Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan
Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.
A Fiorentina, da Itália, fará uma proposta pelo atacante Rayan, do Vasco da Gama, nas próximas semanas. O valor, aliás, já está definido: será na casa dos 14 milhões de euros (R$ 88 milhões). A intenção é adquirir o jogador já para a janela de inverno da Europa, que abre no dia 1º de Janeiro. A informação foi dada primeiramente pelo site italiano Calciomercato.
Rayan já vem chamando a atenção do futebol europeu há algum tempo e a própria Fiorentina, conforme antecipado pela Super Rádio Tupi, já monitora o atleta desde a última janela europeia. Entretanto, a única oferta que chegou ao Vasco foi do Anderlecht, da Bélgica, no valor de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões). O Vasco se recusou a vender o jogador, que pouco entrou em campo desde então.
Ainda assim, o jovem de 18 anos é considerado a grande joia vascaína e a maior possibilidade de fazer caixa para o começo de 2025. Rayan jogou 33 vezes na temporada que se encerrou, marcando dois gols. Ele tem contrato até dezembro do ano que vem, o que obriga o Vasco a negociá-lo de uma vez para que não perca a possibilidade de lucrar. A outra chance seria renovar o contrato do atleta, mas isto é improvável no momento.
Pai e empresário de Rayan, o ex-zagueiro Valkmar esteve na Europa em setembro para conversar com alguns clubes interessados. Na altura, equipes da Itália e de Portugal sondaram o atacante, que está valorizado. Ele tem passagens pelas seleções brasileiras de base (sub-17 e sub-20), além de ter sido um dos jogadores mais jovens a fazer sua estreia como profissional pelo Vasco, com apenas 16 anos.
Lobby de Edmundo é forte por Rayan
Em agosto, Edmundo esteve na Itália e foi entrevistado por meios de comunicação locais. Ídolo do Vasco e com passagem pela Fiorentina no fim dos anos 1990, o Animal encheu a bola de Rayan. Afinal, é dele o principal lobby para tentar colocar o atacante na Viola. Admirador do futebol do jovem, ele também é próximo de Valkmar, com quem jogou pelo Cruzmaltino. Edmundo, aliás, comparou a joia vascaína ao centroavante belga Romelu Lukaku, que há anos faz sucesso no futebol italiano.
“Se ele trabalhar bem no próximo time que for, pode se tornar o novo Lukaku: é forte fisicamente, bom de cabeça, usa bem os dois pés… Ele é um bom menino, mas a torcida no Brasil não tem paciência em vê-lo começar sozinho. Se o contratasse, a Fiorentina faria uma ótima compra. Mas é preciso ter um pouco de paciência. Não é fácil chegar à Itália e causar impacto imediatamente. O preço é baixo, se ele jogasse bem e marcasse de 10 a 15 gols por ano, poderia se tornar um dos melhores da seleção. Joguei com o pai dele, sou amigo dele, mas é um momento difícil para o futebol brasileiro. Os empresários não querem que os jogadores melhorem, só pensam em gerar lucro… Outro dia, ele mudou um jogo. Então, vamos esperar, deixem explodir no Brasil porque será um grande jogador no futuro”.
Fonte: Rádio Tupi