Ex-Vasco, Zé Ricardo é o novo técnico do Cruzeiro

Treinador foi anunciado pela Raposa nesta terça (05); seu último clube no futebol brasileiro foi o Vasco da Gama.

Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo
Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo (Foto: André Durão/ge)

O Cruzeiro acertou a contratação do técnico Zé Ricardo, de 52 anos. Ele assina vínculo com o clube até o fim de 2024, inicialmente. O novo treinador vai comandar o time a partir desta quarta-feira, na reapresentação dos jogadores na Toca da Raposa.

O nome de Zé Ricardo foi uma das opções encontradas do Cruzeiro, no mercado, de treinadores sem vínculo contratual. A SAF de Ronaldo Fenômeno não tinha intenção de buscar técnicos empregados.

Ele chega para a vaga do português Pepa, demitido na terça-feira da semana passada. O treinador deixou a equipe no meio da tabela do Brasileiro, depois de sete rodadas sem vencer. Após a saída, o Cruzeiro ainda empatou com o Bragantino e, atualmente, acumula oito jogos sem vitória no ano. O time está a cinco pontos da zona do rebaixamento.

O primeiro compromisso de Zé Ricardo será o jogo contra o Santos, na quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Ele terá algumas sessões de treinamento, graças à pausa da data Fifa, para conhecer mais o elenco e preparar o time para o confronto direto no campeonato.

Outros nomes, como Odair Hellmann, o português António Oliveira, Paulo Autuori, atual diretor técnico do clube, e o argentino Gabriel Milito, foram tentados pelo Cruzeiro. Os profissionais, entretanto, descartaram a possibilidade de assumir o clube nesta reta final de temporada.

Zé Ricardo começou a carreira como treinador em 2016, comandando o Flamengo (foi campeão da Taça Rio 2017). Depois, passou por Vasco e Botafogo. Logo em seguida, comandou Fortaleza e Internacional na temporada 2019. No mesmo ano, também teve experiência no Oriente Médio, no Qatar SC.

O treinador voltou ao Brasil e treinou o Vasco em 2022. O último clube dele foi o Shimizu S-Pulse, do Japão, entre 2022 e 2023, tendo a missão de salvar o clube do rebaixamento, o que acabou não acontecendo.

Em 2023, Zé Ricardo só alcançou um triunfo após nove rodadas disputadas, deixando a equipe japonesa na 19ª colocação da J-League 2 com cinco pontos (22 times disputam o torneio).

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Um grande passo para a Raposa cair com Zé Ricardo um especialista em queda ,ultimamente foi assim , estava no Oriente ,sei time caiu , veio pro Vasco e ajudou na queda Vascaína , foi pro Japão e seu time também caiu ,portanto façam suas apostas .

Comente

Veja também
Relembre os últimos jogos do Vasco na altitude nos últimos 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar nesta quarta-feira (02/04), em Peru, pela 1ª rodada da Sul-Americana; veja últimos confrontos na altitude.

Nuno Moreira viverá momento inédito na carreira contra o Melgar

Nuno Moreira vive bom início no Vasco e disputará a 1ª partida de um torneio continental como profissional.

Vasco é o 11º no ranking de times que mais formaram atletas para o Brasileiro de 2025

Conforme ranking, o Vasco da Gama tem 18 jogadores da base no plantel e é 11º time que mais formou atletas para o Brasileiro 2025.

Gol de Nuno Moreira é eleito o melhor da 1ª rodada do Brasileiro

Gol de Nuno Moreira, anotado no duelo entre Vasco da Gama x Santos, é eleito o melhor gol da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Casagrande diz que Pedrinho está apequena o Vasco com clássico em SJ

Walter Casagrande defendeu que os clássicos entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro tem que ser disputado no Maracanã.

Vegetti se casa com brasileira após 13 anos juntos

Pablo Vegetti, atacante do Vasco da Gama, classificou a data do seu casamento como o dia em que foi mais feliz na sua vida.

Vegetti entra na seleção da 1ª rodada do Brasileiro

Destaque do Vasco da Gama na estreia pelo Brasileiro, em virada contra o Santos, Vegetti está na seleção da primeira rodada da competição.

Fazenda rejeita oferta de São Januário como garantia por dívida de FGTS

O Fisco obteve na Justiça a penhora de dois contratos firmados com a SAF do Vasco da Gama, referentes a pagamentos anuais.

Gilmar Ferreira comenta intenção do Vasco de jogar clássico em São Januário

Para o jornalista, é digno o Vasco da Gama querer usar seu estádio, oportunidade em que falou também sobre o jogo de hoje.

Dedé aconselha Carille sobre jogo no Peru e comenta críticas a Coutinho

Dedé afirmou que Carille deveria pensar em um esquema em que Coutinho possa jogar solto contra o Melgar, no Peru.