Duelo dos 9: Raniel tem retrospecto positivo em confrontos com Gabigol

O clássico entre Vasco da Gama e Flamengo marcará o encontro dos atacantes Raniel e Gabigol, que estão empatados em gols na temporada.

Gabigol e Raniel se enfrentarão no clássico de domingo
Gabigol e Raniel se enfrentarão no clássico de domingo

O clássico deste domingo, às 16h, no Nilton Santos terá um duelo especial entre centroavantes. Donos das camisas 9 de Flamengo e Vasco, respectivamente, Gabigol e Raniel já balançaram as redes seis vezes em 2022 e são os artilheiros do ano de suas equipes. Os atacantes também estão entre os principais goleadores da atual edição do Campeonato Carioca, ao lado de Matheus Nascimento, do Botafogo, e de Nenê, também do Vasco, com cinco gols cada.

Dados levantados pela equipe do Espião Estatístico mostram que o atacante do Flamengo precisa de menos minutos para balançar as redes e é responsável por 28,5% dos gols rubro-negros na temporada. Já o camisa 9 do Vasco participou de todos os jogos desde que chegou ao clube de São Januário e marcou 37,5% dos gols do Cruz-Maltino. Veja os números abaixo:

Números de Raniel e Gabigol em 2022 (Fonte: Espião Estatístico)

Raio-X dos gols

Gabigol

No Flamengo desde 2019, Gabigol tem números impressionantes pela equipe ao longo dos anos. Ao todo, o atacante já anotou 110 gols e contribuiu com 34 assistências em 154 gols. Uma participação direta em 32,1% dos gols do Fla no período.

Dos seis gols da atual temporada, quatro foram marcados com a bola rolando e os outros dois em cobranças de pênalti. Quatro foram com a perna esquerda e dois com a direita. Com 645 minutos, Gabi também é o jogador com mais tempo em campo no Fla desde a chegada de Paulo Sousa.

Raniel

O camisa 9 chegou a São Januário no início do ano com certa desconfiança por parte da torcida pelo histórico recente de lesões, mas vem se mostrando como um dos principais destaques do Vasco em 2022.

Um detalhe curioso sobre os seis gols de Raniel anotados até aqui: apenas um deles foi marcado com o pé direito, seu pé dominante. São outros três gols de cabeça e dois com a perna esquerda.

O atacante precisa de apenas três gols a mais para igualar a temporada de 2018, a mais artilheira em toda a sua carreira, quando balançou as redes nove vezes com a camisa do Cruzeiro em 55 jogos. Em outubro de 2020, o atleta sofreu uma trombose venosa profunda na perna direita em decorrência da Covid-19 e precisou passar por um longo processo de recuperação. Voltou aos gramados apenas em julho de 2021 e disputou 19 partidas pelo Santos na temporada passada, com um gol marcado.

Duelo já conhecido

Os atacantes se enfrentaram em campo seis vezes ao longo da carreira profissional, com quatro vitórias das equipes defendidas por Raniel e duas dos times de Gabigol. No quesito artilharia, porém, o atacante do Flamengo leva vantagem: marcou duas vezes nestes duelos, contra um gol de Raniel.

Lista de confrontos entre Gabigol e Raniel

  • Santos 0 x 1 Cruzeiro – 7ª rodada do Brasileirão 2018
  • Santos 0 x 1 Cruzeiro – Quartas de final (ida) da Copa do Brasil 2018
  • Cruzeiro 1 x 2 Santos – Quartas de final (volta) da Copa do Brasil 2018
  • Cruzeiro 2 x 1 Santos – 26ª rodada do Brasileirão 2018 – Raniel (Cruzeiro) e Gabigol (Santos) marcaram
  • Santos 0 x 1 Flamengo – 6ª rodada do Brasileirão 2020 – Gabigol (Flamengo) marcou
  • Flamengo 0 x 1 Santos – 37ª rodada do Brasileirão 2021

Os atletas voltam a se encontrar em campo neste domingo (6), às 16h, no Nilton Santos, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca. O Flamengo ocupa a 2ª posição, com 20 pontos. O Vasco aparece logo atrás, em 3º lugar, com 19 pontos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:GabigolRaniel
Comente

Veja também
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Sair da versão mobile