Ex-lateral do Vasco, Gilberto relembra rixa entre Romário e Edmundo
Atleta do Vasco da Gama entre 2000 e 2001, Gilberto revelou bastidores da conturbada relação entre Romário e Edmundo.
A torcida do Vasco da Gama lembra com saudade do final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando o Cruzmaltino tinha um esquadrão que conquistou alguns dos principais títulos da história do Clube. Mas nem tudo eram flores no badalado elenco vascaíno, sobretudo o relacionamento entre as duas principais estrelas da companhia, Romário e Edmundo.
Um dos jogadores daquela época, o ex-lateral Gilberto relembrou ao Charla Podcast, um pouco da rixa entre o baixinho e o animal, tudo isso às vésperas de um dos jogos mais esperados do Campeonato Mundial de Clubes de 2000, entre o Vasco, e o então campeão da Champions League, Manchester United.
– O Romário fez gol com passe do Edmundo e depois o Edmundo fez o dele. Eram caras diferentes. Todo mundo sabia da rivalidade entre os dois, mas que dentro de campo a coisa funcionava. Os dois tinham muito essa coisa de protagonismo dentro deles. Eram jogadores que sabiam que tinham que resolver a situação.
Gilberto, que também teve passagens por times do Brasil e do exterior, como Cruzeiro, Flamengo, Inter de Milão e Tottenham, contou como o conflito entre os craques impactava no restante do elenco, contando uma situação inusitada que aconteceu nos treinos.
– Nós fazíamos um rachão ali em São Januário e dividíamos o campo. Aí chegavam Edmundo e Romário distribuindo os coletes e escolhendo os jogadores. Eu ficava quietinho no meu canto, batendo bola, porque se você falasse “Romário, dá um colete aí”, o Edmundo já te olhava de cara feia, e a mesma coisa acontecia com o Romário, eles nem olhavam na cara quem pedia os coletes no dia seguinte, mas os dois eram brabos demais.
Aposentado desde 2014, Gilberto jogou com a camisa do Time da Cruz de Malta entre 2000 e 2001, quando foi campeão brasileiro e da Copa Mercosul. Foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, onde fez um dos gols do Brasil na vitória por 4×1 diante do Japão.