Ex-Vasco, Diego Souza deixa Sport e pode encerrar a carreira
Atacante, campeão da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco da Gama, encerrou seu contrato com o Sport e não deve mais atuar profissionalmente.
Com o fim da temporada para o Sport, e o não acesso para a Série A, a diretoria do clube pernambucano começou nesta segunda-feira a traçar as primeiras diretrizes para 2024. E uma das primeiras decisões tomadas é a de que o atacante Diego Souza não permanece no elenco.
A informação foi confirmada pelo presidente rubro-negro Yuri Romão, em rápido contato por telefone com o ge.
”O contrato do Diego foi só até agora mesmo (fim da temporada). Ele inclusive já se despediu da gente”, afirmou o presidente do Sport.
Desta forma, a não permanência de Diego Souza no Sport também deve significar a sua aposentadoria dos gramados. O próprio jogador, de 38 anos, revelou em sua chegada ao Leão que aquela seria a sua última apresentação em um clube.
”Eu tinha objetivo de parar de jogar, sim. Tive a oportunidade de vir para cá e estou dizendo para vocês que é minha ultima apresentação. Se eu não jogasse no Sport, eu pararia de jogar”, afirmou na ocasião o DS87.
A terceira e última passagem de Diego Souza pelo Sport também foi a mais curta. Após dois meses se recondicionando fisicamente, o DS87 estreou marcando o gol da vitória sobre o ABC por 1 a 0, em Natal, na 28ª rodada da Série B. Depois disso pouco rendeu. Foram ao todo 11 jogos com a camisa rubro-negra, sendo apenas três como titular.
Idolatria na Ilha do Retiro
Ao desembarcar no dia 21 de julho para a sua última passagem pelo Sport, Diego Souza foi recepcionado por centenas de torcedores ao Aeroporto do Recife em busca de benção ao ”pai”, numa festa impressionante e que marcou retorno ao clube após cinco anos.
Em outubro, o jogador foi agraciado com o título de cidadão pernambucano. Idolatria construída nas suas duas passagens anteriores pelo clube, entre 2014 e 2017. Na Ilha do Retiro, Diego ganhou a alcunha de ”Embaixador de 87”, por conta do número de sua camisa.
O número faz alusão ao título brasileiro do Leão. Além disso, Diego assumiu o papel com provocações ao Flamengo por redes sociais sobre o assunto.
Em 2015, Diego ampliou seu protagonismo no Sport durante a disputa do Brasileirão. Ele liderou o time na campanha que terminou com a sexta colocação, a melhor campanha do clube na Série A de pontos corridos. Neste mesmo ano, chegou a jogar de goleiro contra o Flamengo após lesão de Magrão.
Diego Souza trocou o Leão pelo Fluminense, no começo de 2016, mas retornou após nove partidas. Nesta época, um áudio dele declarando amor ao Sport vazou e viralizou, aumentando ainda mais a idolatria dos rubro-negros. Neste mesmo ano, ajudou o Leão a evitar a queda sendo artilheiro do Brasileirão com 14 gols.
Fora de campo, Diego ganhou também a torcida do Sport com declarações fortes a favor do clube, como a feita após jogo contra o Cruzeiro que virou meme: ”Hoje pode me punir, me punam, faz o que vocês quiserem”.
Pelo Sport, chegou à seleção brasileira em 2017. E entrou para a história em amistoso contra a Austrália com o gol mais rápido da história da Canarinho (logo aos 10 segundos), e também como o primeiro jogador do Sport a marcar duas vezes no mesmo jogo com a camisa da seleção.
Fonte: Globo Esporte