Esmagador de tabus, Diniz mira próxima quebra de escrita contra o Palmeiras

Vasco da Gama enfrenta o Palmeiras, nesta quarta-feira (1), em São Paulo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fernando Diniz em Vasco x Cruzeiro
Fernando Diniz em Vasco x Cruzeiro (Foto: Alexandre Durão)

Com duas vitórias seguidas e uma invencibilidade de sete jogos, o Vasco navega por águas calmas neste momento da temporada. A equipe está em 11º lugar no Brasileirão, a uma distância segura da zona de rebaixamento (oito pontos), de olho na parte de cima da tabela e tem tido sucesso na hora de quebrar algumas marcas que causavam incômodo nos últimos anos.

A vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no sábado passado, foi uma delas. O Vasco não derrotava o time mineiro em São Januário desde 2019, quando venceu por 1 a 0, com gol de Guarín. Houve só uma vitória vascaína como mandante nesse período, pela Série B em 2022, mas o jogo foi realizado no Maracanã.

E tem outras. O ge destacou alguns dos tabus quebrados pelo Vasco no Brasileirão sob o comando de Fernando Diniz nesta temporada. Veja:
Na 12ª rodada, o Vasco venceu o São Paulo por 3 a 1 no Morumbis e voltou a conquistar uma vitória jogando como visitante em São Paulo depois de oito anos. A última havia sido a virada por 2 a 1 sobre o Santos em 2017.

Com os empates por 0 a 0 (primeiro turno) e 1 a 1 (segundo) com o Flamengo, o Vasco vai completar um Brasileirão invicto contra seu maior rival pela primeira vez desde 2018. Na ocasião, também foram dois empates.
A vitória sobre o Cruzeiro, no sábado, também serviu para quebrar uma escrita curiosa: foi a primeira vez em 13 anos que o clube venceu um jogo contra o goleiro Cássio. Antes disso, eram 11 vitórias para o goleiro ex-Corinthians e sete empates nos 18 encontros entre eles.

A goleada por 6 a 0 sobre o Santos na 20ª rodada encerrou dois longos tabus no Brasileirão: foi a primeira vez que o Vasco fez seis gols em uma partida desde 2008 (6 a 1 sobre o Atlético-MG); e a primeira vitória do clube por seis gols de diferença desde 2001 (7 a 1 sobre o São Paulo).

O Vasco, neste momento, tem um saldo positivo de três gols no Brasileirão. De acordo com o Gato Mestre, essa é a primeira vez desde 2012 que o clube chega na 25ª rodada com mais gols feitos do que sofridos. Na ocasião, o time estava em quarto lugar com saldo positivo de seis (32 marcados e 26 sofridos).

Próximo tabu: vencer o Palmeiras

O próximo compromisso do Vasco no Brasileirão é na quarta-feira, quando a equipe enfrenta o Palmeiras, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. Essa é mais uma oportunidade para o time de Diniz encerrar um tabu incômodo.

O Vasco não consegue vencer o Palmeiras há 10 anos, considerando todas as competições. A última vitória foi novembro de 2015, quando fez 2 a 0 em São Paulo e deu início a uma série invicta que só foi quebrada no ano seguinte. De lá para cá, foram 13 encontros, com nove vitórias do Palmeiras e quatro empates.

Para o Palmeiras, nós vamos nos esforçar da mesma maneira – disse Fernando Diniz depois de vencer o Cruzeiro.

Sabemos que jogar lá é muito difícil e no Allianz é mais ainda. Campo de grama sintética, mais rápido, os caras molham muito o campo. Um aproveitamento grande. Vamos nos preparar da melhor maneira para ir a São Paulo e fazer uma boa partida – concluiu.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Rayan empata com Vegetti como artilheiro do Vasco na era Diniz

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, Rayan tem sido o principal nome do ataque Cruzmaltino desde a chegada de Fernando Diniz.

Confira as chances de título, Libertadores e rebaixamento do Vasco

Com 30 pontos conquistados, o Vasco da Gama tem mais de 90% de chances de permanecer na Série A do Brasileiro.

Vasco leiloa camisas usadas contra o Cruzeiro em ação do Dia dos Surdos

Vasco da Gama disponibilizou os uniformes utilizados na vitória contra o Cruzeiro em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Palmeiras

O técnico Fernando Diniz terá que mudar a escalação do Vasco da Gama para enfrentar o Palmeiras, nesta quarta-feira.

Matheus França ganha espaço no Vasco e vira opção para Diniz

Matheus França vem ganhando a primeira sequência de partidas no Vasco da Gama após período parado por problemas médicos.

Jogador do Vasco se destaca em estreia do Brasil na Copa do Mundo Sub-20

O lateral-esquerdo Leandrinho teve atuação segura no empate do Brasil contra o México, pela Copa do Mundo Sub-20.

Cássio Barros projeta jogo contra o Palmeiras pelas quartas do Brasileiro Sub-17

O técnico Cássio Barros analisou o desempenho do Vasco na competição e mira classificação diante do Palmeiras.

Vitória contra o Cruzeiro reforça importância da nova dupla de zaga do Vasco

Com Caros Cuesta e Robert Renan na zaga, o Vasco da Gama voltou a vencer sem sofrer gols após mais de um mês.