Ex-árbitros consideram provocação de Soteldo em Santos x Vasco como antidesportiva

Meia-atacante do Santos, o venezuelano Soteldo subiu na bola na partida entre Santos e Vasco da Gama, pela 25ª rodada do Brasileiro.

Soteldo sobe na bola em provocação ao Vasco
Soteldo sobe na bola em provocação ao Vasco

A ‘subida’ na bola de Soteldo durante a vitória do Santos sobre o Vasco rendeu polêmicas. Além de gerar confusão entre os jogadores, a dúvida se o ato é considerado conduta antidesportiva ou não tomou conta dos debates. Se sim, o lance seria passível de cartão amarelo.

O árbitro Anderson Daronco advertiu o meia-atacante, mas a justificativa também gerou conflito. Isso porque o juiz escreveu na súmula da partida que o amarelo foi apresentado pois Soteldo “discutiu com seu adversário com a bola fora de jogo”, configurando atitude antidesportiva. O Peixe discorda da interpretação e tenta reverter a punição, que gerou suspensão do venezuelano por acúmulo de cartões.

Em entrevista ao Lance!, Leonardo Gaciba — ex-chefe da comissão de arbitragem da CBF e atualmente comentarista da ESPN — explicou que a atitude de Soteldo configura desrespeito ao jogo por ter única e exclusivamente a provocação como objetivo final. O profissional também ressaltou que a punição imediata evitaria confusões e as expulsões de Lucas Lima, Rodrigo Fernández e Medel.

– A atitude de Soteldo claramente se enquadra em conduta antidesportiva. Aliás, caso o árbitro tivesse velocidade de reação, poderia apitar e marcar tiro livre indireto contra o jogador, apresentando cartão amarelo a ele. Não tenho dúvidas que esta conduta evitaria todos os outros cartões vermelhos do jogo – comentou.

Sálvio Espinola, que apitou Copa América, Libertadores e diversas partidas importantes, concorda com a análise de Gaciba. Ele fez questão de diferenciar a jogada de Soteldo no jogo entre Santos e Vasco de outras demonstrações de habilidade.

– Desrespeito ao jogo, aos adversários, ao futebol, são punidos como conduta antidesportiva pelas regras do futebol. Lógico que o drible, a bicicleta, a jogada do Garricha, o ‘foquinha’, é tudo legal, por serem ações com objetivo do gol. Se o objetivo é o gol, legal. Se for debochar, é conduta antidesportiva. Futebol é profissional, alto nível – disse

A ex-árbitra, pós-graduada em jornalismo esportivo e comentarista da ESPN, Renata Ruel, explicou o espírito da regra. Ela ressaltou que a responsabilidade de tomar as decisões é do árbitro do jogo, que é orientado a interpretar e definir os próximos passos em lances como o de Soteldo. A profissional também destacou um tópico configurado como conduta antidesportiva segundo as regras: o ato de “mostrar desrespeito ao futebol”.

– Essa parte da regra é extremamente ampla, interpretativa e entra também nas orientações que os árbitros recebem, por exemplo, sem considerar a questão tática da infração. Nem todo segurar é para cartão amarelo, mas aquele acintoso no qual o jogador só quer parar a jogada entra nessa parte. Nem toda mão na bola é para cartão, mas aquela que mostra desrespeito ao jogo é, entre outras atitudes, uma que pode entrar nessa parte da regra. A provocação entra aí também, não está explícita, mas está dentro das orientações que os árbitros recebem para encaixar nessa parte – afirmou.

Suspensão

Daronco não necessariamente apresentou o amarelo para Soteldo pela subida na bola, mas o jogador acumulou três cartões e está fora do clássico contra o Palmeiras, no domingo (1). O jogo acontecerá na Arena Barueri, às 16h.

Mais sobre:SantosSoteldo
2 comentários
  • Responder

    Soteldo foi otário, o locutor foi otário, e quem apoia essas atitudes para desmerecer o clube Vasco da Gama é otário.

  • Responder

    Quanta tempestade em um copo d’ agua grande parte da imprensa , como esta atitude do Soteldo , ora futebol é alegria , espetáculo ,aquela atitude foi para extravasar sua alegria , afinal o seu time como o adversário no momento está na corda bamba , si é assim, tem que punir as dancinhas ,os requebros como o de Edmundo , aquele gesto daquele atacante em mostrar uma degola , o gesto de choro do Bruno Henrique , tudo isto faz parte do espetáculo assim esta palhaçada de racismo quando um torcedor babaca faz um gesto de macaquice em que ele está sendo o próprio e o jogador de cor si sente ofendido , ora quem está sendo racista ? era preciso dá um freio nestas bobagens do correto incorreto e deixar o espetáculo continuar com suas manifestações de alegria porque isto é o futebol .

Comente

Veja também
Técnico do Melgar projeta jogo contra o Vasco

Wálter Ribonetto, técnico do Melgar, revelou suas expectativas para o duelo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira.

É hoje! Vasco enfrenta o Melgar às 19h pela Copa Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar no Estadio Monumental Virgen de Chapi, nesta quarta-feira, em estreia na Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Melgar x Vasco pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Melgar e Vasco da Gama nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana 2025.

Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana.

Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Veja como chega o Melgar para o duelo contra o Vasco

Melgar é o atual líder do Peruano, com 100% de aproveitamento, e encontra o Vasco pela 1ª vez na Sul-Americana.

Léo Jardim projeta jogo contra o Melgar e revela já sentir efeitos da altitude

Léo Jardim espera jogo difícil contra o Melgar, mas disse que a equipe está preparada para fazer uma boa partida.

Vasco vence o Mazagão no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 3×1, no estádio Glicério Marques, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17.

Carille deve repetir escalação do Vasco para enfrentar o Melgar

O técnico Fábio Carille deve repetir a equipe que venceu o Santos para a estreia na Sul-Americana, contra o Melgar.

Com a presença da torcida, Vasco treina em Arequipa antes de enfrentar o Melgar

Cerca de 40 torcedores locais, acompanharam o treino do Vasco da Gama no Estádio Municipal de Sachaca, nesta terça.

Sair da versão mobile