Esquema de Ricardo Sá Pinto fica em xeque após goleada do Ceará

O Vasco da Gama tem entrado em campo com três zagueiros, o que não evitou a goleada para o Ceará por 4x1, em São Januário.

Ricardo Sá Pinto durante jogo contra o Fortaleza
Ricardo Sá Pinto durante jogo contra o Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

Imagina-se que a opção por escalar três zagueiros busca solidez no sistema defensivo. É desta forma com que o técnico Ricardo Sá Pinto tem escalado o Vasco da Gama, o que, desde o começo, vem dividindo opiniões na massa vascaína.

É um esquema retrancado? Não precisamente. Depende da forma como é aplicado em campo. Em entrevista recente, Ricardo Sá Pinto explicou que o Vasco joga num 4-3-3 quando está ofensivo e 4-5-1 quando espera mais as ações do adversário, podendo se tornar um 3-5-2.

Seja qual for a forma como o Vasco estiver em campo, o torcedor espera que com três zagueiros a defesa seja uma espécie de Fortaleza. No entanto, isso não pôde ser visto nem de perto na goleada por 4×1 para o Ceará em pleno São Januário.

Erros coletivos e individuais foram vistos ao longo de todo os 90 minutos, o que implicou diretamente no resultado. Na atuação defensiva desastrosa, os três zagueiros, Leandro Castan, Miranda e Ricardo Graça erraram de forma grosseira e a desorganização defensiva foi notável.

Para a partida contra o Defensa y Justicia, da Argentina, que será nesta quinta-feira (03), às 21h30min, em São Januário, valendo uma vaga nas quartas de final da Sul-Americana, o Vasco contará com o retorno de Ricardo Sá Pinto na beirada de campo, ele que estava se recuperando da Covid-19.

O português, no entanto, não deve fazer alteração no esquema tático para o confronto decisivo. Lembrando que no jogo de ida o placar ficou no 1 a 1, e um simples empate em 0 a 0 classifica o Gigante, que apesar da vantagem deve buscar a vitória em casa.

1 comentário
  • Responder

    NUNCA EM MINHA VIDA VI UM VASCO TÃO RIDÍCULO, PEQUENO, MEDÍOCRE COMO O DESSE CAMPEONATO, DESDE QUE COMEÇOU SUA DERROCADA SEM FIM. ONTEM, AO LEVAR O SEGUNDO GOL, DESLIGUEI A TELEVISÃO. A REVOLTA É GRANDE, AO CONSTATAR, NA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO TIME, PRINCIPALMENTE TÉCNICA, UMA INCOMPETÊNCIA SEM LIMITES. MAIS QUE ISSO, PARECE UM BOICOTE DE DENTRO PRÁ FORA, QUE OBRIGA CADA JOGADOR A OFERECER UMA MÍNIMA PARCELA DO QUE PODE! NÃO É POSSÍVEL QUE JOGADORES DE FUTEBOL COMO OS QUE O VASCO TEM OFEREÇAM CONTÍNUAMENTE ESPETÁCULOS TÃO DEPRIMENTES DE FALTA DE CATEGORIA, DE AUSÊNCIA DE TALENTO, DE DESCOMPROMISSO COM A ÚNICA COISA QUE FAZEM – JOGAR FUTEBOL! O VASCO É, DISPARADO, O PIOR TIME ENTRE OS 20 QUE DISPUTAM A SÉRIE “A” DO BRASILEIRÃO. JOGANDO O QUE ESTÁ, NA SÉRIE “B”, PROVAVELMENTE ESTARIA TAMBÉM NA ZONA DE DESCLASSIFICAÇÃO. O PROBLEMA, A MEU VER, NÃO É DE JOGADORES, POIS O VASCO OS TEM, E OS MESMOS COMPROVARIAM ISTO, SE ESTIVESSEM EM CLUBES SEM OS INÚMEROS PROBLEMAS QUE O DESTROEM INAPELAVELMENTE. NÃO DÁ PARA ACREDITAR COMO TREINADORES SUPOSTAMENTE PROFISSIONAIS NÃO PERCEBAM, HÁ 3 MESES, A TOTAL E ABSOLUTA INOPERÂNCIA DOS ESQUEMAS DE JOGO ADOTADOS E DA DE JOGADORES COMO RIBAMAR, PIKACHU, FELIPE BASTOS E OUTROS, QUE ESCALAM INSISTENTEMENTE. É LAMENTÁVEL SE VER UM TIME COM A HISTÓRIA DO VASCO SE APRESENTAR EM CAMPO COMO SE FOSSE UM TIME DE VÁRZEA, DE TERCEIRA DIVISÃO, JOGANDO COM MEDO DE ATACAR, SEMPRE PRÁ TRÁS, SEM PERSONALIDADE, SEM ALMA, INCAPAZ DE SE IMPOR A NINGUÉM NEM MESMO EM CASA, UM TIME SEM VERGONHA NA CARA! NÃO, AMIGOS, DECIDI PARAR COM A ESTUPIDEZ QUE VENHO PRATICANDO CONTRA MIM MESMO AO TORCER PELA INCOMPETÊNCIA E EM SEGUIDA ME SENTIR CONSTANTEMENTE FRUSTRADO. HÁ VIDA INTELIGENTE FORA DO VASCO. VOU AO ENCONTRO DELA!

Comente

Veja também
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile