Edmundo relembra pênalti perdido no Mundial de 2020: ‘Vivi o luto uns dias’
O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, explicou como foi o pós-derrota no Mundial de Clubes de 2000, onde perdeu o pênalti decisivo.
O Mundial de Clubes da Fifa começou, ainda referente à temporada 2022, mas sem a o Vasco da Gama, que esteve na primeira edição organizada pela entidade, em 2000, quando foi vice-campeão. Na época, o Gigante chegou muito próximo do título inédito da competição.
Entretanto, a equipe vascaína foi superado na decisão pelo compatriota Corinthians nas penalidades. O jogo terminou empatado em 0x0, mas os paulistas venceram na marca da cal por 4×3. Gilberto e Edmundo perderam suas cobranças, e esse último relembrou o momento.
– Num primeiro momento fiquei atônico. A primeira pessoa que falou comigo foi Eurico (Miranda). Eu vou para o vestiário, está lá minha família, um menino que trabalhava comigo, e voltei para o hotel. Minhas coisas estavam lá, e quando cheguei estavam meus amigos, Ery Johnson, Amaral, Felipe, essas pessoas são para sempre – disse o ídolo em entrevista ao Futbolaço Podcast, concluindo:
– Fui para casa, o Djavan foi na minha porta. Paulinho, o dono da Company, também, foram me dar uma força. Vivi aquele luto de uns dias, fui para Angra (dos Reis), para dar uma esfriada na cabeça. Cara, você não morreu, levanta a cabeça e segue em frente, muito por estar preparado, ser líder, ter que assumir essas responsabilidades.
Naquela edição, o “Animal” já tinha brilhado no confronto com o Manchester United, da Inglaterra. Em pleno Maracanã lotado, o Edmundo marcou um golaço histórico na vitória por 3×1 sobre os ingleses, feito que nunca será esquecido pela torcida. Anos antes, o atacante também brilhou na conquista do Campeonato Brasileiro de 1997.