Ex-Vasco que quase eliminou o Brasil em 2014 revela diagnóstico de câncer
Atacante chileno com passagem pelo Vasco da Gama, Mauricio Pinilla descobriu problema de saúde enquanto tratava outra condição médica.

Nome marcante da seleção do Chile, o ex-atacante Mauricio Pinilla revelou que vem tratando um câncer de pele. Hoje comentarista, ex-atleta de 42 anos descobriu a doença após os médicos desconfiarem de manchas em seu corpo enquanto tratava outro problema de saúde.
“Fui diagnosticado com prostatite (inflamação na próstata) e fui parar em médicos. Fiz um monte de exames por conta de umas manchas que apareceram na pele e diagnosticaram um câncer de pele”, disse Pinilla à rádio chilena La Metro.
Segundo o ex-jogador, ele ficou internado por quatro dias para a realização de exames:
— A primeira parte do tratamento é eliminar essas manchas, o que deve se resolver em curto prazo. Estou fazendo o tratamento. Tive muita exposição ao sol em treinamentos. Passei quatro dias internado, fizeram todos os exames. Minha contagem de glóbulos brancos disparou — explicou.
Pinilla teve longa carreira no futebol. Revelado pela Universidade de Chile, jogou em clubes como Inter de Milão-ITA, Sporting-POR, Celta-ESP e Atalanta-ITA. Entre 2008 e 2009, vestiu a camisa do Vasco, em sua única experiência no futebol brasileiro. Se aposentou em 2021, aos 37 anos, após passagem pelo Coquimbo Unido-CHI.
O torcedor brasileiro certamente se lembra de lance marcante de Pinilla na Copa do Mundo de 2014. No confronto entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final, quase marcou o gol que classificaria La Roja na prorrogação (a partida estava empatada em 1 a 1, e a seleção brasileira se classificou nos pênaltis), mas acertou a trave de Julio Cesar. Lance que o próprio Pinilla tatuou.
Pela seleção chilena, o ex-atacante disputou também as Copas Américas de 2015 e 2016 (edição centenário), que terminaram com títulos.
Fonte: O Globo