Elenco do Vasco se reapresenta, faz nova testagem e inicia avaliação física
Jogadores do Vasco da Gama se reapresentaram nesta segunda, passaram por nova testagem para a Covid-19 e avaliação física.
A segunda-feira marcou o retorno das atividades no Vasco. Em São Januário, jogadores se reapresentaram e passaram por nova testagem para a Covid-19 e uma avaliação física. A terça-feira, quando todos os treinamentos estarão liberados pela prefeitura do Rio, terá continuidade desta pré-temporada fora de época.
Somente jogadores, preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos estiveram em São Januário – o CT do Almirante foi desativado. Para tal, cumpriram um rigoroso protocolo de segurança para diminuir a chance de contágio, algo simulado no final de abril. Os 16 atletas que testaram positivo continuaram em isolamento nas suas residências.
Desde 4 de maio, após as férias forçadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os atletas trabalhavam de casa em atividades orientadas e monitoradas por profissionais do clube. Portanto, neste primeiro dia de retorno, os jogadores passaram por exames de sangue e PCR e uma bateria de avaliações médicas, fisiológicas, fisioterápicas e nutricionais.
A ideia foi identificar possíveis lesões musculares, o percentual de gordura, a capacidade aeróbica, níveis de força e potência muscular e padrões de movimentos. De posse dos resultados, os profissionais vascaínos irão comparar com as informações da pré-temporada de janeiro. Assim, poderão traçar trabalhos individualizados. Há uma preocupação, por exemplo, da musculatura posterior da coxa, que costuma ter índice considerável de lesão em jogadores de futebol.
– É importante entender o estado atual de cada atleta individualmente para a que a gente possa traçar condutas para diminuir ao máximo o efeito do período de inatividade. Assim, a gente vai prepará-lo para quando as autoridades liberarem os novos passos dos treinos de futebol – disse Marcos Teixeira, diretor médico, às Vasco TV.
Veja como é o passo a passo do jogador no Vasco
Triagem: jogador, membro da comissão técnica e funcionário chegam ao estádio, em horário separado por grupos, em seus veículos e já vestidos para o treino. Antes de descer, respondem a questionário sobre eventuais sintomas e estado de saúde, inclusive de quem mora com ele. Têm a temperatura medida por termômetro infravermelho, o que evita o contato. Recebe kit individual para hidratação e suplementação.
Estacionamento e cabine: estaciona o veículo em área pré-determinada para evitar aglomeração. Ao descer, passa pela cabine de desinfecção. Ela é nos mesmos moldes das instaladas pela Prefeitura pelo Rio.
Treino: vai até o campo em área sinalizada e isolada, evitando o contato e sem passar pelo vestiário. O treino é individual e separado por grupos em espaço que prevê distância dos demais companheiros. No Vasco, o campo será dividido em cinco quadrantes, por exemplo. Como as refeições não estão liberadas, ao término do trabalho, retorna ao seu veículo.
Volta para casa: novamente sem passar pelo vestiário, vai até o seu veículo e se dirige para casa. Cada atleta já recebeu quantidade de uniformes para os treinos. Eles terão de ser lavados em casa.
Globo Esporte