Élton tem melhor média de gols da temporada

De novo titular sua melhor fase no clube, Élton já é o goleador de melhor média do elenco no ano.

Élton foi aos poucos ganhando seu espaço no Vasco. Num Vasco, aliás, que foi seu na temporada 2009. Só perdia espaço para o meia Carlos Alberto, ídolo do time e hoje no Bahia. Mas seus 28 gols naquele ano e o título da Série B lhe deram status de artilheiro da era Roberto Dinamite. Em 2011, porém, encontrou obstáculos, teve a sombra de concorrentes como Alecsandro e Leandro e até fora do banco andou em alguns jogos. Mas agora, de novo titular, vem revivendo sua melhor fase no clube, tanto que já é o goleador de melhor média do elenco no ano.

Com o gol deste domingo na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, ele chegou a 13 – ainda é o vice-artilheiro, atrás de Diego Souza e Bernardo (ambos com 14). Mas Elton, com 36 jogos, atinge a média de 0,36. Alecsandro, titular que perdeu a posição após lesão muscular que tirou de combate por sete partidas, marcou nove em 31 partidas – média de 0,29.

Diego Souza e Bernardo, que balançaram a rede uma vez a mais que o atacante, têm médias inferiores. O primeiro, um dos destaques do time em 2011, com passagem inclusive pela seleção brasileira, marcou 14 gols em 44 jogos – média de 0,33. Já Bernardo, ainda que reserva, atuou 45 vezes. Sua média de 0,31.

A fase de Elton começou a virar no returno do Brasileiro. Depois de passar pelo futebol português, esbarrou na fama de Alecsandro. Pudera, o atacante, ex-Internacional, justificou a contratação, sobretudo durante a Copa do Brasil, quando sagrou-se artilheiro e campeão. Além de decisivo nas finais. Mas na virada do Brasileiro, uma contusão muscular tirou o titular de cena.

A partir daí, Elton desencantou. Contra o Figueirense, na primeira rodada do segundo turno, marcou dois gols ao substituir Alecsandro. Em nove partidas, marcou nada menos que sete gols. No meio de semana, depois de sair perdendo por 2 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, o jogador foi o herói da reação cruzmaltina. Autor dos dois gols de empate, ainda acertou um chute na trave.

“Brigar pela artilharia do Brasileiro está difícil, mas posso brigar para ser o artilheiro do Vasco”, diz Elton.

Em três temporadas com a camisa do Vasco, Elton já marcou 50 gols, em 110 jogos.

2009 Jogos (52) Gols (28)
2010 Jogos (22) Gols (9)
2011 Jogos (36) Gols (13)

Fonte: ig

Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Payet e Coutinho
Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.