Edmundo revela como escalaria Rayan e aponta caminho para evolução do garoto

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, ainda explicou como o Clube e o próprio Rayan são importantes para a evolução do atacante.

Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo em entrevista ao podcast Flow Sport Club (Foto: Reprodução/ Flow Sport Club)

O Vasco da Gama integrou Rayan ao elenco que realizará pré-temporada em Punta Del Leste, no Uruguai, o que o deixou de fora da Copinha, mesmo tendo somente 17 anos. O motivo é que o atacante conta com grande expectativa e deve ser utilizado na temporada com mais frequência.

Amigo de Valkmar, ex-zagueiro vascaíno e pai do atleta, Edmundo acompanha desde cedo a promessa do Gigante. Durante live em seu canal no Youtube, o Mundo Ed, ele revelou que sua preferência seria por escalar o garoto como meia de criação, do jeito como se destacou nas categorias de base, e não como centroavante, da forma como muitos apostam.

– É um meia clássico, jogador de muita habilidade, de chute forte de média e longa distância, que coloca os companheiros na cara do gol e chega na área para marcar. É a posição que gostaria de vê-lo. O próprio Ramón Díaz joga pouco dessa forma e não seria justo adequar o time ao Rayan, então vai ter que se adaptar, disputar vaga com (Dimitri) Payet, (Bruno) Praxedes ou Paulinho. Vai da competência dele. O que mais importa é acelerar os processos, olhar para o menino de 17 anos, ainda em formação, entender quais são as dificuldades dele e trabalhar isso no dia a dia.

É necessário resiliência

Para Edmundo, os processos de integração ao profissional precisam ser acelerados com Rayan, o que inclui a melhora de fundamentos que tem dificuldade. O ídolo ainda disse que a evolução deve partir da atitude do próprio atacante, para que leve a sério, e apontou como problema a falta de um ex-jogador vitorioso pelo Vasco na comissão técnica.

– É obrigação acelerar os processos, fazer com com que finalize melhor, ganhe mais força física, e o quanto antes seja titular incontestável. Depende muito dele, entender que é um período de sacrifícios, esquecer as coisas do mundo, namorada, noite, nem é o caso dele. Ouço falar que é um menino tranquilão. Focar, escutar, tentar melhorar com si próprio. O Vasco peca muito nisso, não tem ninguém na comissão técnica que jogou e ganhou títulos com o Vasco. A gente tentou que contratassem o Felipe e eles negaram, uma das coisas que me deixou muito chateado, com esse pessoal da 777, porque seria um cara que iria ajudar nesses processos de evolução – completou o ex-atacante.

Rayan ganhou suas primeiras oportunidades no profissional do Vasco ainda em 2023, durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Foram oito partidas e um gol feito, mas o atacante perdeu espaço justamente com o técnico Ramón Díaz, que optou por não apostar no garoto no momento de alta pressão pela luta contra o rebaixamento.

Mais sobre:EdmundoRayan
1 comentário
  • Responder

    Ainda não está pronto, e com esse técnico que tantos torcedores acham que fez milagre, nunca estará.

Comente

Veja também
Rayan, atacante do Vasco
Edmundo compara estilo de Rayan com ao de Adriano Imperador

Edmundo comenta sobre características de Rayan, joia do Vasco da Gama, e compara atacante com Adriano Imperador.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo vê torcida do Vasco carente e polemiza ao falar sobre Vegetti

Edmundo cita Vegetti ao falar de carência da torcida do Vasco da Gama e cria polêmica ao criticar aumento salarial do centroavante.

Souza está de volta ao Vasco
Souza anuncia evento em igreja no mesmo dia e horário de jogo do Vasco

Contratado na última janela de transferências, Souza, que é missionário, anuncia presença em evento na mesma data de jogo do Vasco da Gama.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Vasco é o 13º clube mais valioso do Brasil, aponta estudo

Pesquisa da empresa Sports Value mostra que o plantel do Vasco da Gama está atrás, em termos de valores, do Bragantino e do Atheltico-PR.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco se despede de São Januário em 2025 contra o Atlético-MG; veja retrospecto

Partida contra o Atlético-MG será a última do ano do Vasco da Gama atuando diante da torcida em São Januário.