Fator São Januário vira fonte de motivação no Vasco

No jogo contra o Universitario, os vascaínos contam com um fator mais do que positivo ao seu lado: São Januário.

O Vasco nunca se classificou para as semifinais da Copa Sul-Americana. Em apenas dois dos 17 jogos que disputou na competição, obteve resultados que garantiriam a equipe na próxima fase, 3 a 0 sobre o Lanús-ARG em 2007, e a goleada histórica sobre o Aurora, de 8 a 3, neste ano. Em 13 jogos, o Universitario-PER nunca perdeu por mais de um gol de diferença no torneio. Os dados podem soar desanimadores para os vascaínos, mas eles contam com um fator mais do que positivo ao seu lado: São Januário.

Na temporada, o time não sabe o que é perder em sua casa há 14 jogos, sendo dez vitórias e quatro empates. Mas o retrospeto é ainda mais positivo quando se concentra na história do Vasco na Sul-Americana. Foram oito jogos disputados na Colina Histórica pela competição. O desempenho? Seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, para o Corinthians, em 2006.

E justamente pelo prazer de jogar em casa que o Vasco vai correr em dobro em busca da classificação. Caso perca para o Universitario-PER, o clube terá apenas mais um jogo em São Januário nesta temporada (contra o Avaí, dia 19, pela 36ª rodada do Brasileirão), já que os clássicos contra Botafogo e Flamengo, nos quais é mandante, não poderão ser disputados na Colina. Para Fagner, o fato serve de motivação.

– Você está na sua casa, diante da sua torcida, junto com os seus familiares e amigos que acompanham o jogo de perto. Isso tudo influencia e a gente traz para o lado positivo. Temos sim de abraçar essa ideia e conseguir a classificação. Só vai nos trazer benefícios – afirmou o lateral-direito.

Fagner espera que os torcedores vascaínos lotem o Engenhão nos clássicos, como fazem na Colina:

– Seria importante para nós disputar todos os jogos aqui. Estamos acostumados a jogar aqui, sabemos as condições do gramado e conhecemos cada canto. Mas como isso não é possível vamos em busca das vitórias no Engenhão. Tenho certeza de que a torcida vai abraçar o estádio como se fosse o nosso.

Para se classificar na Sul-Americana, o Vasco precisa de uma vitória por três ou mais gols no jogo de volta. O time peruano pode perder por um gol de diferença ou dois, desde que faça ao menos um, para avançar à semifinal da competição. Caso o Vasco vença por 2 a 0 na próxima semana, a decisão da vaga irá para os pênaltis. No Brasileiro, o Vasco é o segundo colocado com 58 pontos, mesmo número do líder Corinthians, que tem uma vitória a mais.

O confronto contra o Universitario acontece na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário. Pelo Brasileiro, o time volta a entrar em campo no próximo domingo, às 19h (de Brasília), contra o Botafogo, no Engenhão..

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Souza foi expulso em jogo contra o Juventude
Vasco é o 6º clube com mais expulsões no Brasileiro

O Vasco da Gama teve 6 expulsões no Brasileiro, sendo que a maioria teve impacto direto no resultado da partida.

Vasco x Pérolas Negras pelo Carioca Feminino
Vasco estreia no Carioca Feminino com empate contra o Pérolas Negras

As meninas do Vasco da Gama empataram em 0x0 com o Pérolas Negras neste domino, pela estreia no Campeonato Carioca.

Payet comemorando gol contra o Juventude
Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Lance da expulsão de Souza contra o juventude
Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.