Eleição do Vasco acontece das 9h às 22h deste sábado após virada na Justiça; conheça as chapas
Cheia de incertezas, a eleição do Vasco da Gama acontece neste sábado após decisão judicial na noite de sexta-feira.
Confirmada em decisão judicial na noite de sexta-feira, as eleições do Vasco estão marcadas para este sábado – das 9h às 22h, em São Januário. O pleito tem cinco candidatos e segue ameaçado de novas mudanças provocadas por decisões – e recursos atrás de recursos – da Justiça.
São cinco pretendentes ao triênio 2021-2023: o atual presidente do Vasco, Alexandre Campello, da chapa “No Rumo Certo”, Jorge Salgado, da “Mais Vasco”, Julio Brant, da “Sempre Vasco”, Luis Roberto Leven Siano, da “Somamos”, e Sérgio Frias, da “Isso aqui é Vasco”.
Destes, há dois candidatos inéditos: Leven Siano e Sérgio Frias.
A expectativa de votação, que era de cerca de cinco mil pessoas, é menor depois de batalhas judiciais e mudança de última hora. As chapas correram atrás de gráficas para rodar cédulas eleitorais com os nomes de todos conselheiros depois das 20h. As chapas “Mais Vasco” e “Sempre Vasco” se reuniram ao longo da noite e já depois de meia-noite convocaram os sócios para irem às urnas.
Leven fez live no Youtube mais cedo, pouco depois da decisão, com mensagem positiva aos associados, enquanto Campello acompanhou a montagem da estrutura da eleição.
As brigas nas eleições do Vasco começaram muito antes da véspera da eleição – originalmente marcada pelo presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, para este dia 7 de novembro, de forma 100% online. Campello não publicou o edital de Mussa no site oficial do Vasco e distribuiu outro para a eleição em São Januário, das 9h às 22h.
É esta decisão que foi referendada pelo desembargador Camilio Ribeiro Ruliére. Ele derrubou liminar que determinava eleições online para o próximo dia 14 – isto porque, no início da semana, os cinco candidatos concluíram que não seria possível realizar no dia 7 (sábado).
As chapas
Alexandre Campello, da chapa de cor PRETA
O primeiro vice-presidente geral de Campello é Fred Lopes, ex-vice de futebol do Vasco. A segunda vice é Sônia Maria Andrade dos Santos, atual VP do clube. Para a Assembleia Geral os escolhidos são: para presidente, Felipe Videira, e para vice-Presidente da AG, Alcides Martins.
Jorge Salgado, da chapa de cor ROXA
A chapa tem Carlos Roberto Osorio, ex-deputado, para primeiro vice-presidente-geral, e o segundo vice-presidente-geral Roberto Duque Estrada, advogado e ex-vice-presidente jurídico do Vasco.
Otto de Carvalho na presidência da Assembleia Geral e Bruno Iglesias vice-presidente da AG.
Julio Brant, da chapa de cor AMARELA
Candidato a primeiro vice-presidente geral Jaime Ribeiro, executivo do varejo, segundo vice-geral Luiz dias, executivo da área de tecnologia. Na Assembleia Geral, Marcelo Macedo para a presidência e Renato Brito Neto para a vice-presidência da AG.
Luis Roberto Leven Siano, da chapa de cor BRANCA
A chapa tem Antonio Carlos Branco, comerciante do Ceasa (centro de distribuição) para primeiro vice-presidente-geral, e o segundo vice-presidente-geral Humberto Quintas, vice-presidente da British Petrol.
Hercules Figueiredo na presidência da Assembleia Geral e Antonio Miguel vice-presidente da AG.
Sérgio Frias, da chapa de cor AZUL
A chapa tem primeiro vice-geral Marco Antônio de Amorim Monteiro, ex-vice-presidente de comunicação, e José Luiz Mano, de segundo vice. O presidente da Assembleia Geral é João de Campos Gomes e o vice da AG é Ademir Paulo Pimentel.
Fonte: Globo Esporte