Ex-Vasco, Zé Ricardo é o novo técnico do Cruzeiro

Treinador foi anunciado pela Raposa nesta terça (05); seu último clube no futebol brasileiro foi o Vasco da Gama.

Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo
Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo (Foto: André Durão/ge)

O Cruzeiro acertou a contratação do técnico Zé Ricardo, de 52 anos. Ele assina vínculo com o clube até o fim de 2024, inicialmente. O novo treinador vai comandar o time a partir desta quarta-feira, na reapresentação dos jogadores na Toca da Raposa.

O nome de Zé Ricardo foi uma das opções encontradas do Cruzeiro, no mercado, de treinadores sem vínculo contratual. A SAF de Ronaldo Fenômeno não tinha intenção de buscar técnicos empregados.

Ele chega para a vaga do português Pepa, demitido na terça-feira da semana passada. O treinador deixou a equipe no meio da tabela do Brasileiro, depois de sete rodadas sem vencer. Após a saída, o Cruzeiro ainda empatou com o Bragantino e, atualmente, acumula oito jogos sem vitória no ano. O time está a cinco pontos da zona do rebaixamento.

O primeiro compromisso de Zé Ricardo será o jogo contra o Santos, na quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Ele terá algumas sessões de treinamento, graças à pausa da data Fifa, para conhecer mais o elenco e preparar o time para o confronto direto no campeonato.

Outros nomes, como Odair Hellmann, o português António Oliveira, Paulo Autuori, atual diretor técnico do clube, e o argentino Gabriel Milito, foram tentados pelo Cruzeiro. Os profissionais, entretanto, descartaram a possibilidade de assumir o clube nesta reta final de temporada.

Zé Ricardo começou a carreira como treinador em 2016, comandando o Flamengo (foi campeão da Taça Rio 2017). Depois, passou por Vasco e Botafogo. Logo em seguida, comandou Fortaleza e Internacional na temporada 2019. No mesmo ano, também teve experiência no Oriente Médio, no Qatar SC.

O treinador voltou ao Brasil e treinou o Vasco em 2022. O último clube dele foi o Shimizu S-Pulse, do Japão, entre 2022 e 2023, tendo a missão de salvar o clube do rebaixamento, o que acabou não acontecendo.

Em 2023, Zé Ricardo só alcançou um triunfo após nove rodadas disputadas, deixando a equipe japonesa na 19ª colocação da J-League 2 com cinco pontos (22 times disputam o torneio).

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Um grande passo para a Raposa cair com Zé Ricardo um especialista em queda ,ultimamente foi assim , estava no Oriente ,sei time caiu , veio pro Vasco e ajudou na queda Vascaína , foi pro Japão e seu time também caiu ,portanto façam suas apostas .

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.