Eleições conturbadas no Vasco atrapalham e deixam prejuízo ao Clube

O Vasco da Gama sofre há muito tempo com suas eleições polêmicas, que traz prejuízos e mancha a história do Clube.

São Januário tem a luz apagada na reta final da eleição
São Januário tem a luz apagada na reta final da eleição (Foto: Raphael Zarko)

Nada do que o vascaíno acompanha na eleição para definir o próximo presidente do clube é exatamente novo, mas o que o pleito deste ano tem de diferente em relação aos anteriores é a possibilidade real de que duas eleições ocorram, com resultados distintos, que demandarão da Justiça uma decisão sobre qual delas é a válida. E enquanto isso acontece, o time está na 18ª colocação no Campeonato Brasileiro.

Tradicionalmente, o processo político do Vasco é conturbado. Já entrou para o folclore a icônica fotografia de uma mão a desligar a chave de luz do clube, gesto que teria sido cometido por Eurico Miranda em 1969, para tentar evitar a cassação de Reinaldo Reis. O que é mais atual é a sistemática judicialização das eleições.

O clube, por si só, não é mais capaz de gerir seus rumos políticos. No século XXI, todos os processos de escolha de presidente passaram, em algum momento, por algum motivo, pelas mãos de juízes e desembargadores. Já se decidiu nos tribunais a lista de sócios votantes, a data da realização do pleito, e agora se questiona o formato da eleição, se é on-line ou presencial. Tanto que, para as chapas, quase tão importante quanto ter um forte apelo junto ao quadro social, é contar com bons nomes no departamento jurídico.

Leven Siano, que contabilizou mais votos na eleição de sábado, suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça, conta com o apoio do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Conselho de Beneméritos. Na prática, isso pouco vale, se o resultado não for homologado por Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral. E ele quer uma nova eleição sábado, on-line. Até o momento, Leven Siano vem repetindo que se negará a disputar o voto virtual.

Se isso se confirmar, Jorge Salgado e Julio Brant serão os candidatos da nova votação. Paralelamente, Leven Siano promete ir ao STJ para tentar derrubar a liminar que invalidou a de sábado.

É provável que o Vasco seja obrigado a aguardar a Justiça para fazer a transição. Se demorar muito, o presidente Alexandre Campello poderá ser mantido no poder interinamente. Eurico Miranda foi interino por dois anos, entre 2006 e 2008, enquanto a Justiça decidia se a eleição de 2006 havia sido válida ou não, entre recursos e liminares da partes envolvidas.

Ou então uma decisão judicial poderá optar por uma gestão compartilhada entre os dois candidatos — em 2018, o Judiciário decidiu por um triunvirato, formado por Eurico Miranda, Fernando Horta e Julio Brant, para tocar o clube entre o fim do mandato de Eurico e a eleição do sucesssor.

A Justiça do Rio não aguenta mais o Vasco é o que diferentes atores políticos do clube costumam repetir. Mas o cruz-maltino não se cansa de recorrer aos tribunais enquanto, via de regra, o futebol pena. Os períodos de guerra política trazem insegurança para possíveis parceiros, mancham a imagem da instituição e, em períodos sem pandemia, geram conflitos nas arquibancadas, que dependendo da gravidade, podem ocasionar perdas de mando de campo para a equipe.

O prejuízo mais palpável no momento poderá ser na negociação para a compra dos direitos de Martín Benítez. Alexandre Campello avisou que vai esperar o novo presidente ser definido para voltar a tratar do assunto. Quando isso vai acontecer? Ninguém sabe.

Fonte: O Globo Online

Mais sobre:Eleição
1 comentário
  • Responder

    E ta foda ser vasco tem q ser muito apaixonado

Comente

Veja também
Vegetti e Pedro protagonizam luta por artilharia; vascaíno opina sobre o rival

Atacantes se enfrentam hoje no jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, e Vegetti é a esperança cruzmaltina no duelo.

Rômulo abre o coração ao falar sobre sua passagem pelo Vasco

Volante classifica temporada no Vasco da Gama como a que fez sua carreira deslanchar, Clube onde foi campeão da Copa do Brasil.

Coutinho busca 1ª vitória contra o Flamengo na carreira

Decisivo no Vasco da Gama, Coutinho está em bom momento e tenta aproveitar fase e vencer o Flamengo pela primeira vez.

Há 25 anos Vasco dava chocolate e aplicava derrota histórica no Flamengo

Pedrinho, Romário e Eurico Miranda foram personagens marcantes daquele jogo onde o Vasco da Gama venceu o rival por 5×1.

Vasco busca vitória no Maracanã para evitar recorde negativo no Século

O Vasco da Gama está há 10 partidas sem vencer no Maracanã, sendo quatro empates e seis derrotas no estádio.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Flamengo no Maracanã pelo Brasileiro

Vasco da Gama e Flamengo disputam o primeiro clássico do Campeonato Brasileiro de 2025 neste sábado, no Maracanã.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile