Foi pênalti? PC Oliveira analisa lance polêmico de Sport x Vasco
Comentarista de arbitragem do Sportv, PC de Oliveira avaliou a jogada em que Lucas Freitas cometeu pênalti em Matheus Alexandre.

A vitória do Vasco sobre o Sport por 3 a 2, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve um pênalti para cada lado na Ilha do Retiro. Para o comentarista de arbitragem PC Oliveira, no entanto, houve uma marcação equivocada: o pênalti contra o clube carioca, em que o árbitro Raphael Claus assinalou falta de Lucas Freitas sobre Matheus Alexandre.
O ex-árbitro também citou o chamado “pé de bailarina” do jogador do Sport, com arrasto do pé e busca por contato com o zagueiro Lucas Freitas.
— Para mim, esse é o erro da rodada. Repara que o Lucas Freitas tem uma ação que o Claus até sinaliza, para evitar o contato com a bola, para não ser escanteio. Mas, para mim, o que chama atenção é o Matheus Alexandre, que dá um toque na bola, dobra o joelho e já vai arrastando o pé, procurando o contato. E cai. Esse é o lance que o VAR tem que chamar. A gente fala “pé de bailarina” — analisou PC Oliveira.
Aos 21 minutos, Matheus Alexandre escapou pela direita do ataque, invadiu a área e caiu depois de uma entrada de Lucas Freitas, que levantou as mãos na hora e reclamou dizendo que não encostou no jogador do Sport.
— Um lance decisivo desse tem que ter mais cuidado. Quando eu falei para ele que não toquei no cara, eu não toquei. Ele nem esperou o VAR ver. Ele já falou “foi pênalti”. Disse que não toquei na bola, só o jogador, então é pênalti. Mas ele poderia ter visto. Isso prejudica não só o meu trabalho, mas o da nossa equipe. Nossa equipe foi bem pra caramba mentalmente, conseguimos fazer um gol, mas eu fico chateado porque isso é minha vida, não estou aqui brincando — desabafou Lucas Freitas.
O árbitro Raphael Claus não foi chamado ao monitor do VAR para revisão, mantendo a decisão de campo. Na cobrança, Lucas Lima converteu e empatou – antes do intervalo, o Vasco voltou a marcar com Philippe Coutinho e pulou na frente novamente; Nuno Moreira havia inaugurado o placar. No segundo tempo, Vegetti ampliou de pênalti e Ramon Menezes descontou, dando números finais ao jogo.
Com a vitória, o Vasco chega a 22 pontos somados no Campeonato Brasileiro, na 15ª posição. O próximo compromisso da equipe é o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Botafogo, em 11 de setembro. No torneio de pontos corridos, o Vasco recebe o Ceará em São Januário no dia 14 de setembro.
Fonte: Globo Esporte
O Claus e o Daranco são prepotentes. Acham, por serem tratados pela CBF desta forma, que são umas maravilhas de árbitros de futebol. Contra o Vasco só fazem merda. Suas interpretações dos lances nos jogos do Vasco, em sua maioria são do contra. Enfim, sabíamos como seria ao tomarmos conhecimento de quem apitaria os jogos. Só a CBF que coincidentemente não sabia, pois sempre desenterra estes árbitros em jogos importantes do Vasco.