Clássico terá encontro de gringos que buscam espaço no futebol brasileiro

O clássico deste sábado terá o reencontro de Loide e Nuno Moreira com o Gonzalo Plata, que atuaram juntos Sporting B, em 2021.

Loide, Nuno e Garré em treino do Vasco
Loide, Nuno e Garré em treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Um dos principais clássicos do Rio de Janeiro, Flamengo x Vasco terá um encontro de estrangeiros que buscam espaço no futebol brasileiro após jogarem juntos em Portugal e terem passagens sem tanto destaque.

Os times se enfrentam hoje no Maracanã, às 17h45, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e tem a vantagem de empate “em pontos e saldo de gols”.

Juntos no Sporting

O equatoriano Gonzalo Plata, o angolano Loide Augusto e o português Nuno Moreira já estiveram do mesmo lado. Eles integraram o Sporting B, no início de 2021.

O trio atuou junto em quatro partidas, todas pela Série C de Portugal. Foram titulares ao mesmo tempo em duas oportunidades, contra Olímpico Montijo e B SAD.

Agora em suas primeiras experiências no Brasil, eles estão em lados opostos. Plata defende o Flamengo, enquanto Loide e Nuno vestem a camisa cruz-maltina.

Plata foi o único a atuar no profissional

Plata foi o único do trio a chega a atuar no profissional do Sporting. O atacante chegou na temporada 2018/2019 ainda para o sub-23, mas foi promovido na mesma temporada. Jogou na equipe principal nos anos seguintes, mas enfrentou obstáculos e foi para o Sporting B antes de se transferir para o Valladolid, da Espanha.

Na temporada em que o Sporting reconquistou o campeonato 19 anos depois, ele perdeu espaço. Apesar dos muitos recursos técnicos e da qualidade elevada no ‘um para um’, nunca conseguiu se firmar. Talvez por culpa própria, por falta de compromisso e de consistência exibicional. E também por não ter muitos minutos de jogo. Ruben Amorim (técnico da época) avisou, publicamente, que para ser um grande jogador era preciso mais do que ter muito talento. No início da temporada seguinte saiu para o Valladolid. O jogador disse que o Sporting foi ‘uma espinha atravessada na garganta’ e que não foi um bom passo na carreira” – David Marques, setorista do Sporting no site português “Maisfutebol”.

Gonzalo vem sendo titular sob o comando de Filipe Luís. Ele foi o autor do gol sobre o Atlético-MG, na Arena MRV, que assegurou o título da Copa do Brasil do ano passado.

Nuno e Loide são reforços recentes do Vasco

Nuno e Loide chegaram ao Brasil recentemente. Os dois foram anunciados pelo Vasco na reta final da janela de transferências, em meio à busca da diretoria por reforços para o setor ofensivo, e já estrearam.

O angolano estreou justamente contra o Fla, no Nilton Santos. Ele entrou na reta final da primeira partida semifinal, enquanto Nuno fez a primeira partida contra o Nova Iguaçu, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.

“É um grande jogador, gostei muito de jogar com ele no sub-23. Combinávamos bem porque ele é muito rápido, é um jogador que ia muito na profundidade e que me ajudava nesse aspecto. Acho que ele vai ser muito feliz aqui’ – Nuno, sobre Loide, na apresentação no Vasco.

Loide deixou o Sporting para atuar pelo time sub-23 do Farense, também de Portugal. Ainda passou pelo AD Mafra, ainda no país, antes de chegar ao Alanyaspor, da Turquia.

Nuno Moreira despediu-se do Sporting, onde fez toda a base, para o FC Vizela. Esteve ainda no Casa Pia, onde fez sua melhor temporada em Portugal, até se transferir para o Vasco.

O Nuno era um ‘meio ala’, algumas vezes mais por dentro. Foi um jogador que, depois, fez um caminho das pedras. O Sporting acabou não apostando nele no time principal. Ele deu um passo atrás, jogou divisões inferiores, até chegar no Casa Pia, onde, de fato, começou a brilhar e foi importante” – Antonio Pires, editor do jornal “O Jogo”, de Portugal.

Fonte: Uol

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Relembre os últimos jogos do Vasco na altitude nos últimos 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar nesta quarta-feira (02/04), em Peru, pela 1ª rodada da Sul-Americana; veja últimos confrontos na altitude.

Nuno Moreira viverá momento inédito na carreira contra o Melgar

Nuno Moreira vive bom início no Vasco e disputará a 1ª partida de um torneio continental como profissional.

Vasco é o 11º no ranking de times que mais formaram atletas para o Brasileiro de 2025

Conforme ranking, o Vasco da Gama tem 18 jogadores da base no plantel e é 11º time que mais formou atletas para o Brasileiro 2025.

Gol de Nuno Moreira é eleito o melhor da 1ª rodada do Brasileiro

Gol de Nuno Moreira, anotado no duelo entre Vasco da Gama x Santos, é eleito o melhor gol da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Casagrande diz que Pedrinho está apequena o Vasco com clássico em SJ

Walter Casagrande defendeu que os clássicos entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro tem que ser disputado no Maracanã.

Vegetti se casa com brasileira após 13 anos juntos

Pablo Vegetti, atacante do Vasco da Gama, classificou a data do seu casamento como o dia em que foi mais feliz na sua vida.

Vegetti entra na seleção da 1ª rodada do Brasileiro

Destaque do Vasco da Gama na estreia pelo Brasileiro, em virada contra o Santos, Vegetti está na seleção da primeira rodada da competição.

Fazenda rejeita oferta de São Januário como garantia por dívida de FGTS

O Fisco obteve na Justiça a penhora de dois contratos firmados com a SAF do Vasco da Gama, referentes a pagamentos anuais.

Gilmar Ferreira comenta intenção do Vasco de jogar clássico em São Januário

Para o jornalista, é digno o Vasco da Gama querer usar seu estádio, oportunidade em que falou também sobre o jogo de hoje.

Dedé aconselha Carille sobre jogo no Peru e comenta críticas a Coutinho

Dedé afirmou que Carille deveria pensar em um esquema em que Coutinho possa jogar solto contra o Melgar, no Peru.

Sair da versão mobile