Fantasma do rebaixamento volta a ser realidade no Vasco

Após um começo positivo, o Vasco da Gama soma seis partidas sem vitória e entrou no Z4, que tem sido um fantasma nos últimos anos.

Jogadores do Vasco durante jogo contra o São Paulo
Jogadores do Vasco durante jogo contra o São Paulo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Após eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o Vasco passou a concentrar seu foco na preparação para o Brasileirão. Logo nos dois primeiros jogos, o Cruz-Maltino enfrentaria dois candidatos ao título: Atlético-MG e Palmeiras. No entanto, a equipe de Maurício Barbieri passou pelo desafio sem derrotas, com uma vitória na estreia e um empate com os paulistas, e criou a expectativa de uma temporada sem sustos no retorno à Série A. De lá para cá, porém, a situação cruz-maltina mudou radicalmente. O Vasco terminou a 7ª rodada do Campeonato Nacional na zona de rebaixamento e ressuscitou o medo do “fantasma” da degola.

O jogo contra o Atlético-MG foi marcado por um início avassalador do Vasco. A equipe marcou dois gols nos dez minutos iniciais e conseguiu segurar os três pontos, apesar do gol marcado por Maurício Lemos nos acréscimos da primeira etapa. Curiosamente, a única vitória do Cruz-Maltino até aqui veio justamente na partida em que menos finalizou.

No duelo com o Palmeiras, novamente um início forte do Vasco. O time carioca terminou a primeira etapa com uma vantagem de 2 a 0, com direito a gol de Pedro Raul em linda jogada coletiva. No segundo tempo, porém, o Cruz-Maltino não conseguiu segurar o Palmeiras no Maracanã e acabou levando o empate. Ainda assim, jogar de igual para igual com o grande favorito ao título parecia um bom sinal.

Desde então, o Vasco alternou jogos em que a falta de criatividade falou mais alto com outros em que a falta de eficiência sobressaiu. O segundo problema apareceu no bom primeiro tempo sem gols contra o Bahia e na derrota para o Santos, na qual o time de Barbieri finalizou 23 vezes contra apenas seis do adversário.

Já a falta de criatividade foi a síndrome no empate morno em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira, partida em que o adversário deixou o Vasco ter a posse da bola. Situação completamente oposta ao clássico com o Fluminense, onde o Cruz-Maltino saiu na frente logo no início e foi tomar o empate no começo da segunda etapa, se fechando no campo de defesa e permitindo que o Tricolor passasse 80% do tempo com a bola.

O ataque irregular não é compensado com uma defesa forte: o Vasco foi vazado em todos os jogos do Brasileirão até o momento. Na última partida, contra o São Paulo no Morumbi, o time conseguiu criar chances e marcou duas vezes, mas tomou quatro gols, dois deles já nos instantes finais.

O Vasco parece ter sido um dos times que mais regrediu desde o início do campeonato, apesar de ser um dos que mais tem tempo para trabalhar. Focado apenas em uma competição, o Cruz-Maltino tem um espaço maior entre os jogos para descansar e treinar. Ainda assim, a equipe não encontrou uma cara e apresenta problemas diferentes a cada partida. O panorama aumenta a pressão em cima do técnico Maurício Barbieri – a torcida chegou a pichar os dizeres “fora, Barbieri” nos arredores do São Januário.

Em busca de se recuperar no Brasileirão e reacender no torcedor o sentimento positivo das duas primeiras rodadas, o Vasco volta a campo neste sábado. No Castelão, em Fortaleza, o Cruz-Maltino enfrenta o Fortaleza, 11º colocado, às 16h (de Brasília).

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Carille não vê empate com o Lanús como tropeço e crava Vasco no páreo

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille avaliou o empate sem gols entre o Cruzmaltino e o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Pedrinho sofre pressão interna por demissão de Carille

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho estaria enfrentando pressão interna por demissão do técnico Fábio Carille.

Vegetti cita cansaço e cobra melhora do Vasco após empate com o Lanús

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti analisou os erros do time depois de mais um empate na Copa Sul-Americana.

Carille analisa empate do Vasco contra o Lanús; veja a entrevista coletiva

Fábio Carille analisou que o time do Vasco teve pouca agressividade no segundo tempo e criticou a oscilação do time nos jogos.

Sob vaias, Carille deixa o gramado de São Januário correndo; assista

Com tropeço diante do Lanús, torcida do Vasco da Gama vaia nas arquibancadas e Fabio Carille deixa o gramado correndo; veja.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Lanús

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Lanús nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Vasco terá sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro

Após confronto diante do Lanús, Vasco da Gama terá uma sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro, nas três competições que disputa.

Atitude de Carille revolta vascaínos após empate com o Lanús

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille virou alvo da torcida depois do empate sem gols contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Melhores momentos de Vasco 0 x 0 Lanús pela Copa Sul-Americana 2025

Confira os principais lances do empate entre Vasco da Gama e Lanús, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Público e renda de Vasco 0 x 0 Lanús pela Sul-Americana 2025

Veja quantos torcedores foram em São Januário, onde o Vasco da Gama enfrentou o Lanús nesta terça-feira pela Sul-Americana.