Flamengo x Vasco terá duelo entre Philippe Coutinho e Filipe Luís
Filipe Luís, técnico do Flamengo, enfrenta o meia Coutinho pela primeira vez em um Clássico dos Milhões, neste sábado.

No estrelado futebol brasileiro de 2025, dois protagonistas de gerações que atingiram patamares internacionais se encontram no principal palco do esporte do Rio de Janeiro. Mesmo som, duas grafias, dois lados que dividem a capital, o estado e até o país: Filipe Luís, técnico do Flamengo, e Philippe Coutinho, meio-campista do Vasco, são duas das atrações do primeiro Clássico dos Milhões do ano, às 21h45, no Maracanã.
Será a primeira experiência de Filipe Luís, de 39 anos, no clássico na nova função. Como jogador, venceu sete vezes, empatou duas e perdeu uma, além de ter marcado um gol. Já Coutinho, de 32, faz apenas seu quarto duelo contra o rubro-negro, o segundo desde que retornou ao Vasco. Tem um empate e duas derrotas, mas marcou seu primeiro gol sobre o adversário no ano passado, no 1 a 1 do segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Como atletas, os dois viveram momentos importantes de duas gerações do futebol brasileiro. Foram 31 jogos, incluindo três Copas América (2015, 2016 e 2019) e a Copa do Mundo de 2018, atuando juntos com a camisa da seleção. A última disputa do continental veio com o título.
No duelo jogador contra jogador, que passou por Inglaterra e Espanha, a vantagem é do hoje treinador rubro-negro: três vitórias, contra duas do hoje camisa 11 vascaíno, além de dois empates.
Filipe chega para o confronto com retrospecto positivo quando o assunto é clássico, no panorama geral. Em quatro partidas contra rivais, foram duas vitórias, um empate e uma derrota. Se mantiver o aproveitamento e vencer a equipe cruz-maltina, o treinador fará com que o time garanta vaga nas semifinais do Campeonato Carioca com uma rodada de antecedência e coloque a mão na Taça Guanabara pelo segundo ano consecutivo.
Hoje, ele terá que fazer escolhas em relação à formação da zaga. Léo Ortiz, autor do gol da vitória contra o Botafogo, esteve em campo ao longo de todos os 90 minutos nas duas últimas partidas e pode ser poupado. Nesse caso, Léo Pereira seria o escolhido para atuar ao lado de Danilo, que pode ser mantido na equipe, ou até do jovem João Victor, de 18 anos, que tem recebido algumas oportunidades.
Problemas de lado a lado
No meio-campo, nomes como De La Cruz e Arrascaeta, com minutagem dosada pela comissão técnica, devem ser opção no banco de reservas após serem titulares contra o Botafogo. Além disso, Gerson terá que cumprir suspensão pelo cartão vermelho recebido na última quarta-feira. Pulgar deve iniciar, e Allan, que vem de uma sequência de boas atuações, pode ser mantido.
O Flamengo ainda não deve contar com os retornos de Ayrton Lucas, que não atuou contra o Botafogo por conta de um trauma no joelho esquerdo, e Juninho, que saiu mais cedo do clássico, mas não teve lesão constatada.
Do lado do Vasco, dois desfalques estão praticamente confirmados. O volante Jair, com incômodo muscular, está fora — Mateus Carvalho deve substituí-lo. Já o zagueiro Lucas Oliveira, que se recupera de um problema no tornozelo direito, é dúvida. Pode dar lugar a Lucas Freitas. O uruguaio Mauricio Lemos, que vinha passando por processo de condicionamento muscular, deve ser relacionado pela primeira vez, mas tem poucas chances de ser titular.
O próprio Coutinho faz seu retorno ao time após ficar fora no empate contra o Sampaio Corrêa, na rodada passada, por edema muscular na coxa esquerda. Com ele em campo, o técnico Fábio Carille tenta encaixar um esquema de superioridade numérica pelo meio que permita que os últimos passes e finalizações sejam do camisa 11 e de Vegetti, o que não vem sendo fácil.
Em terceiro, com 14 pontos e com a classificação em risco, o Vasco tenta vencer o primeiro clássico no ano. Na derrota diante do Fluminense, na rodada retrasada, fez bom início de jogo justamente antes de Coutinho, autor do gol no 2 a 1 para o tricolor, deixar a partida com o problema físico.
Fonte: Extra