Fernando Diniz mira feito histórico no Vasco em 2026

O técnico Fernando Diniz tenta se consolidar no Vasco da Gama e aumentar a regularidade de resultados em 2026.

Diniz comemora vitória contra o Fluminense
Diniz comemora vitória contra o Fluminense (Foto: André Durão)

Vasco e Fernando Diniz iniciam o ano de 2026 ainda machucados pela derrota na final da Copa do Brasil, mas com a possibilidade de estabelecer algo que o treinador sempre defendeu: continuidade. Se estiver no cargo no dia 22 de fevereiro, o técnico vai atingir 288 dias no clube, superar Ramón Díaz e se tornar o técnico mais longevo em quase dez anos.

Desde a passagem de Jorginho, entre agosto de 2015 e outubro de 2016, o Vasco não mantém um comandante por tanto tempo. O ex-treinador também foi o último a permanecer por pelo menos um ano completo no cargo.

Jorginho foi, inclusive, o último técnico a iniciar e encerrar uma temporada comandando o Vasco. Após a saída do treinador ao fim da Série B de 2016, foram 22 treinadores (excluindo interinos) ao longo das nove temporadas seguintes. Em jogos, Diniz já tem o segundo trabalho mais longo no período: foram 44 partidas em 2025, enquanto Zé Ricardo teve 50 entre 2017 e 2018.

A continuidade é uma novidade no Vasco, mas também na carreira de Diniz. A atual passagem pelo clube já é a terceira mais longa da carreira do treinador: os oito meses e 44 jogos só ficam atrás dos trabalhos no São Paulo (cerca de 16 meses e 77 jogos), entre 2019 e 2021; e do Fluminense, entre 2022 e 2024, com 149 jogos.

Com o trabalho mantido para 2026, Diniz tenta se consolidar no clube e aumentar a regularidade de resultados. Em 2025, apesar de ter chegado à final da Copa do Brasil, o trabalho apresentou oscilações, principalmente no Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de quatro vitórias no torneio – que igualou as maiores do clube na era dos pontos corridos -, o Vasco perdeu cinco jogos seguidos. O time foi derrotado em sete dos últimos oito jogos no campeonato, se despedindo com um impactante 5 a 0 sofrido para o Atlético-MG em Belo Horizonte.

A grande assinatura de Diniz no Vasco é, sem dúvida, o desenvolvimento de Rayan. O jogador, que oscilava e não conseguia tanto destaque, tornou-se o principal jogador da equipe sob o comando do treinador. Há a expectativa de que, no futuro, o atacante se torne a maior venda da história do clube.

Além de Rayan, outros nomes se estabeleceram durante o trabalho e ajudaram a dar forma ao time titular que encerrou a temporada de 2025. Dos onze titulares na derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil, no Maracanã, quatro chegaram na janela de transferências do meio do ano sob a tutela do treinador: Carlos Cuesta, Robert Renan, Thiago Mendes e Andrés Gómez.

O treinador também foi importante para a decisão do clube pelo retorno antecipado de Cauan Barros, que estava emprestado ao América-MG. O jovem virou um dos pilares do meio-campo vascaíno com o treinador.

Com a missão de levar o Vasco ao primeiro título em dez anos (o último foi o Carioca de 2016), Fernando Diniz inicia a preparação com o elenco completo na segunda-feira, no CT Moacyr Barbosa. A estreia da equipe no estadual será no dia 15 de janeiro, contra o Maricá, em São Januário. A rodada inaugural do Brasileirão está marcada para o dia 28, quando o Vasco enfrenta o Mirassol fora de casa. O clube ainda terá Copa do Brasil e Sul-Americana no calendário de 2026.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fernando Diniz
Comente

Veja também
Vasco afasta lateral do elenco e aguarda proposta

Riquelme realizará atividades em separado do grupo principal do Vasco, enquanto aguarda definição sobre o futuro.

Alvo do Vasco, Brenner retornará à Udinese após empréstimo

O Vasco da Gama deve fazer uma proposta em breve pelo atacante Brenner, que volta à Udinese após empréstimo.

Vasco aposta no futuro e renova com Bruno Lopes; atacante comemora

O Vasco da Gama renovou o contrato profissional do atacante Bruno Lopes, um dos destaques da base, até 2029.

Vasco faz nova proposta e Alan Saldivia vê com bons olhos ida para o Clube

Alan Saldivia já comunicou à diretoria do Colo-Colo que enxerga com bons olhos uma transferência para o Vasco da Gama.

Veja ranking e avaliação de todos os reforços do Vasco em 2025

A diretoria do Vasco da Gama fez 13 contratações em 2025, sendo acertos incontestáveis a contratações frustradas.

Vasco corre para anunicar novo patrocínio máster e negocia com 2 empresas

A Betfair não é mais a patrocinadora máster do Vasco, que negocia com outras empresas e espera finalizar acordo em breve.

Vasco estreia na Copinha hoje; veja escalações e onde assistir ao jogo

O Vasco da Gama vai estrear na Copinha neste sábado, às 19h30min, contra o Velo Clube no Estádio Bela Vista, em Cravinhos.

Vasco se reapresenta com 24 atletas e inicia preparação para 2026

Primeira parte do elenco do Vasco da Gama se reapresentou para iniciar preparação para a temporada de 2026.

Vasco usará camisa alternativa da Nike na Copinha; veja detalhes

Nike disponibiliza camisas temporárias e Vasco da Gama estreia primeiro uniforme da marca na Copinha 2025; veja os detalhes.

Vasco dá passo importante para fortalecer futebol feminino e futsal

Com projeto em parceria com o governo do Rio de Janeiro, Vasco da Gama aprova captação de recursos para futebol feminino e futsal.