Edmundo relembra início no Vasco e traça paralelo com fase de Rayan

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo vê semelhanças do seu começo de carreira no Clube com o momento vivido por Rayan.

Ídolo Edmundo foi destaque de jogo de veteranos do Vasco no Ceará
Ídolo Edmundo foi destaque de jogo de veteranos do Vasco no Ceará (Foto: Reprodução YouTube)

Entre passado e presente do Vasco, o ex-atacante Edmundo usou a própria história no clube para refletir sobre formação, oportunidades e o futuro cruz-maltino. Ídolo de gerações, o ex-atacante comparou o início da sua trajetória em São Januário com o momento vivido por Rayan, uma das principais promessas reveladas recentemente. Em 2025, a joia vascaína marcou 20 gols em 54 partidas.

Ídolo cruz-maltino, o ex-atacante foi revelado em São Januário em 1992 e destacou as diferenças de contexto entre as duas gerações, ao mesmo tempo em que elogiou o desempenho do jovem atleta.

Ao recordar o início da carreira, Edmundo ressaltou que encontrou um cenário mais estruturado no clube no início dos anos 90.

– Eu iniciei no profissional com um time mais pronto. Em 1992, o Vasco estava mais pronto do que o Vasco de 2025 – contou.

Naquele período, o ex-jogador ganhou espaço rapidamente e se tornou peça importante da equipe que marcou época no futebol brasileiro. O time de São Januário em 1992 conquistou o Campeonato Carioca e ficou na quarta colocação no Campeonato Brasileiro.

O Animal, como era chamado pelo narrador Osmar Santos nas transmissões da TV, também relembrou a concorrência no elenco e como as circunstâncias o favoreceram naquele momento.

– O Bebeto tinha saído para o La Coruña e acabei sendo titular daquele time. O Roberto retornou logo depois. Talvez se ele já estivesse eu nem teria sido titular. Foi uma época muito boa – afirmou o atacante, se emocionando ao relembrar que atuou ao lado do ídolo Roberto Dinamite. – Nem sei como falar isso. Meu ídolo, né?

Ao falar de Rayan, Edmundo fez questão de reconhecer o talento e o impacto do jovem em 2025.

– O Rayan é um excelente jogador, fez uma ótima temporada. Para 2026, o Vasco precisa contratar mais três ou quatro peças para dar mais corpo ao time.

Para o ex-atacante, o desempenho individual do atleta é promissor, mas depende de um elenco mais forte para potencializar resultados coletivos.

A valorização de Rayan no mercado também foi abordada por Edmundo.

– Já vi o Rayan dar uma volta ao mundo em clubes que o querem. Será que fica? Se algum clube chegar com os valores aproximados dificilmente vão conseguir segurar. É o futebol. O clube, às vezes, também precisa vender – comentou Edmundo, destacando a dificuldade dos clubes brasileiros em manter jovens talentos diante de propostas do exterior.

Mesmo acompanhando o Vasco à distância, o ídolo fez uma análise crítica da base.

– Tenho acompanhado o Vasco mais de longe. Mas o time tem ido bem nas categorias de base e tem revelado tão pouco. Revelou o Rayan agora. Vamos ver se pintam outros nomes.

Edmundo ainda apontou uma curiosidade pessoal:

– Joguei pouco tempo com o pai dele, mas não lembro de ter conhecido o Rayan jovem.

A entrevista exclusiva foi concedida ao Lance! durante o Jogo da Amizade, realizado na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. No evento, Edmundo também viveu um momento especial ao dividir o campo com o filho.

– Jogo sempre com o meu filho. Ele tem 27 anos e temos uma relação muito legal. Ele costuma jogar contra, mas desta vez jogaremos juntos – brincou Edmundo.

Fonte: Lance!

Mais sobre:EdmundoRayan
Comente

Veja também
Lucas Freitas pode deixar o Vasco rumo ao futebol turco

Zagueiro do Vasco da Gama, Lucas Freitas entrou no radar de clubes da Turquia e deve estar de saída do Cruzmaltino.

Presente de Natal: torcida do Vasco pede reforços e elege setor mais carente

Vascaínos responderam uma pesquisa onde escolheram qual posição mais precisa de atenção da diretoria Cruzmaltina para a próxima temporada.

Vasco é derrotado pelo Cruzeiro e segue na lanterna do NBB

Em duelo equilibrado, Vasco da Gama acabou sendo superado pelo Cruzeiro e permanece na última colocação do NBB.

Ex-volante do Vasco se aproxima de acordo com Clube da Série A

Adversário do Vasco da Gama na estreia do Campeonato Brasileiro tem acerto praticamente certo com o ex-meia do Cruzmaltino.

Vasco fatura mais da metade da bilheteria do Brasileiro na final da Copa do Brasil

Vasco da Gama embolsou R$ 8,3 milhões com a renda da final da Copa do Brasil, no último domingo (21), contra o Corinthians.

Campeão e destaque na Série B: os emprestados pelo Vasco em 2025

Vasco da Gama teve uma série de jogadores cedidos a outros clubes do Brasil e do Mundo na temporada de 2025.

Compare a proposta do Zenit  por Rayan com as feitas por outros brasileiros

Atacante do Vasco da Gama, Rayan entrou na mira do Zenit, clube russo que frequentemente contrata atletas do Brasil.

Vasco fecha 2025 com 3° pior aproveitamento entre os times da Série A

Mesmo tendo chegado a final da Copa do Brasil, Vasco da Gama ficou entre as piores equipes da elite do futebol brasileiro.

Paulo Henrique pode deixar o Vasco em 2026

O lateral Paulo Henrique tem sondagens do futebol do exterior e a diretoria do Vasco da Gama não descarta vendê-lo.

Vasco teria decidido futuro de Maxime Dominguez 

O Vasco da Gama trabalha com a possibilidade de negociar o suíço Maxime Dominguez, após retorno de empréstimo.