permanência no Vasco da Gama reavaliada após confrontos contra Puerto Cabello e Sport.

Flu e Fla rebatem informação e esclarecem acordo com Vasco por Maracanã

Fluminense e Flamengo desmentem informação de que o Vasco da Gama integraria o consórcio do Maracanã e esclarecem acordo.

Vasco encaminha rescisão de contrato com De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para 2025, o volante De Lucca encaminha rescisão de contrato com o Vasco da Gama.

Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Adson está fora do jogo contra o Puerto Cabello-VEN

Adson voltou a sentir dores na perna direita, mesmo local em que passou por cirurgia por causa da fratura na tíbia.

Maxime Dominguez se manifesta sobre saída do Vasco: ‘Não estava feliz’

O suíço Maxime Dominguez disputou 14 jogos com a camisa do Vasco da Gama, fez um gol e deu uma assistência.