Entenda como funcionará o reconhecimento facial em São Januário
A implementação do sistema de reconhecimento facial faz parte do acordo que o Vasco da Gama fechou com o Ministério Público.
O Vasco implementará o sistema de reconhecimento fácil em São Januário e fará o cadastro de sócios, torcedores e visitantes de maneira escalonada.
O que aconteceu
O Vasco se comprometeu a implementar a tecnologia após revisar ontem (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.
A empresa Imply fará a atualização do sistema com a implementação de validadores de reconhecimento facial e biometria nas 52 catracas do estádio.
A Imply já fornece o atual sistema das catracas de São Januário, que conta com RFID, código de barras 1D e 2D (QR Code). O sistema integrado verifica e valida em tempo real cada entrada para o setor correto.
O Vasco iniciará, após a atualização, o processo de cadastro de sócios, torcedores e visitantes de maneira escalonada e obedecendo à legislação pertinente para recolhimento e armazenamento de dados.
O clube utilizará o portal ElevenTickets, desenvolvido pela Imply, para facilitar os cadastros de forma remota , sem a obrigatoriedade de que uma pessoa compareça presencialmente.
O Vasco pretende voltar a ter seus torcedores em São Januário na partida contra o Coritiba , dia 21 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro.
O processo de entrada no estádio com o reconhecimento
- Identificação: O equipamento identifica a presença de um usuário;
- Autenticação: A tecnologia usa inteligência artificial para trabalhar com grande velocidade e precisão, realizando a comparação das características exclusivas do rosto humano para verificação de identidade. Os pontos do rosto humano são analisados e comparados com os dados disponíveis no banco de dados, para autenticar a identidade do usuário. O sistema possui um banco de dados que salva a eficiência energética, que serve como chaves de autenticação para os usuários.
- Autorização: Após autenticar a identidade do usuário, o sistema verifica se este usuário possui autorização de acesso para o local e para o dia e local desejado. Caso o usuário possua autorização, o sistema libera automaticamente a catraca para permitir a entrada. Caso o usuário não possua autorização, ocorre o bloqueio do acesso.
Empresa garante precisão de 99%
A Imply garante uma precisão de 99% no reconhecimento facial dos torcedores e também um sistema antifraude , que promete trazer mais segurança e controle ao Vasco e ao São Januário.
“O Sistema de Reconhecimento Facial Imply®? conta com diversos recursos para garantir a precisão e a segurança do processo de cadastros e autenticação dos usuários. É um dos mais precisos do mercado, com precisão superior a 99,9% para que as pessoas sejam identificadas “A funcionalidade Live Detection detecta tentativas de representação e substituição, impedindo que sejam utilizadas fotos ou vídeos para a autenticação do acesso. Além disso, conta com validação rigorosa da foto cadastrada, para garantir com confiabilidade a identidade dos usuários”, diz o comunicado da empresa.
Sistema implantado no estádio do Atlético-MG
Este ano, a Imply implementou o controle de acessos com reconhecimento facial na Arena MRV, do Atlético-MG , e também iniciou o serviço em breve na Ligga Arena, do Athletico-PR, e Ilha do Retiro, do Sport.
A empresa já tem instalado um sistema de biometria na Ligga Arena desde 2017, algo que é obrigatório para torcedores do Athletico e também para os visitantes.
A tecnologia também detecta pessoas com mandato de prisão em aberto através de uma parceria com o Governo do Estado do Paraná.
Fonte: Uol