Ex-jogadores contestam plano de recuperação judicial do Vasco

Um grupo de 10 ex-jogadores do Vasco citam cláusulas abusivas ao contestar o plano de recuperação judicial do Clube.

Éder Luís, ex-atacante do Vasco
Éder Luís, ex-atacante do Vasco (Foto: reprodução)

O plano de recuperação judicial do Vasco está sendo contestado por ex-jogadores presentes na lista de credores do clube. Um grupo de dez ex-atletas formalizou objeções ao plano apresentado e apontou ilegalidades, deságio considerado abusivo e ausência de viabilidade econômica. As contestações foram protocoladas na 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro na última quarta-feira, dia 1º de outubro.

Os ex-atletas do Vasco são representados pela Laporta Costa Advocacia. São eles: Abedi, Anderson Salles, Diogo Silva, Éder Luís, Fellipe Bastos, Jumar, Muriqui, Paulão, Thiago Maciel e Ygor Maciel. Procurado, o clube afirmou que ainda não foi formalmente notificado sobre o documento.

O grupo argumenta que o plano apresentado “impõe aos credores deságio de 92% aos credores trabalhistas não colaboradores”, o que seria incompatível com a Lei de Recuperação Judicial. No documento, há um pedido para que o juiz faça uma análise prévia de legalidade e validade do plano de recuperação judicial antes da Assembleia Geral de Credores.

“A cláusula 4.2 apresenta nulidade ao impor deságio de 92% aos credores que não aderiram às condições de pagamento discutidos na Mediação. Com efeito, o pagamento de apenas 8% (oito por cento) do crédito arrolado na Recuperação Judicial revela-se abusivo e ilegal, contrariando não apenas o contido no artigo 54 da Lei 11.101/05, que determina o pagamento integral dos créditos, mas também os princípios gerais do direito”.

Olimpia também faz contestações

O Olimpia, do Paraguai, também figura entre os credores contrários ao plano do Vasco. Também no dia 1º de outubro, o clube paraguaio fez contestações e apontou que o documento estabelece um tratamento desigual entre credores da mesma classe, uma vez que apenas quem participou das mediações conduzidas pela FGV foi contemplado com condições mais favoráveis. Segundo a manifestação, a proposta “cristalinamente favorece alguns poucos em detrimento da maioria”, ferindo o princípio da isonomia.

Além disso, o Olimpia criticou de forma contundente o deságio de 92% imposto aos trabalhistas que não aderiram ao acordo, chamando a medida de “absurda” e comparando-a a uma tentativa de perdão das dívidas. O clube paraguaio afirmou que o Vasco busca “remissão de suas dívidas” e não uma reestruturação real, já que prevê quitar apenas 8% de determinados créditos e ainda com prazos que extrapolam o limite legal de um ano previsto na Lei de Recuperação Judicial.

Vale ressaltar que, no fim de agosto, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia apontado “graves ilegalidades” no plano de recuperação judicial apresentado pelo Vasco e pela SAF, especialmente no tratamento de dívidas trabalhistas, e citou a necessidade da correção dos pontos ilegais antes da Assembleia Geral dos Credores. No cenário descrito, o MP indicou a impossibilidade de homologação pelo Juízo Recuperacional, mesmo que haja a aprovação dos credores.

Em parecer preliminar, o MP havia classificado as cláusulas como abusivas, discriminatórias e que “afrontam o ordenamento jurídico”. O órgão recomendou que o clube refaça trechos do documento antes da Assembleia Geral de Credores que decidirá o futuro do processo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Vitória

O técnico Fernando Diniz não deve contar com o zagueiro Carlos Cuesta para o jogo contra o Vitória, no domingo.

Juca Kfouri afirma que Leila Pereira quer ser dona do Vasco

Após Crefisa ceder empréstimo de R$ 80 milhões ao Vasco da Gama, Juca Kfouri afirma que Leila Pereira pretende compra a SAF do Clube.

Ascensão do Vasco passa por ajustes na defesa

Bom desempenho do Vasco da Gama antes da derrota para o Palmeiras se passa principalmente pelos ajustes no sistema defensivo.

Jogo entre Vasco e Vitória terá árbitro estreante na Série A do Brasileiro

CBF define que o duelo entre Vasco x Vitória terá Fernando Mendes de Salles Nascimento Filho como árbitro principal; juiz estreia na Série A.

Vasco tem autorização para vender potencial construtivo de SJ

Vasco da Gama e Prefeitura do Rio assinam termo e Clube já pode comercializar o potencial construtivo para reforma de São Januário.

Cuesta é dúvida contra o Vitória; Matheus França tem mais chances de voltar

Com um edema na coxa, Carlos Cuesta participa de parte do treino do Vasco da Gama, mas ainda é dúvida; Matheus França deve ser relacionado.

Vasco terá jogos decisivos em outubro para definir objetivos no Brasileiro

O Vasco da Gama terá quatro jogos decisivos neste mês de outubro para definir suas pretensões no Brasileiro.

Vitória terá desfalques importantes contra o Vasco

Vasco da Gama e Vitória se enfrentam neste domingo (5), em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Felipe Melo cita Vasco ao criticar torcida do Botafogo

Comentarista do grupo Globo, Felipe Melo detonou os torcedores do Botafogo e destacou a postura do Vasco da Gama.

Vasco esclarece à Justiça empréstimo com a Crefisa; saiba detalhes do contrato

O acordo feito pelo Vasco da Gama já estava no planejamento e a quantia será utilizada durante a recuperação judicial para despesas.