Entenda os próximos passos do Vasco com a aprovação da recuperação judicial

O plano de acerto de contas do Vasco da Gama foi aprovado por 97,7% dos credores que participaram da assembleia realizada nesta quinta-feira.

Bandeira do Vasco da Gama
Bandeira do Vasco da Gama

O Vasco deu um dos passos mais importantes de sua reestruturação financeira ontem. Em Assembleia, os credores (aqueles que têm dívidas a receber do clube) aprovaram o plano de recuperação judicial apresentado pelo cruz-maltino. Com isso, o clube e a SAF passam a ter prazos e condições facilitadas para o pagamento de sua grande massa de dívidas

O plano foi aprovado por 97,7% dos credores presentes. A reunião começou no início da tarde. Segundo o ge.globo, o encontro durou cerca de seis horas, e houve ajustes e alterações em propostas durante a reunião, que teve duas pausas para que os credores pudessem deliberar. Também houve a criação de novas categorias entre os credores.

“O Vasco da Gama agradece a confiança dos credores e reconhece o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos neste processo. Trata-se de mais um passo importante na construção de um futuro sólido e sustentável para o clube”, diz trecho de nota do Vasco.

Agora, as dívidas serão pagas numa espécie de fila organizada, acompanhadas pela Justiça, e com condições que permitam que a operação do clube não se comprometa, conforme o plano: prazos maiores, deságios (descontos) e parcelamentos. O clube fica protegido de execuções (penhoras), mas estará sujeito a leilões e até falência caso não faça os pagamentos. O plano ainda precisa ser homologado judicialmente.

“A aprovação do plano garante segurança jurídica para o cumprimento dos compromissos assumidos e viabiliza a continuidade das atividades com estabilidade, responsabilidade e transparência”, adiciona o clube.

O processo foi iniciado pela diretoria de Pedrinho em outubro de 2024, quando o Vasco obteve decisão na Justiça suspendendo execuções enquanto fazia reuniões de mediação com credores junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Processo seguido pela elaboração e apresentação da primeira versão do plano à Justiça e aos credores, em maio deste ano.

Revenda da SAF

Nas últimas semanas, o processo passou por questionamentos judiciais dos próprios credores (movimentos normais nesse tipo de operação) e do Ministério Público, que apontou o que considerou como ilegalidades e cláusulas abusivas em relação a algumas dívidas tratadas no plano e solicitou que o cruz-maltino fizesse ajustes antes da Assembleia. O Vasco anexou um segundo aditivo ao plano.

A recuperação judicial também é um movimento importante numa futura revenda da SAF do clube. Com o plano aprovado e homologado, investidores interessados terão uma dimensão real do fluxo financeiro necessário para o pagamento das dívidas do clube, sem asfixia financeira e pouco previsível das penhoras.

Hoje, somados clube e SAF, o Vasco tem uma dívida calculada em cerca de R$ 1,4 bilhão. São cerca de 600 credores, sendo 257 trabalhistas.

Veja a nota completa do Vasco:

O Vasco da Gama informa que o Plano de Recuperação Judicial foi aprovado, em primeira convocação, na Assembleia Geral de Credores realizada nesta quinta-feira (9/10).

O plano recebeu aprovação de 97,7% dos credores presentes.

A decisão histórica – inclusive no futebol brasileiro – representa um marco fundamental no processo de reestruturação financeira do Club de Regatas Vasco da Gama e da Vasco SAF, reforçando a confiança e a credibilidade conquistadas ao longo das negociações iniciadas em outubro de 2024 quando a Justiça concedeu a tutela cautelar antecedente.

A aprovação do plano garante segurança jurídica para o cumprimento dos compromissos assumidos e viabiliza a continuidade das atividades com estabilidade, responsabilidade e transparência.

O Vasco da Gama agradece a confiança dos credores e reconhece o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos neste processo. Trata-se de mais um passo importante na construção de um futuro sólido e sustentável para o clube.

Seguimos firmes nessa jornada, certos de que, com união e trabalho, somos mais fortes.

Club de Regatas Vasco da Gama

Vasco SAF

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Vasco mira contratação de jogador do Atlético-MG para 2026

Vasco da Gama já projeta o planejamento para 2026 e já colocou nome de atleta de peso do Atlético-MG na lista da próxima temporada.

Riquelme Avellar renova com o Vasco até 2028

Promessa do Vasco da Gama, o lateral Riquelme Avellar é um dos grandes destaques da categoria de base nos últimos anos.

Romário visita CT do Vasco para série de entrevistas com elenco

Ídolo do Vasco da Gama, Romário compareceu nesta quinta-feira (9) no CT Moacyr Barbosa e conversou com jogadores e a Comissão Técnica.

Vasco estreia com derrota na Liga Sul-Americana de Basquete

Jogando na Bolívia, Vasco da Gama foi superado pela equipe da Ferro Carril, da Argentina, na Liga Sul-Americana de Basquete.

Com seca de Vegetti, Vasco divide gols entre o elenco

Número de gols marcados pelo Vasco da Gama tem sido mais distribuído entre os jogadores em função do jejum vivido por Vegetti.

Opção caseira contra o Fortaleza, Paulinho marcou o 1º gol do Vasco em 2025

Sem Paulo Henrique e Puma Rodriguez, o jovem lateral Paulinho pode ser titular do Vasco da Gama contra o Fortaleza.

Rayan mira recordes de Neymar e Estêvão no Brasileiro

Atacante formado na base do Vasco da Gama, Rayan vem sendo o grande destaque da equipe até aqui na temporada.

Ramon Rique renova com o Vasco da Gama até 2029

Volante que atua no Sub-20 do Vasco da Gama, Ramon Rique teve seu contrato renovado com Clube até 30 de setembro de 2029.

Credores aprovam plano de recuperação judicial do Vasco

Os credores do Vasco aprovaram por ampla maioria a proposta de recuperação judicial do Clube, após seis horas de assembleia.

Após reação no Brasileiro, Vasco terá 3 jogos longe de São Januário

Após conquistar três vitórias consecutivas em São Januário, Vasco da Gama encerrará mês de outubro com uma série de jogos longe do estádio.