Veja os fatores que fizeram o Vasco despencar no Brasileiro

Vasco da Gama mirou uma vaga na Libertadores, mas sequência de derrotas levaram o time a brigar contra o Z4 na reta final do Brasileiro.

Robert Renan em Vasco x Juventude
Robert Renan em Vasco x Juventude (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

O Vasco chegou a cinco derrotas seguidas no Brasileirão após a partida contra o Bahia, neste domingo. Em queda livre no campeonato, o clube saiu da oitava posição para o 13º lugar. Tudo isso em um espaço de apenas três semanas. O que explica a sequência negativa na temporada?

O ge separou cinco motivos que ajudam a explicar a queda de rendimento do Vasco, seja no aspecto físico, mental, técnico ou tático. Veja abaixo.

Falta de mobilização para o Brasileirão

Fernando Diniz foi contratado em maio para livrar o Vasco do perigo de rebaixamento. Sob o comando do técnico, apesar de oscilações ao longo da competição, o clube chegou a 42 pontos na 30º rodada. Um desempenho que fez qualquer torcedor esquecer os riscos de cair para a segunda divisão.

Dentro do clube, há quem acredite que o Vasco se desmobilizou após as derrotas para São Paulo e Botafogo no Brasileirão, uma vez que a equipe ficaria longe do objetivo de uma vaga na Pré-Libertadores.

Após cinco derrotas seguidas no Brasileirão, o Vasco só tem três jogos restantes para chegar ao número mágico dos 45 pontos. A situação é pior para Vitória e Santos, que tentam escapar da 17ª posição, mas o clube carioca se complicou de vez na competição e terá um jogo decisivo contra o Internacional.

Perda de confiança do time

Com a sequência de resultados ruins, a confiança do time ruiu. Nos últimos jogos, o Vasco sequer voltou a apresentar um estilo de jogo condizente com as ideias de Diniz. Contra o Bahia, por exemplo, o time investiu em bolas diretas desde a defesa. O treinador vascaíno atribuiu a estratégia à falta de confiança do time para sair jogando desde trás.

— Não, praticamente não foi por conta disso. Saímos mais alongado, porque não estávamos com a confiança necessária para sair jogando curto. É uma das coisas que muita gente cobra, que o time saia jogando de outras maneiras. Saiu, mas de uma maneira mais longa. Era o que dava para fazer.

Ataque em baixa

Nos últimos cinco jogos, o Vasco marcou apenas um gol. O ataque vascaíno era um dos melhores do campeonato e vivia grande fase no bom momento do clube na temporada. Nas seis vitórias contra Bahia (3), Cruzeiro (2), Fluminense (2), Fortaleza (2), Bragantino (3) e Vitória (4), foram 16 gols marcados. Uma média de quase três gols por partida nesse recorte.

O desempenho caiu muito com as atuações ruins da equipe, mas principalmente influenciadas pelos atacantes em baixa. Rayan, Andrés Gómez e Nuno Moreira caíram bastante de produção.

O colombiano não teve boas atuações, enquanto o português sentiu muito o cansaço da sequência de jogos. Rayan, que vinha sendo um dos destaques do campeonato, deixou de fazer a diferença sem o bom nível das companhias. Vegetti perdeu espaço depois de más atuações e voltou para o banco de reservas.

Falhas defensivas

Em cada da sequência de derrotas, o Vasco teve uma falha defensiva decisiva no resultado. Abaixo, o ge separou uma lista de erros bobos que a equipe cometeu em cada uma das derrotas.

  • São Paulo: primeiro gol saiu de pênalti bobo de Paulo Henrique
  • Botafogo: primeiro gol saiu de pênalti infantil de Cuesta
  • Juventude: erro de Cuesta no primeiro gol e falha de Nuno Moreira no segundo
  • Grêmio: Barros e Coutinho erraram passes no meio de campo que geraram gols do Grêmio
  • Bahia: Robert Renan não acompanhou Pulga, e ninguém fechou o cruzamento

Instabilidade emocional

A equipe não teve um mental forte nas três primeiras derrotas da sequência de cinco jogos ruins. O time ruiu emocionalmente depois de sair atrás no placar contra São Paulo e Botafogo. Contra o Juventude, o empate sofrido ainda no primeiro tempo teve um peso enorme.

O Vasco parou de jogar em São Januário e sofreu a virada para 3 a 1. Contra Bahia e Grêmio, o time sentiu mais emocionalmente a carga dos outros resultados.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Um ano após saída de Paiva, Vasco mantém Diniz mesmo com desempenho pior

Vasco demitiu Rafael Paiva depois das mesmas cinco derrotas que Fernando Diniz tem hoje, porém o interino tinha aproveitamento melhor.

Vasco tenta quebrar sequência negativa contra o Internacional em São Januário

Vasco da Gama e Internacional farão partida decisiva pelo Brasileiro, na próxima sexta-feira (28), pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Diniz teria colocado cargo à disposição de Pedrinho após nova derrota

Fernando Diniz colocou o cargo à disposição, o que foi impedido por Pedrinho, que que reforçou a confiança no técnico.

Nuno pode repetir no Vasco carga de jogos dos últimos 2 anos em Portugal

Nuno Moreira sofre queda física no Vasco, mas pode igualar o mesmo número de jogos de seus 2 últimos anos em Portugal.

Vasco se aproxima de recorde negativo histórico no Brasileiro

O Vasco pode ter o segundo maior número de derrotas na era dos pontos corridos do Brasileiro, caso não vença o Inter.

Vasco liga alerta para Inter x Santos; veja cenários de distância para o Z4

O Vasco da Gama faz contas contra o rebaixamento e pode ver a distância para o Z4 cair para menor pontuação em 3 meses.

Aproveitamento de Diniz no Vasco é preocupante; veja os números

Após uma sequência que fez o torcedor do Vasco da Gama sonhar com Libertadores, o time caiu de rendimento e já teme rebaixamento.

Chance de rebaixamento do Vasco aumenta após derrota para o Bahia

O Vasco da Gama foi derrotado pelo Bahia por 1×0, e se complicou um pouco mais na luta contra o Z4 no Brasileiro.

Nova derrota do Vasco faz Diniz igualar sequência negativa na carreira

Vasco da Gama foi superado pelo Bahia e caiu mais uma posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.