Em 2021, Vasco levou quase o dobro de gols do que na Série B de 2009

O Vasco da Gama teve a defesa vazada 52 duas vezes na edição de 2021, enquanto na sua melhor campanha, em 2009, levou apenas 29 gols.

Leandro Castan em jogo contra o Remo
Leandro Castan em jogo contra o Remo (Foto: André Durão)

No jogo de despedida da temporada, o Vasco perdeu para o Londrina por 3 a 0 e evidenciou a melancolia da trajetória do clube na Série B. Se chegou cotado como um dos candidatos ao acesso para a elite do Campeonato Brasileiro em 2022, terminou a temporada com frustração e com a pior campanha na competição, sem figurar ao menos uma vez no G-4.

A derrota na última rodada fez com que o Vasco concluísse o Brasileirão na décima colocação, com 49 pontos somados. Nas 38 partidas que disputou foram 13 vitórias, dez empates e 16 derrotas, com 43 gols marcados e 52 sofridos, a segunda pior defesa. Comparada às outras campanhas do clube na Série B, os números de 2021 figuram entre os piores.

O levantamento do Espião Estatístico ilustra como foi a trajetória do Vasco em todas as campanhas na Série B. Os números que mais chamam atenção são os da quantidade de gols sofridos e da quantidade de gols feitos, um desequilíbrio enorme entre ataque e defesa que culminou na permanência do clube na segunda divisão. Esta foi a única vez em que o clube não conseguiu o acesso para a Série A.

Números das campanhas do Vasco na Série B

Números do Vasco nas Séries B (Foto: Guilherme Marcal e Espião Estatístico)

O clube enfrentou muitos problemas na temporada com troca de treinadores, elenco limitado e falta de sincronismo entre jogadores. A defesa também foi um deles. Com os 52 gols sofridos na Série B nesta temporada, ele teve a segunda pior defesa do campeonato. Em 2009, ano de melhor campanha da equipe na competição, foram apenas 29 gols sofridos. Quase a metade.

O declínio no returno foi evidente. A arrancada para garantir pelo menos uma colocação no G-4 era precisa, mas o Vasco conquistou apenas cinco vitórias em todo segundo turno. O clube terminou o campeonato com a 16ª campanha do período, com 21 pontos conquistados.

Como visitante, a campanha do time também deixou a desejar. Foram apenas quatro vitórias fora do Rio de Janeiro, além de seis empates e nove derrotas. Com 18 pontos conquistados em todo o campeonato, o clube de São Januário teve a 13ª campanha como visitante.

Com a permanência na Série B, o Vasco intensifica os trabalhos e planeja a próxima temporada. A ideia do clube é fazer uma reformulação em todo o departamento de futebol, com a saída e chegada de dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores.

O diretor-executivo Alexandre Pássaro e o técnico Fernando Diniz saíram antes mesmo do fim da competição. O clube ainda busca substitutos. Além de um novo diretor, há negociação com Fernando Prass para o cargo de coordenador. O técnico Zé Ricardo está apalavrado, mas antes tem pendências e precisa resolver sua situação contratual com o Qatar SC.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile