Estratégia diferente! Veja o que o Vasco precisa fazer para surpreender o Flamengo

O Vasco da Gama precisa ser mais rápido, eficiente no ataque e marcação mais intensa para buscar a classificação contra o Flamengo.

Raniel durante o jogo contra o Flamengo
Raniel durante o jogo contra o Flamengo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Em desvantagem, o Vasco precisa iniciar a partida contra o Flamengo, neste domingo, às 16h, no Maracanã, de maneira diferente. Marcar forte e não dar espaço para o forte ataque do adversário, porém ser mais rápido e eficiente nas transições ofensivas. Ficar apenas atrás como aconteceu no primeiro tempo da última quarta-feira não levará o clube à final do Carioca.

O técnico Zé Ricardo sabe que a estratégia de esperar o adversário e explorar os contra-ataques não surtiu efeito. Mesmo escalando Weverton mais à frente, fazendo uma dobradinha com Léo Matos, o lado direito foi nulo no apoio. O time pouco incomodou o adversário no primeiro tempo e só conseguiu finalizar mais na volta do intervalo.

No entanto, ainda é pouco para um time que agora precisa sair de campo com dois de diferença sobre o rival. Uma das grandes dificuldades do time neste início de temporada tem sido justamente o setor de criação. Em determinados momentos, apenas Gabriel Pec se torna uma válvula de escape com velocidade, e o time fica desequilibrado, atacando apenas por um lado.

Esses problemas também resultaram em péssimas atuações contra Ferroviária e Juazeirense, pela Copa do Brasil – o que gerou também uma eliminação precoce. Faltam poucas semanas para o início da Série B – principal objetivo do clube no ano. O jogo deste domingo servirá também como um teste importante para o elenco, que ainda não venceu clássicos na temporada.

A tendência é que Figueiredo, que entrou bem na primeira partida, ganhe uma chance. Apesar de atuar como centroavante e se destacar na Copinha, deve ser utilizado no lado de campo. Forte fisicamente, pode dar mais opção pela ponta e mostrou que busca constantemente a finalização. Raniel precisa segurar mais essa bola na frente, para tabelar com quem vem de trás.

Um aspecto importante é a saída de bola, seja com os zagueiros ou volantes. Ela necessita ser mais rápida e ter mais qualidade para que Nene tenha condição de dar sequência às jogadas. O camisa 10 foi bem marcado no primeiro jogo e a bola pouco chegou para ele decidir com um passe para furar a linha defensiva rubro-negra.

Além das questões táticas e técnicas, a parte mental é extremamente importante em um clássico decisivo. No treino que antecede o jogo, a linda festa da torcida e a presença dos sócios da 777 Partners – que pretende adquirir 70% da SAF vascaína – podem ter fortalecido o grupo. O foco tem que ser total no jogo e na possibilidade de dar alegria ao torcedores apaixonados semanas antes da Série B.

Apesar da notória diferença, futebol é um esporte apaixonante e clássico tem toda uma atmosfera especial. O Vasco, na temporada passada, derrotou esse mesmo Flamengo por 3 a 1, sob o comando de Marcelo Cabo. Em campo, com estratégias e táticas bem montadas, as diferenças podem diminuir e a equipe com o elenco mais carente de recursos pode ser competitiva e surpreender.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Sair da versão mobile