Do G8 ao Z4: veja 5 fatores que explicam a derrocada do Vasco no Brasileiro

Vasco da Gama iniciou o Campeonato Brasileiro com expectativa de boa campanha, mas esbarrou em uma série de falhas dentro e fora de campo.

Diniz em jogo do Vasco contra o Botafogo
Diniz em jogo do Vasco contra o Botafogo (Foto: Mateus Bonomi/AGIF)

Depois da classificação na Copa do Brasil, houve a expectativa de que o Vasco poderia dar uma resposta no Brasileirão. A equipe comandada por Fernando Diniz, no entanto, desperdiçou a chance de sair da zona de rebaixamento na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro ao empatar com o Atlético-MG em São Januário, resultado que manteve o time entre os quatro últimos pela segunda rodada consecutiva.

A diretoria do Vasco planejava um ano com briga pelo G-8 no Brasileirão e título da Sul-Americana. No entanto, em agosto, a realidade se impôs, e o clube luta contra o rebaixamento depois de vexames na competição internacional. Veja os motivos que explicam a crise vascaína em 2025.

Erro de planejamento e avaliação

Priorizar a Sul-Americana em relação ao Campeonato Brasileiro foi o primeiro erro da gestão do Vasco no ano. O clube acreditou que tinha condições de disputar o título da competição internacional, ao avaliá-la como o torneio mais acessível da temporada. A equipe caiu antes das oitavas de final e colecionou vexames, como as goleadas sofridas para Puerto Cabello e Independiente Del Valle.

Além disso, houve um erro de avaliação do elenco. Em mais de uma oportunidade, o presidente Pedrinho afirmou que o grupo de jogadores do Vasco estava entre os oito melhores do Brasil. O plantel se mostrou curto e com carências sérias ao longo da temporada. Atualmente, a direção busca um zagueiro e um atacante de lado para o time titular, problemas que já existiam no início do ano, mas não foram corrigidos.

O técnico Fábio Carille, por exemplo, foi demitido após a sexta rodada do Brasileirão, com o clube na 11ª posição, com sete pontos — um aproveitamento de 38%. Entendia-se que a equipe deveria estar rendendo mais. Depois, o Vasco conquistou apenas nove pontos em 11 jogos — um aproveitamento de 27%.

Falta de reforços e investimento mal feito

E, dentro dessa necessidade, a falta de reforços se faz ainda mais presente. Enquanto times da parte inferior da tabela atacaram o mercado no meio da temporada, o Vasco só contratou um reforço até o momento: trata-se de Thiago Mendes, volante que estava livre no mercado. O clube sofre com a falta de recursos para fazer movimentações na janela de transferências.

O Vasco investiu em jogadores como Garré, Loide e Jean David para o ataque, mas os reforços não renderam nem perto do esperado até aqui. Somente com os três atacantes, o Vasco gastou mais de R$ 32 milhões, valor que deveria ter sido mais bem investido.

Problemas na defesa

Um dos principais problemas do elenco, a defesa chama a atenção pela vulnerabilidade. Desde que Fernando Diniz chegou, a equipe sofreu 23 gols em 19 partidas. O Vasco tem a quinta pior defesa do Brasileirão, com 24 gols sofridos em 17 rodadas. João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Freitas têm se alternado no time titular.

Mesmo com os números ruins, a diretoria não pensava na contratação de um zagueiro até depois da pausa para a Copa de Clubes. Depois dos péssimos resultados na volta das competições, a posição se tornou uma prioridade. Carlos Cuesta surge como o plano A neste momento.

Ineficiência no ataque

Mesmo com os problemas no elenco, o Vasco poderia estar fazendo mais com o que tem à disposição. A equipe criou oportunidades para vencer Internacional, Grêmio, Bragantino e Atlético-MG, por exemplo, mas somou apenas dois pontos destes nove disputados com Diniz no Brasileirão.

Jogadores rendendo abaixo

Além da falta de eficiência para vencer as partidas, o Vasco também tem sofrido com a queda de rendimento de alguns de seus titulares absolutos. Coutinho se lesionou e foi desfalque em quatro jogos da equipe. Depois que voltou, não teve boas atuações contra CSA e Mirassol. Foi bem contra o Atlético-MG, mas não decidiu a partida quando teve a chance. Jogadores como Vegetti e Nuno Moreira também não estão apresentando atuações convincentes.

Na defesa, João Victor têm rendido abaixo da média de atuações do ano passado, por exemplo, apesar de ter feito um bom jogo contra o Atlético-MG. Lucas Piton e Freitas oscilam, enquanto Lemos definitivamente não vingou.

A lesão de Adson também atrapalhou os planos da comissão técnica e da direção, que contavam com o atacante para a segunda metade de 2025. Paulinho e Jair, que retornaram do departamento médico no início do ano, não voltaram bem.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Fernando Diniz já planeja nova zaga no Vasco; veja as opções

O técnico Fernando Diniz já pensa em como montar a zaga titular do Vasco da Gama, após a saída de João Victor.

Vasco tenta investida em meia do Athletico-PR, que rejeita

O Vasco tentou a contratação de meia do Athletico-PR e ainda incluiu Leandrinho, Mateus Carvalho, Jean David e Loide.

Vendidos mais de 45 mil ingressos para o jogo entre Santos e Vasco

O Santos anunciou que mais de 45 mil ingressos já foram vendidos para o jogo contra o Vasco, que será disputado no dia 17.

Liberado! Vasco x Botafogo pela Copa do Brasil será em São Januário

O GEPE já enviou ofício com a liberação do estádio para CBF para que o jogo entre Vasco e Botafogo aconteça em São Januário.

Vasco cria a SPE e avança em processo para reforma de São Januário

A negociação com a prefeitura visa a autorização para que essa capacidade de construir a mais seja transferida para o Vasco da Gama.

Bastidores da saída relâmpago de João Victor do Vasco

Titular absoluto no Vasco da Gama, o zagueiro João Victor virou o principal alvo da torcida nos últimos jogos.

Veja como o futuro de Rayan agita bastidores do Vasco

Destaque do Vasco da Gama sob o comando de Fernando Diniz, Rayan segue na mira de várias equipes e Clube exige 25 milhões de euros.

Vasco avança em negociação por Carlos Cuesta

Com a saída de João Vitor, o Vasco tenta fechar a negociação pelo zagueiro Carlos Cuesta o mais rápido possível.

Ray Breno retorna ao Vasco e treina com o elenco profissional

De volta ao Vasco da Gama, após empréstimo junto ao Nova Iguaçu, Rayan Breno aparece em treinos do time profissional.

Sforza tem futuro incerto e pode ser o próximo a deixar o Vasco

O Vasco da Gama busca uma solução que não represente prejuízo e, de preferência, gere retorno técnico ou financeiro a médio prazo.