Entenda como o Vasco incluirá o futebol feminino na SAF

Saiba como o Vasco da Gama incluirá o futebol feminino na SAF, cumprindo os requisitos da Lei 14.193/2021.

Elenco do futebol feminino do Vasco em 2021
Elenco do futebol feminino do Vasco em 2021 (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Dentro das políticas de igualdade de gênero no futebol, que começaram com as alterações nas regras da Fifa e das confederações filiadas, a lei brasileira da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) também nasceu com o carimbo dessa busca pela equidade, contida no primeiro artigo que prevê fomento e formação da modalidade tanto masculina quanto feminina. Porém, apesar da iminente chegada dos investidores nos clubes brasileiros, como Botafogo e Vasco, pouco se fala e se sabe dos investimentos nas mulheres.

– A SAF é a forma jurídica da exploração do futebol. Os investidores terão de aplicar recursos nas duas categorias sob pena de responsabilização da gestão. Esse orçamento será exigido dos gestores das SAFs — conta Mauricio Moreira Menezes, sócio de um escritório especializado na área de direito empresarial.

Apesar da obrigatoriedade, tanto Botafogo e Vasco não têm planos totalmente definidos para o futebol feminino dentro do projeto SAF. Ambos os clubes estão na segunda divisão do Brasileiro da categoria, que começa em maio, e reforçaram seus elencos de olho na Série A, que obriga a assinatura de contratos profissional de todas as atletas.

O Botafogo argumenta que como está no início da nova gestão, com a “Era Textor”, o projeto para o feminino ainda está embrionário. Não se sabe, por exemplo, se haverá intercâmbio de jogadoras entre os times de Textor — o Crystal Palace também tem futebol feminino.

Até o momento, a principal ação adotada foi a divulgação de anúncios das contratações nas redes do clube, como Geovana, lateral-direita vinda do Grêmio, Luana, lateral-esquerda com passagem no Vasco, e Miriam, ex-Avaí Kindermann.

Autossuficiência

O Vasco ainda aguarda a assinatura com a 777, e ainda não há planos detalhados de como os investimentos serão feitos no feminino.

O clube, no entanto, adota, atualmente adota modelo de autossuficiência para a modalidade. Para esta temporada, ainda com gestão própria, o Vasco anunciou seus primeiros dois patrocinadores exclusivos e negocia com mais alguns, em estágio avançado. Esses investimentos vão permitir um aumento de investimento de cerca de 100% na folha salarial, trouxeram a ex-jogadora Pretinha, agora auxiliar técnica, e serviram para quitar as dívidas com jogadoras e funcionárias, sem precisar do empréstimo do futuro investidor.

– Temos trabalhado muito para desenvolver os melhores modelos que atendam às necessidades das atletas e às expectativas da torcida vascaína. Esperamos divulgar os detalhes o mais rápido possível — afirmou José Cândido Bulhões, vice-presidente jurídico do Vasco.

A chegada da SAF abrangendo as duas modalidades, porém, não é garantia absoluta de um maior investimento no feminino. Desde novembro investindo no Wakefield Trinity Ladies Football Club, clube de futebol feminino que ocupa a quinta divisão inglesa, o empresário brasileiro Guilherme Decca afirma, que, mesmo na Inglaterra onde quase todos os clubes são empresa, há resistência de negócio no esporte das mulheres. Ele também é o CEO do braço masculino, que está na 11ª divisão:

– Aonde ninguém quer ir é a melhor oportunidade. Como CEO do clube, a oportunidade de negócio no feminino, hoje, é muito mais rentável — diz.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Domínguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.