Entenda o processo de contratações no Vasco; nomes são avaliados em 10 dias

O Vasco da Gama planeja uma reformulação progressiva e processo de avaliação passa por todos os setores do departamento de futebol.

Lúcio Barbosa e Alexandre Mattos no CT Moacyr Barbosa
Lúcio Barbosa e Alexandre Mattos no CT Moacyr Barbosa (Foto: Leandro Amorim/ Vasco)

O lema “No va a bajar”, que virou meme após declarações do técnico Ramón Díaz, não dará lugar em 2024 a algo que traduza um Vasco capaz de disputar títulos. Esse foi o recado da 777 aos executivos da SAF do clube após reuniões nos Estados Unidos nos últimos dias.

Segundo o blog apurou, integrantes da empresa reforçaram ao departamento de futebol que o trabalho de reformulação e consequente contratação de jogadores obedecerá a um planejamento de médio prazo, sem aquisições bombásticas de jogadores na temporada que vem pela frente.

Do total de R$ 270 milhões previstos para serem investidos no próximo ano, o Vasco usará apenas parte do recurso para compra de direitos econômicos de atletas, com a maioria do montante sendo disponibilizada para pagar dívidas, manter as contas em dia e para melhorar a estrutura do futebol.

A contratação de Alexandre Mattos para liderar as mudanças no futebol não vai significar, segundo indicou a 777, que o Vasco vai gastar mais dinheiro e mudar a política de contratações. Pelo contrário, a empresa seguirá com a intenção de trazer jogadores que deem retornos no futuro.

Nomes como do zagueiro Junior Alonso, de 30 anos, são apontados como um exemplo de negócio que a 777 não tem interesse em fazer, e pelos valores envolvidos as tratativas não avançaram. O mesmo vale para investimentos em outros atletas com o mesmo perfil. Alexandre Mattos e o CEO Lucio Barbosa já foram inserido nos processos da SAF e entenderam que precisarão se adequar a eles.

Processo minucioso justifica contratações demoradas

O trabalho não se limita a ir ao mercado e fazer uma proposta com a aprovação do nome pelo treinador. Com uma estrutura de compliance, a 777 leva mais tempo para definir alvos e para se movimentar. Para o Vasco decidir sobre a contratação de um atleta, normalmente leva 10 dias. É preciso que haja aprovação do scout do clube, em seguida do mesmo setor 777 fora do Brasil, para que um relatório seja enviado para o comitê do futebol. A partir daí, a questão financeira é avaliada.

Antes da liberação do recurso, há tratativas com empresários, clube do jogador alvo, e depois a operação passa pela aprovação do comitê de finanças, da parte técnica do Vasco, da 777, e por fim para o “board” da empresa, que vota se o negócio vai adiante.

O técnico Ramón Díaz é ouvido no início, mas depois sai de cena e deixa a cargo da empresa. Mas pode haver interesse em um jogador para futuro que não passa diretamente pelo treinador. E sim pela possibilidade de se fazer um bom investimento que não seja para o time neste momento.

Fonte: Extra

3 comentários
  • Responder

    Expectativas dos vascarentes iludidos: Junior Alonso, Allan, Scarpa, Coutinho…

    Realidade da 777/171: Kuscevic, Maicon, Cocão, Rossi.

  • Responder

    Isso no mínimo é atestar a incompetência. Vamos aos fatos, se leva 10 dias significa que todos os supostos reforços serão contratados até o dia 31 e que até o momento desde a chegada do Abobado Mattos, nada foi feito, prometeram reforços e só temos renovações esdruxulas com jogadores medíocres e manutenção de outros medíocres(MEDEL) o nosso “CRIS” e já estamos de olho em outro(GIL). Não podemos esquecer daqueles que foram rebaixados com seus clubes e também podem ser contratados, e que Deus nos livre do Santos fazer um pacotão de liquidação com aqueles restos que lá estão.

  • Responder

    Desde quando continuar contratando mortos que andam demanda minuciosidade?! Vocês sabem o significado da palavra minucioso?! Agora se for um projeto minucioso para disputar a série B em 2025 com certeza já deu todos os passos certos.

Comente

Veja também
Pec revela conversa com astro da MLS sobre o Vasco e cita Coutinho

Gabriel Pec afirmou que nunca vai tirar o Vasco da Gama do coração e disse que fica feliz de seguir ajudando financeiramente.

Vasco não vence o Corinthians em São Paulo há 17 anos

A última vitória do Vasco da Gama sobre o Cortinhians em São Paulo foi no dia 28 de novembro de 2007, no Pacaembu.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Corinthians nesta quarta-feira, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Corinthians contra o Vasco

Confira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira, em São Januário, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile