Filha de Barbosa comemora nome no CT, grafite em SJ e revela música para o ídolo
Tereza Borba, filha do ídolo Moacyr Barbosa, não escondeu a alegria pelas homenagens que o pai tem recebido no ano do seu centenário.

É uma semana muito especial para Tereza Borba, filha do ídolo Barbosa. Ela, que trabalha constantemente na preservação da memória do seu pai, conheceu o tão esperado resultado da votação entre os vascaínos para escolher o novo nome do CT vascaíno, que foi o do ex-goleiro histórico.
– Estou muito feliz. Há três anos começamos uma campanha em ter o nome do CT de Barbosa. Ele ganhou, mas o nome não foi colocado. Fui para o CT e o Barbosa recebeu o nome do campo principal. Fique muito feliz, falei que caiu como uma luva, mas falei que ainda seria Moacyr Barbosa. Eu tinha certeza – disse Tereza em entrevista ao site Vasco Notícias, e seguiu:
– O Vasco voltou com uma campanha, e comecei a pedir para todos os vascaínos, em todos os grupos. A torcida sempre me abraçou, me deu um carinho e votou nele. Foi muito legal e o Barbosa ganhou. Eu acho merecido. Nós temos muitos ídolos, seria legal colocar o nome de todos, mas eu acho até por justiça e pelo fato de Barbosa ser o número um, primeiro campeão Sul-Americano de 48, acho que ele merece. Só tenho a agradecer a cada torcedor que enviou mensagem dizendo que votou.
Inicialmente chamado de ‘CT do Almirante’, o centro de treinamento, que contou com doações da torcida para a construção, agora teve a participação dos mesmos para escolher o seu nome. Recentemente, o Gigante lançou uma campanha com três fases.
Na primeira, os vascaínos sugeriram nomes e uma comissão do Clube escolheu 10 para seguir para a segunda, a votação do público, com dois finalistas, indo para a terceira fase. Além de CT Moacyr Barbosa, o vencedor, CT do Almirante, nome que estava batizando o local, esteve na final.

Negro Muro
Além o nome do CT, a semana está sendo especial para Tereza Borba também por outra homenagem ao pai. O projeto Negro Muro finalizou o grafite de Barbosa na lateral de uma das arquibancadas do Parque Aquático de São Januário. Ela rasgou elogios aos idealizadores Cazé, Pedro Rajão e Rhuan, não esconde a alegria com a nova iniciativa referente ao seu pai.
– O Cazé, o Rajão e Rhuan, esse meninos são uns amores. Quando o Rhuan entrou em contato comigo falando do grafite num muro de São Januário eu aceitei e disse que ira adorar. Requeria recursos, e pedimos ajuda das pessoas e quem ajudasse receberia uma camisa, um buço, alguma coisa do Barbosa. Com isso, arrecadaram o que precisava, e fizeram uma ação social com o que sobrou, comprando cestas básicas para o pessoal da Barreira do Vasco. Além de ajudar o Barbosa, ajudaram os mais necessitados. Estou muito feliz com o Negro Muro, o Barbosa agora vai ficar eternizado no CT e no muro onde batia uma bola de madrugada, no paredão, para treinar, e só tenho a agradecer a cada torcedor, o pessoal do Negro Muro, nós estamos.

Música
Tereza Borba ainda revelou que tem mais uma atração em homenagem a Barbosa vindo por aí. Trata-se de uma música, em rap, na voz de Samuel Porfirio, da banda Engrenagem Urbana, que deve ser lançada no próximo dia 20 ou 21, disponível em todas as plataformas.
– Dia 20 para 21, em todas plataformas, vai sair um rap, uma música em parceria com Samuel Porfirio, da banda Engrenagem Urbana, uma música que fizemos em três, eu, ele e o Gui, não lembro o nome dele inteiro, que fez a instrumentação, o Samuel que canta. É uma música linda, quem ouvir segura o coração porque é de emocionar.
O grafite em homenagem a Barbosa será inaugurado na próxima terça-feira (10), a partir das 14h, em São Januário, com a presença da Tereza Borba. As iniciativas relacionadas ao ídolo são mais que justas, e acontecem num ano especial. Caso ainda estivesse vivo, o ex-goleiro estaria completando 100 anos em 2021, em 27 de março.
Obs: o site Vasco Notícias não autoriza a reprodução deste texto.