Fifa resgata elogio de Maradona e relembra golaço de Edmundo no Mundial de 2000
Próximo da nova edição do Mundial de Clubes, a Fifa relembrou o golaço de Edmundo pelo Vasco da Gama contra o Manchester United.
Enquanto aquece a expectativa para o Mundial de Clubes (que começa nesta quarta-feira) seu site oficial, a Fifa relembrou um momento especial do futebol brasileiro nesta terça-feira: o golaço de Edmundo sobre o Manchester United, atuando pelo Vasco na edição de 2000. A entidade resgatou elogios de Diego Maradona sobre a pintura do ex-jogador.
O lance entrou na lista dos dez momentos mais marcantes da competição, selecionada pelo Fifa+, serviço de streaming da entidade.
O gol foi o terceiro na vitória acachapante do cruz-maltino por 3 a 1 sobre os ingleses no Maracanã. Edmundo recebeu passe de Gilberto de costas para a defesa e aplicou um lindo drible sobre Silvestre — que caiu feio no lance —, saindo na cara do gol de Bosnich para fazer 3 a 0 para o Vasco ainda antes do intervalo. Romário marcou os outros dois e Butt descontou no fim do segundo tempo.
“Eu amo esse gol. Foi uma coisa de gênio que só alguns jogadores em cada geração teriam o talento para conseguir fazer e poucos jogadores na história teriam imaginação para pensar em fazer aquilo”, disse Diego, de acordo com a entidade — que lembra ser incomum ao ídolo argentino elogiar tão abertamente rivais do futebol brasileiro.
O Mundial de 2000 foi o primeiro sob a tutela da Fifa, num formato piloto que logo foi modificado. Vasco e Manchester United, por exemplo, jogavam por uma fase de grupos. O jogo é lembrado como um momento cult na história do futebol inglês, já que o United, então campeão do Intercontinental de 1999 (sobre o Palmeiras) deu foco total à competição, abrindo mão até da tradicional FA Cup, mas não conseguiu sequer ir à final, que teve um Corinthians x Vasco, com vitória dos paulistas nos pênaltis.
— Ninguém gosta de sofrer gols, mas esse foi um dos que me deixou as melhores memórias. Foi absolutamente magnífico — afirmou Bosnich, goleiro dos diabos vermelhos da época, em outra citação relembrada pela Fifa.
O Mundial de Clubes começa nesta quarta-feira, com Al-Ahly x Auckland City. O Flamengo, representante brasileiro, estreia na semifinal, na próxima terça-feira, contra o vencedor de Al-Hilal x Wydad Casablanca.
Fonte: O Globo