Entenda os próximos passos do Vasco com a aprovação da recuperação judicial
O plano de acerto de contas do Vasco da Gama foi aprovado por 97,7% dos credores que participaram da assembleia realizada nesta quinta-feira.

O Vasco deu um dos passos mais importantes de sua reestruturação financeira ontem. Em Assembleia, os credores (aqueles que têm dívidas a receber do clube) aprovaram o plano de recuperação judicial apresentado pelo cruz-maltino. Com isso, o clube e a SAF passam a ter prazos e condições facilitadas para o pagamento de sua grande massa de dívidas
O plano foi aprovado por 97,7% dos credores presentes. A reunião começou no início da tarde. Segundo o ge.globo, o encontro durou cerca de seis horas, e houve ajustes e alterações em propostas durante a reunião, que teve duas pausas para que os credores pudessem deliberar. Também houve a criação de novas categorias entre os credores.
“O Vasco da Gama agradece a confiança dos credores e reconhece o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos neste processo. Trata-se de mais um passo importante na construção de um futuro sólido e sustentável para o clube”, diz trecho de nota do Vasco.
Agora, as dívidas serão pagas numa espécie de fila organizada, acompanhadas pela Justiça, e com condições que permitam que a operação do clube não se comprometa, conforme o plano: prazos maiores, deságios (descontos) e parcelamentos. O clube fica protegido de execuções (penhoras), mas estará sujeito a leilões e até falência caso não faça os pagamentos. O plano ainda precisa ser homologado judicialmente.
“A aprovação do plano garante segurança jurídica para o cumprimento dos compromissos assumidos e viabiliza a continuidade das atividades com estabilidade, responsabilidade e transparência”, adiciona o clube.
O processo foi iniciado pela diretoria de Pedrinho em outubro de 2024, quando o Vasco obteve decisão na Justiça suspendendo execuções enquanto fazia reuniões de mediação com credores junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Processo seguido pela elaboração e apresentação da primeira versão do plano à Justiça e aos credores, em maio deste ano.
Revenda da SAF
Nas últimas semanas, o processo passou por questionamentos judiciais dos próprios credores (movimentos normais nesse tipo de operação) e do Ministério Público, que apontou o que considerou como ilegalidades e cláusulas abusivas em relação a algumas dívidas tratadas no plano e solicitou que o cruz-maltino fizesse ajustes antes da Assembleia. O Vasco anexou um segundo aditivo ao plano.
A recuperação judicial também é um movimento importante numa futura revenda da SAF do clube. Com o plano aprovado e homologado, investidores interessados terão uma dimensão real do fluxo financeiro necessário para o pagamento das dívidas do clube, sem asfixia financeira e pouco previsível das penhoras.
Hoje, somados clube e SAF, o Vasco tem uma dívida calculada em cerca de R$ 1,4 bilhão. São cerca de 600 credores, sendo 257 trabalhistas.
Veja a nota completa do Vasco:
O Vasco da Gama informa que o Plano de Recuperação Judicial foi aprovado, em primeira convocação, na Assembleia Geral de Credores realizada nesta quinta-feira (9/10).
O plano recebeu aprovação de 97,7% dos credores presentes.
A decisão histórica – inclusive no futebol brasileiro – representa um marco fundamental no processo de reestruturação financeira do Club de Regatas Vasco da Gama e da Vasco SAF, reforçando a confiança e a credibilidade conquistadas ao longo das negociações iniciadas em outubro de 2024 quando a Justiça concedeu a tutela cautelar antecedente.
A aprovação do plano garante segurança jurídica para o cumprimento dos compromissos assumidos e viabiliza a continuidade das atividades com estabilidade, responsabilidade e transparência.
O Vasco da Gama agradece a confiança dos credores e reconhece o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos neste processo. Trata-se de mais um passo importante na construção de um futuro sólido e sustentável para o clube.
Seguimos firmes nessa jornada, certos de que, com união e trabalho, somos mais fortes.
Club de Regatas Vasco da Gama
Vasco SAF
Fonte: O Globo