É justo? Maurício Souza é vaiado, xingado, e verdadeiros culpados saem ‘ilesos’

Alguns jogadores e, principalmente, o técnico Maurício Souza, foram os alvos de vaias e xingamentos da torcida do Vasco da Gama.

Maurício Souza como técnico do Vasco
Maurício Souza como técnico do Vasco (Foto: André Durão)

Edimar? Vaiado. Gabriel Pec? Igual. Maurício Souza? Nem precisa dizer nada. Todos esses e mais outros em campo foram vaiados no empate com o Ituano, que antes do jogo estava em festa com a apresentação de Alex Teixeira. Porém, o problema inicia quando não se enxerga os verdadeiros culpados.

Com a exceção do Camisa 11, formado na base vascaína, os outros citados e quase todo o elenco foi contratado por Carlos Brazil. Inclusive, muitos do reforços do Gigante para a temporada já foram embora ou sequer são utilizados. Baita planejamento, não é mesmo? Conta-se nos dedos os acertos do dirigente.

O caso que mais chama a atenção é de Maurício Souza, que não tinha pouquíssima experiência com futebol profissional e recebeu a missão de levar o Vasco de volta à Série A, o que ainda pode cumprir, mas, no momento, não tem ido bem. Na verdade, ele apenas aceitou uma grande oportunidade que surgiu na carreira. Quem negaria? Bom, eu não.

É importante deixar claro isso: o técnico é o menor dos culpados por esses resultados ruins. Ele não participou da montagem do elenco e sequer tinha um currículo à altura para assumir o Gigante nesse momento. Errado é quem fez uma aposta arriscada no meio de uma emergencial busca pelo acesso depois de um 2021 fracassado em todos os sentidos.

Mais culpado que o Carlos Brazil só quem o contratou, o presidente Jorge Salgado. O executivo não é muito diferente de Maurício Souza na falta de experiência no futebol profissional. Antes de assumir o cargo, ele trabalhava com categorias de base e tinha feito sim um bom trabalho em São Januário dessa forma. No entanto, o profissional é outro universo.

Estou longe de ser um especialista no tema, mas numa análise simples é impossível negar que existe uma diferença gigantesca, a começar pela cobrança da torcida. Tudo o que acontece com a equipe principal é fiscalizado por imprensa e torcedores, desde contratações, condução a resultados. A situação é tão complicada que a gestão tem pressa para passar a administração do futebol vascaíno por não saber o que fazer.

Não entenda isso como uma crítica à SAF, o que cabe numa discussão diferente, mas sim uma constatação pela análise do trabalho da diretoria até o momento. Em 2021, o Vasco montou um grupo que nada entregou e passou vergonha em tudo que disputou, destaque para um meio de tabela de Série B. Em 2022, o mesmo ocorreu o Estadual e Copa do Brasil, mas tem sido melhor na Segundona até o momento, mas o time não passa confiança.

Mais sobre:Maurício Souza
14 comentários
  • Responder

    Os dirigentes são inexperientes e amadores, comentem o mesmo erro dos anos anteriores na montagem do elenco para a temporada, primeira coisa é contratar um treinador experiente e contratar os jogadores que cada posição necessita. Enchem o elenco de tranqueiras e ainda fazem contrato longo e não depois falam que não tem grana pra reforçar o time. Vender jogadores ruins pro Vasco é igual vender banana na feira.

  • Responder

    NA VERDADE ELE É VÍTIMA DE UMA ADMINISTRAÇÃO MERDA DO NOSSO VASCÃO, QUE SÓ CONTRATA TÉCNICO MEIA BOCA. QUEM O CONTRATOU É O MAIOR CULPADO, ELE NÃO É TÉCNICO PARA O VASCO JAMAIS. AGORA VERDADE SEJA DITA, NOSSO TIME TEM UNS 30 ATLETAS, TALVEZ UNS OITO POSSAM SERVIR AO TIME, NUNCA VI TANTO JOGADOR RUIM NUM TIME SÓ, COM JOGADORES FRACOS COM POUCAS EXCEÇÕES E UMA DIRETORIA E UM TÉCNICO PIOR AINDA, FICA DIFÍCIL VERMOS UM TIME JOGANDO BEM EM CAMPO. NÃO PODEMOS AGUENTAR É UM TÉCNCIO TER FOLGAS DE UM JOGO PARA OUTRO DE UMA SEMANA E O TIME NÃO EVOLUIR EM PORRA NENHUMA. SEM ATAQUE E MEIO CAMPO BOM, FICA MUITO DIFÍL FAZER GOL. AGORA COMO VASCAÍNO HÁ MAIS DE 50 ANOS, QUEM AVISA AMIGO É, OU SE TOMA UMA PROVIDÊNCIA URGENTE CONTRATANDO UM TÉCNICO DO NÍVEL DO VASCO E REFORÇAR A EQUIPE, OU VASMOS PERMANECER NA SÉRIE B. O TIME PERDE PONTOS PRECIOSOS EM CASA. ALEX TEIXEIRA EXCELEMTE REFORÇO, PORÉM ÉMUITO POUCO, QUEM SABE UM PAULINHO NOSSA CRIA E UM MATADOR LA FRENTE. OS INCOMPETENTES DEIXARAM GERMÁN CANO SAIR E ELE ESTÁ AÍ SENDO O HOMEM GOL DO FLUMINENSE E NOSSO TIME ENTROU PELO CANO. É ISSO AÍ, ETERNAMENTE VASCAÍNO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  • Responder

    Assim como foi com o Zé Ricardo, Fernando Diniz e todos os outros técnicos, acho injusto colocar a culpa no colo deles. Embora não goste e do Zé como técnicos para o Vasco, mas não os culpo, nosso elenco é que é medíocre mesmo.
    Fernando Diniz seria o técnico ideal, é só ver o que ele está fazendo no florminense!

  • Responder

    A diferença desse time para o do Zé Ricardo, é que o dele jogava mal, mas obtinha o resultado. Esse do Mauricio, joga mal, e não faz o resultado.

  • Responder

    Sim, é justíssimo.Ele mostrou não ter capacidade para dirigir este grupo.esta perdido e é inseguro.Colicarbos garotos no jogo foi uma estratégia pra manter o cargo!

  • Responder

    Esses incompetentes estão destruíram o vasco são eles : Alexandre Campelo, Salgado estes os principais golpistas do vasco estar nessa situação Polícia Federal neles Esses canalhas tem q sair preso de lá

  • Responder

    Muito bom sim este comentário, a torcida tem que ostilizar esse preside pilastra que comanda o Vasco, o resto é resto. Fora FDP do meu Vasco.

  • Responder

    Os verdadeiros culpados são o Salgado e sua diretoria, foram eles que montaram este time vergonhoso e nos colocaram na serie B de onde não conseguem sair, é vergonhosa tanta incompetência e ainda temos que acreditar que serão competentes para vender o Vasco para alguém que vai montar um time a altura de sua torcida, lamentável.

    • O que existe por trás destas contratações????.

  • Responder

    Maurício Souza ser vaiado é uma forma de os torcedores poderem se manifestar. Faz parte do contexto. Xingado não!
    Que ele e Brazil devem ser mandados embora já, tbm estou de pleno acordo.
    Ambos são muito fracos.

  • Responder

    Excelente comentário. Penso o mesmo, o culpado não é só o Maurício Souza, e sim o Carlos Brazil e o “presidente” Jorge Salgado.
    Maurício apenas aproveitou a oportunidade para conseguir experiência profissional. Ele que agradece por isso…
    Mas, na minha visão como torcedor, o momento do Vasco não é para profissionais sem experiência, principalmente para a vergonha que foi o ano passado. O Vasco deveria demitir o Maurício e contratar um treinador mais experiente, que sabe conduzir um elenco limitado.
    Todos os jogos do Maurício Souza não houve jogada ensaiada e muito menos tática… Aquele 3×0 no operário e vitória contra o Criciuma la em SC, foi na sorte. Quem viu os jogos, sabe que são placares mentirosos… Nem sempre a sorte estará ao lado do Vasco…

    • Concordo contigo. A minha esperança como torcedor é a venda do Vasco, buscando de fato um futebol profissional. Nós torcedores do Vasco somos tão valorizados que depois da publicação da venda para os americanos o mundo voltou a nos olhar com bons olhos. Depois da presidência de Calçada, só tivemos pilastra como presidentes e ano após ano administrações desastrosas, o pior para mim foi seu Eurico que depois da briga com a Globo nos deixou em situação terrível, e os demais até agora também só pioraram.

    • Concordo com td que disse! As poucas vitórias não convenceram. Time é limitadíssimo, no entanto acredito que suba para série A.

  • Responder

    Muito bom este comentário,já tinha postado que tem de mandar Carlos Brasil e o técnico embora

Comente

Veja também
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Sair da versão mobile