Em alta fisicamente, Coutinho segue devendo participações em gols no Vasco

Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho tem atuado com regularidade, mas sem conseguir números expressivos dentro de campo.

Coutinho comemorando gol contra o Ceará
Coutinho comemorando gol contra o Ceará (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

A sequência recente de jogos de Philippe Coutinho tem mostrado um jogador em plena forma física. Algo muito diferente do que aconteceu no ano passado, quando chegou ao Vasco. O camisa 10 tem acumulado minutos em campo e, salvo lesões ou suspensões, deve encerrar a temporada com mais partidas disputadas na carreira.

Dessa forma, faltam cinco jogos para Coutinho igualar a marca de 54 partidas disputadas na temporada 2018/2019, pelo Barcelona. O Vasco tem, pelo menos, sete compromissos até o final do ano – cinco rodadas do Brasileirão e a semifinal da Copa do Brasil.

Coutinho tem apresentado saúde e ritmo para conseguir esse recorde. O meia esteve em campo nas últimas 22 partidas do Vasco. Portanto, desde o dia 30 de julho. O mês marca também a última lesão do camisa 10, sofrida na panturrilha esquerda.

O contraste, no entanto, está na contribuição direta no placar. Se por um lado Coutinho tem sido peça constante nas escalações, por outro, sua participação em gols caiu nas últimas rodadas. O camisa 10 tem sido importante na construção das jogadas ofensivas, mas sem o protagonismo de balançar a rede ou servir os companheiros. Nos últimos 10 jogos, o meia marcou uma vez (Bahia) e deu apenas uma assistência (Fortaleza).

Respaldo total

Apesar da pouca participação em gols, Coutinho segue muito prestigiado com o técnico Fernando Diniz. O treinador destacou a temporada do camisa 10 e que os números frios costumam enganar.

“Eu acho que a cobrança maior parte dele. O Coutinho tem jogado bem constantemente, fez outro bom jogo na minha concepção. Um cara que puxou para cima o tempo todo, não parou. No final veio jogar de 8, conseguiu jogar, terminar o jogo. Às vezes, com o cara jogando bem de 10, ele não necessariamente vai participar toda hora de gols. Tem horas que ele dá aquela pré-assistência, não aparece nem na assistência nem no gol”, opinou Diniz, que completou.

“Ele está evoluindo em todos os sentidos, e às vezes o número frio engana um pouco. O Coutinho continua mantendo uma base de boas atuações. Contra o Fluminense, por exemplo, em que fez uma partida brilhante, ele não fez gol nem deu assistência. O Coutinho, para mim, continua fazendo uma temporada muito boa”.

Em um elenco que ainda busca equilíbrio ofensivo, ter Coutinho em alto nível físico é um ganho enorme, especialmente pelo que ele representa dentro e fora de campo. Falta apenas que essa solidez se converta novamente em gols, assistências e lances que façam o torcedor vascaíno vibrar ainda mais com o camisa 10. Se o corpo responde como nunca, o desafio agora é outro, transformar consistência em protagonismo.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Vasco volta aos treinos e já prepara mudanças no time

Os jogadores do Vasco da Gama se reapresentaram nesta terça-feira, após dois dias de folga para a semana de treinos.

Vasco renova contrato com Walace Falcão até 2027

O Vasco da Gama acertou a renovação do contrato com Walace Falcão, zagueiro do Sub-20, até dezembro de 2027.

Reforço de R$ 15 milhões não engata em 2025 e vai para o fim da fila no Vasco

O meia argentino chegou para ser titular do Vasco, mas esteve apenas 10 minutos em campo nos últimos 90 dias

Paulo Henrique voltará da Seleção em avião de Leila Pereira

O lateral-direito Paulo Henrique retornará ao Brasil após jogo da Seleção no avião particular de Leila Pereira.

Carpini conta como motivou Nenê antes de jogo com o Vasco

Autor de um dos gols contra o Vasco da Gama na virada do Juventude, Nenê teve conversa inspiradora no vestiário.

Há 80 anos, Vasco conquistava o inédito título de ‘Terra e Mar’

Há exatos 80 anos, o Vasco da Gama conquistava pela primeira vez o título de futebol e remo, no emblemático ano de 1945.

Veja pontos que o Vasco precisa ajustar até a semifinal da Copa do Brasil

Vasco da Gama terá cinco jogos pelo Brasileiro antes da semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense; veja o que time precisa ajustar.

Saiba a média de jogos e quanto o Vasco pagará pelo aluguel do Nilton Santos

Vasco da Gama mandará seus jogos no Nilton Santos durante reforma de São Januário; saiba a média de jogos e valor do aluguel.

Após três derrotas, Vasco busca reação na reta final do Brasileiro

Com três consecutivas no Campeonato Brasileiro, mas ainda sonhando com vaga na Libertadores, Vasco da Gama busca reação na reta final.

Veja aproveitamento do Vasco no Nilton Santos antes e depois da grama sintética

Vasco da Gama encaminha acordo para mandar seus jogos no Nilton Santos e aproveitamento do Clube na grama sintética é bom; veja.