Rayan mira recordes de Neymar e Estêvão no Brasileiro
Atacante formado na base do Vasco da Gama, Rayan vem sendo o grande destaque da equipe até aqui na temporada.

A temporada 2025 tem sido especial para Rayan. Principal promessa do Vasco nos últimos anos, o atacante de 19 anos vem mostrando suas credenciais a cada partida com dribles, arrancadas e gols. Vice-artilheiro da equipe no ano, a joia está em alta e com moral com o técnico Fernando Diniz, que tem feito campanha para uma possível convocação do atacante à Seleção.
Jogador sub-20 com mais gols no futebol brasileiro na atual temporada, com 14, ao lado de Vitor Roque, Rayan disputa a artilharia sub-20 do Brasileirão com o atacante do Palmeiras. Ele tem nove gols na competição, enquanto Vitor Roque já marcou 10.
A lista dos últimos artilheiros sub-20 de cada edição do Brasileirão conta com nomes consolidados no futebol europeu, que acumulam convocações para a seleção brasileira (veja abaixo).
Artilheiros sub-20 por edição no Brasileirão (na era dos pontos corridos com 20 clubes)


Cria da Colina, o atacante chegou ao clube aos seis anos, passou pelo futsal e pelo campo até ser integrado ao elenco principal, em 2022.
A conexão de Rayan com o Vasco vem de berço. O atacante é filho de Valkmar, ex-zagueiro do clube entre os anos de 1995 e 2000 e que esteve presente em títulos como o bicampeonato brasileiro (97 e 00), a Libertadores e a Copa Mercosul. Identificado com a torcida, que o transformou em xodó, o camisa 77 esteve perto de ser negociado na última janela, mas Fernando Diniz à época fez um apelo público para a diretoria manter o atacante.
De venda quase que certa ao status de “insubstituível” em poucos meses, Rayan subiu de produção e se tornou um dos grandes destaques da temporada da equipe de São Januário. Como um verdadeiro diamante, soube brilhar no momento certo e vive um momento especial na Colina. Nesta temporada, o atacante soma 14 gols e uma assistência em 44 jogos. A fase atual impressiona: nos últimos quatro jogos, quatro gols marcados.
— É um jogador extremamente diferente, um dos poucos atacantes do futebol brasileiro que é completo. É alto, rápido, canhoto, chuta bem, passou a entrar na área e a fazer gol de cabeça. Ele recompõe bem, fecha bem, pode jogar de ponta, falso 9, 9, na outra ponta — disse Diniz em entrevista coletiva.
Com contrato até final de 2026, Rayan surgiu como uma das grandes promessas do futebol brasileiro dos últimos anos após o destaque na base do Vasco e a presença constante nas seleções de base. Versátil, veloz e com bom cabeceio, o atacante tem motivos de sobra para acreditar em uma projeção ainda maior na carreira, e pode se inspirar em outros sub-20 que despontaram no Brasileirão. Veja abaixo alguns exemplos:
Rafael Sóbis
Artilheiro e multicampeão por onde passou, Sóbis viveu a melhor temporada da carreira, em números, em 2005, aos 20 anos. Jogando pelo Internacional, o atacante foi campeão gaúcho, vice campeão brasileiro e melhor atacante da competição — ao lado de Tévez. O grande início o levou ao Real Bétis no ano seguinte, após a conquista da Libertadores pela equipe gaúcha. Teve boas passagens por Fluminense e Cruzeiro e rodou por alguns clubes, além de retornar ao Inter em duas outras oportunidades.
Neymar
Principal jogador da Seleção nos últimos anos, Neymar teve um começo avassalador no Santos, figurando entre os dez melhores do mundo no Ballon D’Or ainda aos 19 anos, em 2011. A carreira consolidada na Europa e a artilharia máxima da Seleção colocam o camisa 10 como um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Nas quatro temporadas (2009, 2010, 2011 e 2012) em que atuou profissionalmente no Brasil como sub-20, foi o artilheiro.
Keirrison
Uma das principais revelações do futebol brasileiro no início do século, K9 surgiu como grande destaque do Coritiba entre 2006 e 2008, ano em que foi artilheiro do Brasileirão (com 21 gols) e revelação da competição. Após o começo avassalador no Coxa, foi negociado com o Palmeiras, e a passagem curta, mas artilheira, o levou até o Barcelona. No clube catalão, no entanto, não entrou em campo. Alguns empréstimos e diversas lesões marcaram a carreira do centroavante, que não joga uma partida oficial desde 2018. Recentemente, ele disse que ainda não se aposentou do futebol.
Endrick
Talvez a grande revelação do futebol brasileiro nos últimos tempos, o centroavante ex-Palmeiras foi determinante na conquista do Campeonato Brasileiro de 2023, comandando a arrancada da equipe paulista na competição. Após a ascensão meteórica, o ídolo alviverde foi negociado com o Real Madrid, onde permanece até hoje. Apesar de não ter tido tanto espaço nas últimas convocações, viveu momentos especiais com a Seleção na temporada passada.
Estêvão
Vice artilheiro do último Brasileirão com 13 gols, Estêvão foi mais uma das revelações do Palmeiras que teve grande destaque no elenco principal, sendo o protagonista na campanha do vice do Brasileirão 2024. Com menos de dois anos desde a estreia no profissional, Estêvão tem sido figura constante nas convocações para a Seleção e recentemente marcou seu primeiro gol na Premier League pelo Chelsea, clube que defende desde agosto deste ano.
O Vasco de Rayan volta a campo no duelo fora de casa contra o Fortaleza, no próximo dia 15, às 21h30, pelo Brasileirão. A equipe de São Januário ocupa a 11° posição com 33 pontos.
Fonte: Globo Esporte