Figueiredo é convocado pela Seleção Brasileira para os Jogos Pan-Americanos

O atacante do Vasco da Gama, Figueiredo, foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para a disputa dos Jogos Pan-Americanos.

Figueiredo durante o jogo contra o Novorizontino
Figueiredo durante jogo contra o Novorizontino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Ramon Menezes divulgou nesta sexta-feira a convocação da seleção brasileira que vai disputar os Jogos Pan-Americanos deste ano, em Santiago, no Chile. O técnico anunciou uma lista com 18 jogadores nascidos a partir de 2000 – ou seja, com 23 anos ou menos.

A lista anunciada foi bem diferente da última convocação de Ramon. Isso porque as competições de clubes não param durante o Pan, e a CBF precisou da liberação dos atletas. A preparação da Seleção começa no dia 9 e vai até 17 de outubro na Granja Comary. A competição tem início no dia 20.

Campeão do último Sul-Americano sub-20, o Brasil foi eliminado por Israel nas quartas de final do último Mundial da categoria. Com o time sub-23, que também visa as Olimpíadas de Paris em 2024, Ramon Menezes vem de derrota por 1 a 0 em amistoso contra o Marrocos. O segundo compromisso diante da seleção africana na última data Fifa foi cancelado por conta de terremotos no país.

Veja a lista de convocados do Brasil para o Pan 2023

  • Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians)
  • Laterais: João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patryck (São Paulo)
  • Zagueiros: Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio) e Arthur Chaves (Académico de Viseu)
  • Meio-campistas: Matheus Dias (Internacional), Ronald (Grêmio), Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians) e Marquinhos (Nantes)
  • Atacantes: Gabriel Veron (Porto), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba)

Foram chamados 14 jogadores de times brasileiros e quatro que atuam na Europa. Gabriel Veron, ex-Palmeiras e atualmente no Porto, e Marquinhos, ex-São Paulo que defende o Nantes emprestado pelo Arsenal, são alguns dos destaques. Corinthians, São Paulo e Grêmio possuem dois representantes cada.

Ramon agradeceu aos clubes pela liberação de jogadores e disse ainda ter visto pouco das seleções que serão adversárias do Brasil na fase de grupos.

– A gente viu muito pouco ainda dos adversários. Os EUA sub-23 não fizeram nenhum jogo ainda, e será o jogo da nossa estreia. A Colômbia também não fez nenhum jogo, e Honduras a gente teve a oportunidade de ver alguns jogos. É uma chave muito equilibrada – analisou.

O Pan 2023 será realizado entre 20 de outubro e 5 de novembro. O futebol masculino brasileiro tem quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze em sua história. A última vez que ficou no primeiro lugar foi em 1987, com uma Seleção treinada por Carlos Alberto Silva e que contava com nomes como Taffarel, Ricardo Rocha e Evair.

A Argentina, maior campeã com sete conquistas, ficou no lugar mais alto do pódio em 2019, em Lima, mas não conquistou vaga para o Pan 2023. O México tem quatro ouros em sua história, enquanto Uruguai tem dois, e Estados Unidos e Equador possuem um cada.

Seleções de futebol masculino que disputarão o Pan 2023

Grupo A

  • Chile
  • República Dominicana
  • México
  • Uruguai

Grupo B

  • Brasil
  • Estados Unidos
  • Colômbia
  • Honduras

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Esse moleque joga muita bola, só tava sendo escalado na posição errada.
    Boa sorte cria.

Comente

Veja também
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.

Sair da versão mobile