Ex-Vasco diz se escolheria São Januário ou Maracanã para final da Copa do Brasil

Atleta que atuou em super times do Vasco da Gama revela sua preferência de estádio para a final da Copa do Brasil.

Gilberto em ação pelo Vasco
Gilberto em ação pelo Vasco (Foto: Reprodução)

Após o empate sem gols na Neo Química Arena, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21), às 18h (de Brasília), pelo jogo decisivo da final da Copa do Brasil. E o palco apontado pelo Cruz-maltino para o duelo foi o Maracanã.

Apesar de mandar as suas partidas em São Januário, em consenso entre os jogadores e a diretoria cruz-maltina ficou definido que o Maracanã, palco das semifinais contra o Fluminense, seria o local da partida de volta da final. Goleiro do Vasco, Léo Jardim explicou os bastidores da decisão após o empate em São Paulo.

Em entrevista à ESPN, o ex-lateral Gilberto, que foi campeão brasileiro e da Mercosul com o Vasco nos anos 2000, opinou sobre a escolha do palco da final pelo Cruz-maltino e disse que, se pudesse opinar, optaria por São Januário.

O ex-atleta lembrou inclusive da decisão do Mundial de Clubes de 2000 com o Corinthians, disputada no Maracanã, mas na época a escolha do local foi apontada pela Fifa, que organizava a competição.

“Se eu pudesse, obviamente jogaria em São Januário. Em São Januário você tem muito mais pressão, a torcida fica muito mais próxima, mas para todo jogador que já jogou jogos decisivos em São Januário, que já jogou com aquela torcida toda incentivando o jogo todo, São Januário é diferente”, disse Gilberto.

“Se eu pudesse opinar, gostaria de jogar em São Januário. Mas no Mundial (de 2000), por conta da Fifa, o jogo foi para o Maracanã, mas acho que, hoje, eu escolheria jogar em São Januário. A torcida faz um caldeirão, e vencer o Vasco em São Januário é muito difícil”, completou.

Gilberto ainda lembrou da decisão dos anos 2000 com o Corinthians, quando 73 mil torcedores estiveram presentes no Maracanã – e muitos deles corintianos. E disse que, apesar de preferir São Januário, Mário Filho possui toda uma mística

“A gente jogou para quase 80 mil pessoas e era um jogo de duas torcidas, a torcida do Corinthians compareceu, quase dividindo o estádio. A torcida do Vasco compareceu em peso, isso demonstra força da torcida vascaína. Jogar no Maracanã é algo mágico, eu não tive essa felicidade de jogar no novo Maracanã, mas era uma emoção muito grande”, disse.

“São Januário sempre vai ser o caldeirão vascaíno, toda vez que o Vasco joga em São Januário, se impõe muito mais, mas acho que no Maracanã traz toda essa história, para a gente era sempre bom estar ali, jogar com a torcida lotando o estádio. Foi emocionante, foi muito bom, infelizmente não conseguimos sair com a vitória”, finalizou.

Com o empate em 0 a 0 na ida, quem vencer fica com o título e, consequentemente, com a vaga na fase de grupos da próxima CONMEBOL Libertadores.

Próximo jogo do Vasco:

  • Corinthians (C): 21/12, 18h (de Brasília) – Copa do Brasil (final)

Fonte: ESPN Brasil

Comente

Veja também
Série revela bastidores de rixa entre Romário e Edmundo por funk

O documentário “No tempo dos bad boys” mostra como era a cena do futebol carioca com jogadores como Edmundo, Romário, Túlio e Renato Gaúcho.

Atacante do Vasco pode carimbar ano com título e artilharia do Brasil

Vasco da Gama pode fechar a temporada de forma mágica, com o título da Copa do Brasil e o maior goleador do país.

Título da Copa do Brasil pode representar uma nova era para o Vasco

Vasco da Gama enfrenta a equipe do Corinthians, neste domingo (21), no Maracanã, pela grande decisão da Copa do Brasil.

Vegetti aposta na torcida do Vasco para ser campeão da Copa do Brasil

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti conta com o apoio da torcida Cruzmaltina que irá lotar o Maracanã, no domingo (21).

Vasco renova com Lourdes González; atacante comemora

A paraguaia Lourdes González renovou seu contrato com o Vasco e reforça a equipe feminina por mais uma temporada.

Vasco defende escrita de 17 anos na Copa do Brasil após empate com Corinthians

Vasco da Gama e Corinthians decidem a Copa do Brasil no domingo (21), no Maracanã, com expectativa de quase 70 mil torcedores.

Tchê Tchê mira Copa do Brasil com o Vasco para manter tradição de títulos

Volante do Vasco da Gama, Tchê Tchê foi multicampeão por quase todos os clubes que defendeu ao longo de sua carreira.

Coutinho define cenário para 2026 no Vasco

Com contrato válido apenas até junho de 2026 no Vasco da Gama, Philippe Coutinho abre o jogo sobre o seu futuro no Clube.

IA crava resultado de Vasco x Corinthians

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam no segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2025, neste domingo.

Diniz chega a sua 7ª final em 3 anos e vai em busca de título inédito com o Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz comanda o Cruzmaltino diante do Corinthians, na final da Copa do Brasil.