Em entrevista Rodrigo Poletto detalha seu trabalho

Rodrigo Poletto, um dos integrantes da comissão técnica cruzmaltina, falou sobre seu trabalho no Vasco e preparação física dos jogadores.

Tenho a honra de trazer para os leitores do Blog Jogo Aberto Sem Firulas do Lance’Net”Activo e para os leitores do Supervasco.com, uma entrevista gentilmente cedida pelo preparador físico Cruzmaltino Rodrigo Poletto.

Sabemos que a preparação física é um dos pontos fundamentais e importante nesse mundo futebolístico contemporâneo. Rodrigo Poletto, um dos integrantes da comissão técnica cruzmaltina, falou sobre a estrutura do clube seu trabalho na colina e preparação física dos jogadores Diego Souza, Felipe, Juninho e cia.

Jogo Aberto Sem Firulas: Fale um pouco sobre você e sua formação.
R.Poletto: Sou Formado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pós Graduado em Especialização em Treinamendo Desportivo pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Mestrado em Ciencias de los Juegos Deportivos pela Universidad de Matanzas – Cuba

Jogo Aberto Sem Firulas: Como chegou no mercado do esporte? Sempre foi seu objetivo?
R.Poletto: Sempre foi meu objetivo trabalhar com preparaçao física, desde o início da universidade sempre fiz vários cursos em avaliaçao, preparaçao física, fisiologia do esporte, futebol…Iniciei trabalhando com categorias menores desde mirim, infantil, juvenil, juniores, auxiliar no profissional ate preparador fisico profissional. Essa base forte de muitos anos trabalhando em todas categorias com certeza me ajudaram muito no desenvolvimento teórico-prático das atividades esportivas no futebol.

Jogo Aberto Sem Firulas: Atua em outra área esportiva?
R.Poletto: Sempre atuei na área de preparaçao física para atletas de futebol.

Jogo Aberto Sem Firulas: Qual o seu principal objetivo no Vasco?
R.Poletto: Continuar com o desenvolvimento do treinamento integrado, unificando todas as áreas esportivas do clube para o cumprimento dos nossos objetivos maiores que são sempre a conquista de títulos.

Jogo Aberto Sem Firulas: O que você conhecia do Vasco? Qual a imagem do clube você tinha antes de vir para a colina histórica?
R.Poletto: O Vasco sempre foi um dos maiores clubes do Brasil, reconhecido pela sua grandeza, títulos conquistados e de grandes ídolos. Por isso a responsabilidade de assumir o cargo nessa equipe foi enorme, procuro sempre manter o profissionalismo e respeito com sua imensa torcida.

Jogo Aberto Sem Firulas: Ao chegar no Vasco, o que achou da estrutura do clube?
R.Poletto: No inicio do ano de 2011 quando cheguei ao vasco a estrutura do clube necessitava de urgentes melhorias, que aconteceram e estao acontecendo até hoje. Novas instalações de vestiário e sala de musculaçao foram as primeiras melhorias, bem como investimentos na fisiologia, fisioterapia e departamento médico. Ainda necessitamos melhorias nos alojamentos, refeitórios e contrução de campos de treinamento. O clube continua evoluindo neste sentido pois o futebol moderno exige tais mudanças.

Jogo Aberto Sem Firulas: Quais as principais características do teu método de treinamento? O que diferencia teu método dos demais programas de treinamento?
R.Poletto: Procuro estar sempre me atualizando com metodologias utilizadas em grandes clubes da Europa, mas tambem intercambiando conhecimentos com profissionais da praparaçao fisica brasileira. Hoje temos grandes profissionais atuando no nosso futebol que estao contribuindo muito para o futebol competitivo moderno.

Jogo Aberto Sem Firulas: Você admira algum outro profissional de sua área?
R.Poletto: Tenho grandes amigos com quem trabalhei e outros que admiro o trabalho dentre eles posso citar: Darlan Schneider, Paulo Paixao, Fabio Mahseredjian, Carlinhos Neves…

Jogo Aberto Sem Firulas: Qual a sua análise do trabalho realizado no Vasco até aqui?
R.Poletto: Encontramos uma equipe muito boa de trabalho no vasco e conseguimos integrar nosso trabalho em conjunto com os demais departamentos isso facilitou muito na execuçao da nossa metodologia. Avalio como muito positivo este trabalho realizado, estamos conseguindo chegar nas finais em todas as competiçoes mostrando que temos uma equipe competitiva que busca sempre a conquista de títulos.

Jogo Aberto Sem Firulas: Tem algum jogador cruzmaltino acima do peso e com dificuldades de retornar ao peso ideal?
R.Poletto: Esses tipos de problemas fazem parte de qualquer equipe de trabalho, mas hoje temos todos os atletas empenhados e comprometidos com a melhora constante de sua performance ideal. Incio de temporada e atletas que chegam depois para serem integrados ao elenco apresentam muitas vezes peso acima do ideal, mas depois de programas especificos atingem seu melhor indice. hoje nossa equipe apresenta uma performance ideal dentro da competição.

Condicionamento Físico!

Jogo Aberto Sem Firulas: Percebe-se que o condicionamento físico dos nossos atletas sempre tem sobrado no 2º tempo dos jogos, qual a razão deste fato?
R.Poletto: Procuramos fazer uma pre temporada muito boa dentro do tempo curto que tivemos. Utilizamos uma metodologia integrando trabalhos físicos e tecnicos para rápida adaptaçao e condicionamento. Nossa metodologia teve excelente assimilaçao pelo grupo de jogadores, que já no primeiro turno da competiçao chegou na final de forma invicta e vem mantendo os níveis de performance durante a competição com baixíssimos casos de lesoes musculares.

Jogo Aberto Sem Firulas: Com dois campeonatos em andamento, a carga de trabalhos físicos está sendo reduzida?
R.Poletto: A carga de trabalho físico varia muito de atleta para atleta, os atletas que jogam os dois jogos na semana tem um trabalho maior de reforço muscular e recuperçao física, já os atletas que entram nas partidas, tem outra carga de trabalho, os atletas que ficam no banco de reserva e nao atuam, tem carga diferente de trabalho físico e os atletas que nao integram a relaçao do jogo tem outra carga ainda de trabalho. Por isso pensamos em cada grupo de trabalho e ainda de forma individual, atuando nas capacidades físicas que cada atleta necessita.

Jogo Aberto Sem Firulas: Juninho e Felipe sentiram lesões estão retornando. Como anda a preparação física desses Jogadores para essa grande maratona de jogos?
R.Poletto: No caso do Felipe a lesão foi no ombro, o que possibilitou a continuidade em seu trabalho físico especifico, sem maiores dificuldades ou perdas de performance. O Juninho foi uma cirurgia dentária o que impossibilitou de treinar durante uma semana, portanto esta que retomando trabalhos especificos para que atinja gradualmente sua performance.

Jogo Aberto Sem Firulas: Alguns comentam que Diego Souza tem dificuldades com a balança e que seria esse o real motivo do Diego oscilar em campo, Procede essa informação?
R.Poletto: Não acredito nisso. O Diego é um excelente atleta, esta treinando desde o inicio da temporada sem nunca ter nenhum tipo de lesao ou ficado fora de algum treinamento.O que acontece com o Diego é que ele possui um biotipo grande, necessita sempre estar treinando exercícios de força, e que muitas vezes devido a enorme maratona de jogos ele fica impedido de realizar esse tipo de trabalho fazendo com que ele tenha algumas oscilaçoes de performance. Por isso o treinamento é muito importante para os atletas, fazendo com que o rodízio de jogadores ajude a dar condiçoes de todos atuarem e realizarem sessoes de treinamentos específicos.

Jogo Aberto Sem Firulas: Como estão fisicamente os jogadores? Alecsandro-Kim e Éder Luis ‘sendo que o Éder retorna de lesão’?
R.Poletto: O Alecsandro tem sido o atleta que mais atuou durante a temporada, é um atleta que fez uma ótima pre temporada que esta permitindo que ele atravesse essa maratona de jogos sem nenhum tipo de problema. O Kim teve uma lesao de joelho devido a uma pancada durante um treinamento e já esta a disposicao do tecnico apresentando boa performance. O Eder no inicio do ano fez uma cirurgia devido a fratura por stress onde passou 4 meses de recuperaçao, agora já esta recuperado e integrado normalmente ao grupo.

Jogo Aberto Sem Firulas: A atual situação física dos jogadores com os problemas de contusões podem prejudicar o vasco na Libertadores?
R.Poletto: Hoje temos um grupo de 30 atletas no clube , e temos somente dois com problemas no departamento médico. O Tenório que teve uma lesao de tendao de aquiles e o Dedé com fratura por stress na fíbula. O restante do grupo esta a disposiçao do técnico Cristóvao.

Jogo Aberto Sem Firulas: Você é bem jovem, e às vezes tem que lidar com jogadores bem mais experientes, muitas vezes cheios de manias e marras. Isso atrapalha?
R.Poletto: Nunca tive qualquer tipo de problema com nenhum atleta, trabalho desde muito cedo com atletas e essa base sempre me ajudou no relacionamento de respeito entre todos os profissionais.

 blog jogo aberto sem firulas

Comente

Veja também
Assista aos melhores momentos de Vasco 1 x 0 Flamengo pelo Carioca Sub-20

Vasco da Gama vence o Flamengo neste sábado (12) e conquista o título do Carioca Sub-20, de forma invicta; veja os melhores momentos.

Rafael Paiva completa 1 turno no Campeonato Brasileiro e reencontra 1º rival

Após um turno no comando do Vasco da Gama, Rafael Paiva reencontra São Paulo; no 1º jogo o Cruzmaltino goleou por 4×1.

Bruno Lopes comemora título do Carioca Sub-20 e provoca o Flamengo

Na manhã deste sábado (12), o Vasco da Gama bateu o Flamengo pelo sub-20 e conquistou o título do Carioca; Bruno Lopes provoca rival.

Vasco vence o Flamengo é bicampeão do Carioca Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama venceu o Flamengo por 1×0 e conquistou o bicampeonato do Carioca de forma invicta.

Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Sair da versão mobile