Ex-árbitro elogia palestra sobre o racismo realizada pelo Vasco no CT do Almirante
Carlos Eugênio Simon, ex-arbitro de futebol, rasgou elogios ao Vasco da Gama pela palestra sobre o racismo no CT do Almirante.
O ex-árbitro Carlos Eugênio Simon elogiou o Vasco da Gama por palestra contra o racismo realizada pelo professor José Nilton Junior no CT do Almirante na última quinta-feira (06).
O Gigante da Colina convidou o professor José Nilton Junior, que foi vítima de racismo, para um bate-papo com os jogadores cruzmaltinos antes do treino, com o objetivo de fortalecer o movimento antirracista.
No seu Blog no site da ESPN, Carlos Eugênio Simon rasgou elogios pela iniciativa do Cruzmaltino, que é pioneiro na luta contra o racismo no futebol brasileiro desde os seus primordios.
– Merece rasgados elogios a iniciativa levada a efeito pelo Vasco na semana passada, quando o clube abriu as portas do CT do Almirante para o professor de História José Nilton Junior para palestrar sobre racismo com os jogadores do elenco profissional.
Ele também relembrou a recusa do Vasco de retirar jogadores negros e operários do seu elenco, através da carta chamada Nova Resposta Histórica, enviada para a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) em 1924.
– Relembrar e colocar o assunto em evidência nos dias de hoje, quando o racismo se manifesta de forma especialmente agressiva nas redes sociais, é um ato de cidadania contra a discriminação que merece ser exaltado e elogiado. Parabéns, Vasco da Gama!
Após a palestra realizada no Vasco da Gama, o professor José Nilton Junior recebeu uma réplica da Nova Resposta Histórica.